Autor Tópico: M. Night Shyamalan  (Lido 453 vezes)

Desligado Witching

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
M. Night Shyamalan
« em: 05/03/2006, 01:46 »
M. Night Shyamalan é o diretor de quatro filmes famosos: O sexto sentido, Corpo fechado, Sinais e A vila.

Bem ele foi aclamado pelo mundo com o filme O sexto sentido, por fazer tudo o que um filme "terror-adolescente" tem, muito sangue, cenas com sustos fáceis, mas o que ninguém contava era o final surpreendente, que fez com que esse filme se tornasse uma obra prima do terror.

Depois veio Corpo Fechado, um filme nada a ver com o "terror-suspense" de O sexto sentido, é um filme mais sobre super herói, mas a história em si não fala sobre super heróis ou super poderes, mas sim sobre o destino, que nada acontece por acaso. Um filme que foi muito criticado, pois muitos esperavam um Sexto sentido 2.

Sinais, talvez o filme mais aguardado de M. Night. O filme veio com um tema polêmico, que era o aparecimento de sinais em plantações e de Et\'s. O título do filme faz um trocadilho, pois o filme não quer falar sobre sinais de plantações ou et\'s, mais sim de sinais da existencia de Deus, que não estamos sozinhos, que existem coisas no mundo muito além da nossa imaginação. E além de falar da existencia de Deus, fala da fé, que é o contexto principal do filme. Os et\'s e os sinais em plantações, foram apenas pano de fundo para o desenrolar da história. Filme muito criticado, até mais do que Corpo fechado, muitos odiaram por não entenderem a mensagem do filme.

------Spoiler-------------------(começo)

E por fim vem A vila (filme que amo *-*), bem o filme fala de uma vila no século XIX, que vive em paz com uma floresta e os seres que nela habitam, as pessoas que moram nessa vila não podem atravessar a floresta, e os \'seres\' da floresta também não podem entrar na vila, esse era um acordo que os anciões haviam feito, até que um dia a cor proibida (vermelho) aparece na vila, e o \'seres\' começam a \'aparecer\' e a matar os animais, e a deixar marcas nas portas, deixando todos com medo.
O filme na realidade, assim como Sinais, usa o suspense dos \'seres\' apenas como pano de fundo, pois a mensagem que o filme passa é muito mais complexa, principalmente o final, que é o final mais surpreendente que existe, desde a descoberta da falsidade dos monstros, até o descobrimento que eles não vivem no século XIX e sim nos dias atuais. O filme é uma critica certeira a o tipo de sociedade dos EUA, é uma critica ao governo de Bush, ao comunismo e é claro a ganancia, onde o dinheiro compra tudo, inclusive a liberdade de ir e vir (vide isso no final do filme).
Talvez esse foi o filme mais odiado pelos ditos \'fãs\' do M. Night, pois muito não entenderam o final, dizendo que se não fosse o final, o filme seria bom, pois eu digo que esse final foi fantastico.
*-*
-----------Spoiler----------------(fim)

E por fim, um novo filme dele irá estrear esse ano:

Dama na Água, A

(Lady in the Water, 2006)
Gênero: Suspense
Duração: -
Origem: EUA
Estréia: 18 de Agosto de 2006
Estúdio: Warner Bros.
Direção: M. Night Shyamalan
Roteiro: M. Night Shyamalan
Produção: M. Night Shyamalan, Sam Mercer

Sinopse: Paul Giamatti (Sideways – Entre Umas e Outras) interpreta Cleveland Heep, síndico de um modesto prédio que salva uma misteriosa jovem (Bryce Dallas Howard, a mulher cega de A Vila) do perigo (já sabemos que ela é encontrada na piscina de seu apartamento). Ele descobre que a moça é uma narf, personagem de uma história de ninar que está tentando voltar para seu mundo. A partir daí, Cleveland e os moradores do edifício percebem que eles também são personagens da fábula, e fazem de tudo para proteger a garota das criaturas que querem impedi-la de voltar para casa. Em meio a tudo isso, Cleveland também começa a se apaixonar por ela. M. Night Shyamalan baseou seu novo suspense em uma história que inventou para seus filhos. No elenco estão Freddy Rodriguez (o Federico de A sete palmos), Jeffrey Wright (o enfermeiro de Angels in America), Bob Balaban (Assassinato em Gosford Park), Sarita Choudhury (Acontece nas melhores famílias), Mary Beth Hurt (Outono em Nova York) e a estreante Cindy Cheung.

