M. Night Shyamalan é um dos meus diretores prediletos. E, lógico, não poderia deixar de participar deste tópico. ^^
Bem ele foi aclamado pelo mundo com o filme O sexto sentido, por fazer tudo o que um filme "terror-adolescente" tem, muito sangue, cenas com sustos fáceis, mas o que ninguém contava era o final surpreendente, que fez com que esse filme se tornasse uma obra prima do terror.
Para mim este filme não tem nada que todo filme "terror-adolescente" tem. Eu lembro de tê-lo visto no cinema. Sempre achei ele mais psicológico, desde o início. Tanto que; muita gente até dormiu na sala do cinema! XD E, ele não é terror, é suspense. Shyamalan é o mestre do suspense, não do terror e, o suspense pode ser dividido em vários sub-gêneros. Todos os finais dos filmes dele são mantidos em suspense o filme inteiro.

Depois veio Corpo Fechado, um filme nada a ver com o "terror-suspense" de O sexto sentido, é um filme mais sobre super herói, mas a história em si não fala sobre super heróis ou super poderes, mas sim sobre o destino, que nada acontece por acaso. Um filme que foi muito criticado, pois muitos esperavam um Sexto sentido 2.
Este filme é sobre super heróis SIM! :blink:
É justamente ISSO que vou falar agora, que gosto em Shyamalan: ele critica o
senso comum em TODOS os seus filmes. Inclusive, ele testa o telespectador com relação a isso, testa a inteligência do telespectador em ter a mente aberta a novos horizontes, novas "leis". Por isso, ou se ama, ou se odeia os filmes dele. Não existe um meio termo.
Corpo Fechado foi seu melhor filme, ele mesmo diz isso. A crítica na verdade AMOU este filme. Pelo menos a crítica a que eu tive acesso e uma delas, foi da revista Set, aqui do Brasil mesmo.
Em Corpo Fechado notamos que o herói que é o fraco da história, o "burro", o que "perde", etc. enquanto o vilão, é extremamente inteligente, é calculista, observador, paciente, e, capaz de fazer barbaridades para encontrar o "oposto" dele, que seria, Bruce Wills. Ao mesmo tempo, Bruce é o típico herói; sua personagem cativa o telespectador e faz com que este mesmo queira que ele vença e, junto a isso, no final do filme você passa a odiar a personagem de Samuel.
E, este filme não tem nada a ver com destino, a personagem de Samuel L. Jackson estava disposta a matar o mundo inteiro, se fosse possível, para encontrar a personagem de Bruce!! O.o Ele não encontrou Bruce na sorte, ele encontrou no calculismo; um acidente que matou mais de 200 pessoas (se não me engano), ele calculou que TODOS iam morrer e, sabia que se alguém saísse vivo de lá, seria quem ele estava procurando. Ele calculou isso, ele não confiou no destino. Ele tinha certeza de que TODOS iam morrer. Assim como todos morreram nos demais acidentes causados por ele.
Eu acho incrível este filme, fantástico mesmo. Se, claro, soubermos captar a mensagem. ^^
Shyamalan diz querer fazer a continuação de Corpo Fechado. Estou ansiosíssima por isso!! *__*
O título do filme faz um trocadilho, pois o filme não quer falar sobre sinais de plantações ou et\'s, mais sim de sinais da existencia de Deus, que não estamos sozinhos, que existem coisas no mundo muito além da nossa imaginação. E além de falar da existencia de Deus, fala da fé, que é o contexto principal do filme. Os et\'s e os sinais em plantações, foram apenas pano de fundo para o desenrolar da história. Filme muito criticado, até mais do que Corpo fechado, muitos odiaram por não entenderem a mensagem do filme.
Isso que você disso é corretíssimo. As pessoas nunca entendem Shyamalan! :¬¬:
Este "pano de fundo" que você cita sendo os "et\'s & etc." não foi tão pano de fundo assim... foi proposital. Foi para combinar perfeitamente com a mensagem do filme porque, a grande maioria das pessoas não acreditam em Et\'s e, a grande maioria que não acredita, critica de forma desprezível quem acredita.
Este filme fala mais de fé, independente do que ou em que você creia. Veja por exemplo, o filho dele que acreditava fielmente que os Et\'s eram reais e até coloca aquele "capacete" de alumínio na cabeça acreditando que daquela forma, estaria protegido.
O filme quer dizer que você necessita crer em algo para viver, para não ser uma pessoa frustrada e sem ânimo ou anseio pelo dia de amanhã que nem era o pastor. E também, para falar que tem coisas que mesmo que você não acredite nelas, elas existem independente da tua crença. Tipo se os Et\'s existem, creia você ou não, eles existem. ^^
É incrível a mensagem desse filme! =)
O filme na realidade, assim como Sinais, usa o suspense dos \'seres\' apenas como pano de fundo, pois a mensagem que o filme passa é muito mais complexa, principalmente o final, que é o final mais surpreendente que existe, desde a descoberta da falsidade dos monstros, até o descobrimento que eles não vivem no século XIX e sim nos dias atuais. O filme é uma critica certeira a o tipo de sociedade dos EUA, é uma critica ao governo de Bush, ao comunismo e é claro a ganancia, onde o dinheiro compra tudo, inclusive a liberdade de ir e vir (vide isso no final do filme).