Elenco: Paul Giamatti (Cleveland Heep), Bryce Dallas Howard (The Lady), Freddy Rodríguez, Jeffrey Wright, Bob Balaban, Sarita Choudhury, Mary Beth Hurt, Cindy Cheung, Joe Reitman  

Bom, vindo de M. Night deve ser bom, o que acham dos filmes dele? E o que esperam para o próximo?
« Última edição: 05/03/2006, 22:18 por Witching »
bitch you come in my house you gonna eat my food the way i fucking make it.

Desligado Phantom

• Quase lá
  • *
    • MSN Messenger - pedrobrucz@hotmail.com
    • Yahoo Instant Messenger - pedro_brucz@yahoo.com.br
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #1 em: 05/03/2006, 16:50 »
Eu considero o cara um mestre só pelo Sexto Sentido. Mas eu também ADORO Corpo Fechado. Em compensação A Vila e Sinais...

Esses últimos dois dele foram muito... confusos. Sinais até que desce. Mas A Vila foi muito mal explicada, criou uma atmosfera legal, mas o final é mal explicado. Demais. Não sei se eu que assisti mal o filme, mas eu não gostei nem um pouco. O Shaymalan consegue mais que isso. Espero que os próximos filmes dele sejam mais elaborados.

Pergunta: O Shaymalan é indiano?
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Phantom »
[align=center]

.the most human color.

[/align]

Desligado Witching

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #2 em: 05/03/2006, 20:51 »
Citação
Pergunta: O Shaymalan é indiano?

Sim, ele é indiano.

Mas o que você necessáriamente não entendeu em A Vila? Pois pra mim o final foi muito bem explicado.
:]
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Witching »

Desligado Nessa

• All my fears turn to rage...
  • Flooder
  • *
    • MSN Messenger - nessa_amylee@yahoo.com.br
    • Ver Perfil
    • http://forumie.net
(Sem assunto)
« Resposta #3 em: 19/07/2006, 14:04 »
Para mim o melhor filme do cara foi sexto sentido pq em compensação A vila e sinais na minha opinião foi uma porcaria...
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Nessa »

Desligado Anonymous

• Flooder
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #4 em: 20/07/2006, 16:21 »
Acho que ele é d+ e espero não tenho certeza que ele vai arrebentar no próximo filme dele!!!!
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Anonymous »

Desligado Witching

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #5 em: 16/09/2006, 16:27 »
A Dama na água é um dos melhores filmes do ano.
Uma fábula incrível, com atuações memoráveis e uma direção perfeita.
O filme nada mais é do que uma crítica a todos que o criticaram sem argumentos convicentes, até um personagem no filme é um critico de cinema, por fi amei, não é melhor que A vila, meu preferido, mas é muito bom, com uma qualidade incrível.

Desligado *Bine*

• Quase lá
  • *
    • MSN Messenger - amy_spears@hotmail.com
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #6 em: 16/09/2006, 17:03 »
A Vila eh O filme, lindo demais. Foi o unico q eu vi do M. Night, to louca pra ver A Dama na Agua, eu li q tem a ver com contos de fadas, historinhas q ele contava pros filhos....nao sei ao certo, mas se tem a ver com fábulas, eu já gostei xDD
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por *Bine* »
[align=center]

[size=84] Girls Just Wanna Have Fun [/size][/align]

Desligado Neo

• Unforgettables
  • *
  • The One Himself
    • ICQ Messenger - 141381012
    • MSN Messenger - neoxsr@msn.com
    • AOL Instant Messenger - neoxsr
    • Yahoo Instant Messenger - neoxsr
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #7 em: 16/09/2006, 18:01 »
o screenplay d\'A Dama na Agua é perfeito, como em todos os filmes dele. os atores trabalharam mtu bem, masss... achei a historia meio fraca :s estilo sessao da tarde.

Citação
A Vila é O filme, lindo demais. Foi o unico que eu vi do M. Night, to louca pra ver A Dama na Agua, eu li que tem a ver com contos de fadas, historinhas que ele contava pros filhos....não sei ao certo, mas se tem a ver com fábulas, eu já gostei xDD

assiste o sexto sentido ;)
pra mim é o melhor dele
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Neo »
*we stand alone together...
XLVI

~

Desligado Witching

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #8 em: 22/09/2006, 09:37 »
Citação
assiste o sexto sentido  
pra mim é o melhor dele

Eu já acho o pior.
XD

Meu preferido é A vila, seguido por Corpo fechado, passando por Sinais e terminando em O sexto sentido, ainda não sei em que posição colocar A dama na água, preciso reve-lo, o filme é muito bom.

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
Re: M. Night Shyamalan
« Resposta #9 em: 26/09/2006, 00:59 »
M. Night Shyamalan é um dos meus diretores prediletos. E, lógico, não poderia deixar de participar deste tópico. ^^

Citação de: \"Witching\"
Bem ele foi aclamado pelo mundo com o filme O sexto sentido, por fazer tudo o que um filme "terror-adolescente" tem, muito sangue, cenas com sustos fáceis, mas o que ninguém contava era o final surpreendente, que fez com que esse filme se tornasse uma obra prima do terror.

Para mim este filme não tem nada que todo filme "terror-adolescente" tem. Eu lembro de tê-lo visto no cinema. Sempre achei ele mais psicológico, desde o início. Tanto que; muita gente até dormiu na sala do cinema! XD E, ele não é terror, é suspense. Shyamalan é o mestre do suspense, não do terror e, o suspense pode ser dividido em vários sub-gêneros. Todos os finais dos filmes dele são mantidos em suspense o filme inteiro. ;)

Depois veio Corpo Fechado, um filme nada a ver com o "terror-suspense" de O sexto sentido, é um filme mais sobre super herói, mas a história em si não fala sobre super heróis ou super poderes, mas sim sobre o destino, que nada acontece por acaso. Um filme que foi muito criticado, pois muitos esperavam um Sexto sentido 2.

Este filme é sobre super heróis SIM! :blink:

É justamente ISSO que vou falar agora,  que gosto em Shyamalan: ele critica o senso comum em TODOS os seus filmes. Inclusive, ele testa o telespectador com relação a isso, testa a inteligência do telespectador em ter a mente aberta a novos horizontes, novas "leis". Por isso, ou se ama, ou se odeia os filmes dele. Não existe um meio termo.

Corpo Fechado foi seu melhor filme, ele mesmo diz isso. A crítica na verdade AMOU este filme. Pelo menos a crítica a que eu tive acesso e uma delas, foi da revista Set, aqui do Brasil mesmo.

Em Corpo Fechado notamos que o herói que é o fraco da história, o "burro", o que "perde", etc. enquanto o vilão, é extremamente inteligente, é calculista, observador, paciente, e, capaz de fazer barbaridades para encontrar o "oposto" dele, que seria, Bruce Wills. Ao mesmo tempo, Bruce é o típico herói; sua personagem cativa o telespectador e faz com que este mesmo queira que ele vença e, junto a isso, no final do filme você passa a odiar a personagem de Samuel.

E, este filme não tem nada a ver com destino, a personagem de Samuel L. Jackson estava disposta a matar o mundo inteiro, se fosse possível, para encontrar a personagem de Bruce!! O.o Ele não encontrou Bruce na sorte, ele encontrou no calculismo; um acidente que matou mais de 200 pessoas (se não me engano), ele calculou que TODOS iam morrer e, sabia que se alguém saísse vivo de lá, seria quem ele estava procurando. Ele calculou isso, ele não confiou no destino. Ele tinha certeza de que TODOS iam morrer. Assim como todos morreram nos demais acidentes causados por ele.