Primeiramente tanto você quanto eu estamos contando os filmes aqui! XD Eu praticamente, tirei a graça da "surpresa" pelo final de quem ainda não assistiu Corpo Fechado... e você, praticamente, tirou a beleza de A Vila contanto o final também! XD
Enfim, eu discordo quase que totalmente com você sobre a interpretação do final de A Vila. =/
A Vila é um filme excepcionalmente filosófico e, com uma análise sociológica tremenda. A contar do próprio nome do filme.
Desde a divulgação de A Vila, ele foi dado como um filme de terror ou suspense. Shyamalan concorda que a divulgação foi péssima mas, ao mesmo tempo, ajudou um pouco devido à história do filme.
A Vila narra tudo que você falou e, acima da comum história, entra o medo imposto sobre a sociedade por meio de tabús. Os líderes amedrontavam as pessoas da vila a fim de que ninguém tentasse escapar, a fim de mantê-los subjulgados à eles, a fim, de terem poder.
O que fez esse poder cair? O amor. O amor de uma jovem fez com que ela enfrentasse seu medo e cruzasse a fronteira de si mesma (devido a ela ser cega) e da vila. Ela quebrou um tabú que tinha sido pregado por anos e anos, séculos e séculos. Ela enfrentou seu maior medo.
Quando ela sai da vila e Shyamalan mostra que estão nos dias atuais, alí ele não critica somente o governo Bush, nem os EUA, ele critica tudo que engloba a sociedade hoje; que estamos vivendo num mundinho só nosso, recheado de medo e de tabús. E, mais profundo ainda: ela volta para a vila sem saber disso, ela se liberta mas, ao mesmo tempo; continua cega. Hoje as pessoas se acham inteligentes, criticam tempos passados em que a Igreja estava no poder, ou, o tempo da Ditadura, etc. mas, continuam cegos. Ainda estamos vivendo no nosso mundinho pequeno recheado de ilusão, de medo, de tabús.
Os tabús apenas mudaram a face. Exemplo o sexo; hoje tabú é não ser virgem, ao contrário do passado. Mas, mudou alguma coisa? As pessoas continuam a ser um derivado da sociedade, sem originalidade, sem personalidade. "A sociedade prevalesce sobre o meio". Essa filosofia está estampada no filme A Vila.
alvez esse foi o filme mais odiado pelos ditos \'fãs\' do M. Night, pois muito não entenderam o final, dizendo que se não fosse o final, o filme seria bom, pois eu digo que esse final foi fantastico.
*-*
Realmente o final é FANTÁSTICO!! *__*
E, o telespectador preguiçoso realmente odiou esse filme mas, porque não entendeu; devido ao pré-conceito que tem de A Vila antes de assistir. O filme é tão filosófico quanto a própria ação de assisti-lo. Quando comecei a assistir A Vila eu pensei que seria um filme de terror. E, com o decorrer do filme percebí que, se fosse um filme de terror, era um filme MUITO mal feito. Mas, ao mesmo tempo, queria ver no que tudo aquilo ia dar. Ao chegar no final, eu tive um tremenda e ao mesmo tempo, maravilhosa surpresa por se tratar de um filme expetacularmente filosófico e inteligente!! Eu digo que essa "quebra" que sofremos ao assistir A Vila é tão "quebra de tabú", de preconceito, quanto o próprio filme!
E por essa "quebra" que a maioria das pessoas odiaram A Vila pois, não gostaram de serem iludibriadas. Preferiam um filminho de terror comum em que, não se questionassem sobre as coisas ou até mesmo, não se preocupassem em tentar entender o filme.
Não são os filmes de Shyamalan que são ruins, os telespectadores que são preguiçosos.o que acham dos filmes dele? E o que esperam para o próximo?
Eu acho os filmes de Shyamalan ótimos, tremendos.
Eles sempre trazem um tema comum (pertencente ao senso comum); assombração (O sexto sentido), história de herói (Corpo Fechado), Et\'s (Sinais), tabús (A Vila) e agora, A Dama na Água (conto de fada) e, faz um filme com uma mensagem ótima sem fugir à realidade. É simplesmente FANTÁSTICO!! O.o
Eu quero ver A Dama na água e, tendo certeza de que este, será outro filme odiado porque, as pessoas vão assistí-lo pensando ser parecido com os outros 4 filmes dele! XD Huahuahauhuahau!
Outra coisinha: ele também foi diretor de
Stuart Litle.
Besos!