Eu acho incrível este filme, fantástico mesmo. Se, claro, soubermos captar a mensagem. ^^

Shyamalan diz querer fazer a continuação de Corpo Fechado. Estou ansiosíssima por isso!! *__*

O título do filme faz um trocadilho, pois o filme não quer falar sobre sinais de plantações ou et\'s, mais sim de sinais da existencia de Deus, que não estamos sozinhos, que existem coisas no mundo muito além da nossa imaginação. E além de falar da existencia de Deus, fala da fé, que é o contexto principal do filme. Os et\'s e os sinais em plantações, foram apenas pano de fundo para o desenrolar da história. Filme muito criticado, até mais do que Corpo fechado, muitos odiaram por não entenderem a mensagem do filme.

Isso que você disso é corretíssimo. As pessoas nunca entendem Shyamalan! :¬¬:

Este "pano de fundo" que você cita sendo os "et\'s & etc." não foi tão pano de fundo assim... foi proposital. Foi para combinar perfeitamente com a mensagem do filme porque, a grande maioria das pessoas não acreditam em Et\'s e, a grande maioria que não acredita, critica de forma desprezível quem acredita.

Este filme fala mais de fé, independente do que ou em que você creia. Veja por exemplo, o filho dele que acreditava fielmente que os Et\'s eram reais e até coloca aquele "capacete" de alumínio na cabeça acreditando que daquela forma, estaria protegido.

O filme quer dizer que você necessita crer em algo para viver, para não ser uma pessoa frustrada e sem ânimo ou anseio pelo dia de amanhã que nem era o pastor. E também, para falar que tem coisas que mesmo que você não acredite nelas, elas existem independente da tua crença. Tipo se os Et\'s existem, creia você ou não, eles existem. ^^

É incrível a mensagem desse filme! =)

O filme na realidade, assim como Sinais, usa o suspense dos \'seres\' apenas como pano de fundo, pois a mensagem que o filme passa é muito mais complexa, principalmente o final, que é o final mais surpreendente que existe, desde a descoberta da falsidade dos monstros, até o descobrimento que eles não vivem no século XIX e sim nos dias atuais. O filme é uma critica certeira a o tipo de sociedade dos EUA, é uma critica ao governo de Bush, ao comunismo e é claro a ganancia, onde o dinheiro compra tudo, inclusive a liberdade de ir e vir (vide isso no final do filme).

Primeiramente tanto você quanto eu estamos contando os filmes aqui! XD Eu praticamente, tirei a graça da "surpresa" pelo final de quem ainda não assistiu Corpo Fechado... e você, praticamente, tirou a beleza de A Vila contanto o final também! XD

Enfim, eu discordo quase que totalmente com você sobre a interpretação do final de A Vila. =/

A Vila é um filme excepcionalmente filosófico e, com uma análise sociológica tremenda. A contar do próprio nome do filme.

Desde a divulgação de A Vila, ele foi dado como um filme de terror ou suspense. Shyamalan concorda que a divulgação foi péssima mas, ao mesmo tempo, ajudou um pouco devido à história do filme.

A Vila narra tudo que você falou e, acima da comum história, entra o medo imposto sobre a sociedade por meio de tabús. Os líderes amedrontavam as pessoas da vila a fim de que ninguém tentasse escapar, a fim de mantê-los subjulgados à eles, a fim, de terem poder.

O que fez esse poder cair? O amor. O amor de uma jovem fez com que ela enfrentasse seu medo e cruzasse a fronteira de si mesma (devido a ela ser cega) e da vila. Ela quebrou um tabú que tinha sido pregado por anos e anos, séculos e séculos. Ela enfrentou seu maior medo.

Quando ela sai da vila e Shyamalan mostra que estão nos dias atuais, alí ele não critica somente o governo Bush, nem os EUA, ele critica tudo que engloba a sociedade hoje; que estamos vivendo num mundinho só nosso, recheado de medo e de tabús. E, mais profundo ainda: ela volta para a vila sem saber disso, ela se liberta mas, ao mesmo tempo; continua cega. Hoje as pessoas se acham inteligentes, criticam tempos passados em que a Igreja estava no poder, ou, o tempo da Ditadura, etc. mas, continuam cegos. Ainda estamos vivendo no nosso mundinho pequeno recheado de ilusão, de medo, de tabús.

Os tabús apenas mudaram a face. Exemplo o sexo; hoje tabú é não ser virgem, ao contrário do passado. Mas, mudou alguma coisa? As pessoas continuam a ser um derivado da sociedade, sem originalidade, sem personalidade. "A sociedade prevalesce sobre o meio". Essa filosofia está estampada no filme A Vila.

alvez esse foi o filme mais odiado pelos ditos \'fãs\' do M. Night, pois muito não entenderam o final, dizendo que se não fosse o final, o filme seria bom, pois eu digo que esse final foi fantastico.
*-*

Realmente o final é FANTÁSTICO!! *__*

E, o telespectador preguiçoso realmente odiou esse filme mas, porque não entendeu; devido ao pré-conceito que tem de A Vila antes de assistir. O filme é tão filosófico quanto a própria ação de assisti-lo. Quando comecei a assistir A Vila eu pensei que seria um filme de terror. E, com o decorrer do filme percebí que, se fosse um filme de terror, era um filme MUITO mal feito. Mas, ao mesmo tempo, queria ver no que tudo aquilo ia dar. Ao chegar no final, eu tive um tremenda e ao mesmo tempo, maravilhosa surpresa por se tratar de um filme expetacularmente filosófico e inteligente!! Eu digo que essa "quebra" que sofremos ao assistir A Vila é tão "quebra de tabú", de preconceito, quanto o próprio filme!

E por essa "quebra" que a maioria das pessoas odiaram A Vila pois, não gostaram de serem iludibriadas. Preferiam um filminho de terror comum em que, não se questionassem sobre as coisas ou até mesmo, não se preocupassem em tentar entender o filme.

Não são os filmes de Shyamalan que são ruins, os telespectadores que são preguiçosos.

o que acham dos filmes dele? E o que esperam para o próximo?

Eu acho os filmes de Shyamalan ótimos, tremendos.

Eles sempre trazem um tema comum (pertencente ao senso comum); assombração (O sexto sentido), história de herói (Corpo Fechado), Et\'s (Sinais), tabús (A Vila) e agora, A Dama na Água (conto de fada) e, faz um filme com uma mensagem ótima sem fugir à realidade. É simplesmente FANTÁSTICO!! O.o

Eu quero ver A Dama na água e, tendo certeza de que este, será outro filme odiado porque, as pessoas vão assistí-lo pensando ser parecido com os outros 4 filmes dele! XD Huahuahauhuahau!

Outra coisinha: ele também foi diretor de Stuart Litle.

Besos!
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por RoseblesseD »

...somewhere...

Desligado Witching

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
Re: M. Night Shyamalan
« Resposta #10 em: 26/09/2006, 10:18 »
Citação de: \"*RoSeBlEsSeD*\"
Para mim este filme não tem nada que todo filme "terror-adolescente" tem. Eu lembro de tê-lo visto no cinema. Sempre achei ele mais psicológico, desde o início. Tanto que; muita gente até dormiu na sala do cinema! XD E, ele não é terror, é suspense. Shyamalan é o mestre do suspense, não do terror e, o suspense pode ser dividido em vários sub-gêneros. Todos os finais dos filmes dele são mantidos em suspense o filme inteiro. ;)

Muitos entendem terror adolescente como filmes do tipo Pânico, O chamado, ou Eu sei o que vocês fizeram..., mas nesse caso eu quis dizer que O sexto sentido é o filme mais "tragavel" do diretor, onde o filme agrada como um todo ao público digamos "pipoca". O sexto sentido é sim o filme mais comercial do diretor, tanto que pra mim é o que menos agrada, mas mesmo assim continua sendo uma obra prima. Ah, e esses seres que você disse que dormiram no cinema é algo bem estranho, pois se dormiram com O sexto sentido, imagina com A vila ou A dama na água, ehehe.

Este filme é sobre super heróis SIM! :blink:

Sim é sobre super heróis, mas não sobre super heróis mais "comuns" que voam, e cheio de super-poderes. Nesse filme ele mostra seu lado fã dos super-heróis, mas mostra um super herói "comum", em uma cidade "comum", combatendo crimes "comuns" com um medo "comum" (nos filmes de Shyamalan).

É justamente ISSO que vou falar agora,  que gosto em Shyamalan: ele critica o senso comum em TODOS os seus filmes. Inclusive, ele testa o telespectador com relação a isso, testa a inteligência do telespectador em ter a mente aberta a novos horizontes, novas "leis". Por isso, ou se ama, ou se odeia os filmes dele. Não existe um meio termo.

Esse meio termo talvez só exista em relação ao filme O sexto sentido, pois pode perceber que em TODOS os cartazes de seus filmes posteriores vem escrito "Do mesmo diretor e autor de O sexto Sentido..." e ja vi muitas pessoas vendo esses cartazes e dizendo: "Nossa, é do cara que fez O sexto sentido, deve ser bom, vamos assistir?...", e por muitas vezes as pessoas que fazem isso acabam se "decepcionando" pois NENHUM dos seus filmes pós O sexto sentido tem haver com o mesmo.
Então é verdade: Ame-o ou deixe-o.

Corpo Fechado foi seu melhor filme, ele mesmo diz isso. A crítica na verdade AMOU este filme. Pelo menos a crítica a que eu tive acesso e uma delas, foi da revista Set, aqui do Brasil mesmo.

Ele realmente cofirma isso, pena que não foi tão bem de crítica, pois como disse, esperavam um Sexto sentido 2, aliás a culpa foi do marketing feito para o filme, ou melhor para todos os filmes dele, que tanto em trailers, cartazes ou teasers eles tentam manter o clima de O sexto sentido, sendo que na verdade isso não existe, e que pelo Shyamalan disse uma vez, ele não cuida dessa parte.

E, este filme não tem nada a ver com destino, a personagem de Samuel L. Jackson estava disposta a matar o mundo inteiro, se fosse possível, para encontrar a personagem de Bruce!! O.o Ele não encontrou Bruce na sorte, ele encontrou no calculismo; um acidente que matou mais de 200 pessoas (se não me engano), ele calculou que TODOS iam morrer e, sabia que se alguém saísse vivo de lá, seria quem ele estava procurando. Ele calculou isso, ele não confiou no destino. Ele tinha certeza de que TODOS iam morrer. Assim como todos morreram nos demais acidentes causados por ele.

Não foi desse destino que eu quis dizer, e sim do destino do protagonista, que teve que se "descobrir" como pessoa e por consequencia como super-herói, para poder aceitar tudo aquilo que o Sr. Vidro lhe dizia, Bruce sabia que não era normal a sua sobrevivencia, mas não queria aceitar as loucuras do Sr. Vidro, que por sua vez fez o papel certinho de manipulador, fazendo com que Bruce se descobrisse como super-herói e por consequencia como pessoa, enfrentando seus medos (ex.: agua, ou cena em que seu filho pega uma arma e o ameaça...) e aceitando seu destino. Percebe que há uma inversão aqui? O sr. Vidro fez ele se descobrir como herói, e por consequencia se descobrir como pessoa, mas houve a inversão também, ele se descobrindo como pessoa e aceitando seu lado de herói.

Shyamalan diz querer fazer a continuação de Corpo Fechado. Estou ansiosíssima por isso!! *__*

Não acho que precise de uma sequencia, mas se for feita, com certeza será uma OP.

Este "pano de fundo" que você cita sendo os "et\'s & etc." não foi tão pano de fundo assim... foi proposital. Foi para combinar perfeitamente com a mensagem do filme porque, a grande maioria das pessoas não acreditam em Et\'s e, a grande maioria que não acredita, critica de forma desprezível quem acredita.

Eu acredito que tenha sido pano de fundo sim, ele usou os Et`s como uma metafora, mas ele podia ter usado qualquer outro "monstro" ou situação que daria na mesma, a mensagem do filme é a FÉ, não importa no que você acredita basta você ter FÉ naquilo em que você acredita. Tanto que o personagem principal é um padre que perde a FÉ logo após que sua esposa morre, e como consequencia disso tudo aquilo aconteceu para testar a FÉ dele e de todos, tanto que no final quando o filho dele passa mal ele fala "Eu Te odeio", e quando eles acham que tudo havia acabado, eles se enganam, pois a FÉ ainda não tinha sido testada até o fim, faltava ver se eles tinham a crença que tudo ia dar certo certo, tanto que o diretor usa de forma magistral as situaçòes de coincidência (ex.: agua (de novo), a doença do menino...), fazendo com que tudo o que parecia coincidência, se tornasse algo como resultado da FÉ deles.
Bem esse foi o meu entender do filme.

O filme quer dizer que você necessita crer em algo para viver, para não ser uma pessoa frustrada e sem ânimo ou anseio pelo dia de amanhã que nem era o pastor. E também, para falar que tem coisas que mesmo que você não acredite nelas, elas existem independente da tua crença. Tipo se os Et\'s existem, creia você ou não, eles existem. ^^

Sim o filme fala disso, mas talvez ele não queria deixar essa mensagem de que mesmo que você não acredite eles existem, pois em nenhum momento houve resistencia de nenhum dos personagens com relação a existencia dos et`s, mesmo o personagem do Mel Gibson, que até mesmo antes de ir na casa do personagem do Shyamalan já estava meio "balançado" com essa história de et`s.

É incrível a mensagem desse filme! =)

Sim, muito incrível.

A Vila é um filme excepcionalmente filosófico e, com uma análise sociológica tremenda. A contar do próprio nome do filme.

Desde a divulgação de A Vila, ele foi dado como um filme de terror ou suspense. Shyamalan concorda que a divulgação foi péssima mas, ao mesmo tempo, ajudou um pouco devido à história do filme.

A Vila narra tudo que você falou e, acima da comum história, entra o medo imposto sobre a sociedade por meio de tabús. Os líderes amedrontavam as pessoas da vila a fim de que ninguém tentasse escapar, a fim de mantê-los subjulgados à eles, a fim, de terem poder.

O que fez esse poder cair? O amor. O amor de uma jovem fez com que ela enfrentasse seu medo e cruzasse a fronteira de si mesma (devido a ela ser cega) e da vila. Ela quebrou um tabú que tinha sido pregado por anos e anos, séculos e séculos. Ela enfrentou seu maior medo.

Quando ela sai da vila e Shyamalan mostra que estão nos dias atuais, alí ele não critica somente o governo Bush, nem os EUA, ele critica tudo que engloba a sociedade hoje; que estamos vivendo num mundinho só nosso, recheado de medo e de tabús. E, mais profundo ainda: ela volta para a vila sem saber disso, ela se liberta mas, ao mesmo tempo; continua cega. Hoje as pessoas se acham inteligentes, criticam tempos passados em que a Igreja estava no poder, ou, o tempo da Ditadura, etc. mas, continuam cegos. Ainda estamos vivendo no nosso mundinho pequeno recheado de ilusão, de medo, de tabús.

Os tabús apenas mudaram a face. Exemplo o sexo; hoje tabú é não ser virgem, ao contrário do passado. Mas, mudou alguma coisa? As pessoas continuam a ser um derivado da sociedade, sem originalidade, sem personalidade. "A sociedade prevalesce sobre o meio". Essa filosofia está estampada no filme A Vila.

Que estranho eu concordo com tudo o que voce disse, na verdade voce disse o mesmo que quis dizer, só que com mais produndidade na explicação.
Sei que não é só uma crítica ao governo Bush (ou E.U.A), mas sim uma crítica a toda a sociedade do mundo, mas na época que o filme foi exibido, havia uma pressão enorme em cima do governo americano, além de muitas críticas de todas as formas, como por exemplo o medo imposto pelo governo, dizendo que era necessário cada um ter uma arama em casa para poder se defender, e as pessos "cegas " diante da situação compravam as armas acreditando estarem livres desse mal.
E é isso que o filme fala, de um medo imposto por aquela sociedade, um medo de algo que as pessoas não sabia se era real, mas viviam sem questionar ou fazer algo para mudar isso.
Os anciões criaram aquela vila para fugirem dos maus da sociedade lá fora, para fugirem da violência, tanto que a cor vermelha (que lembra sangue e por consequencia a viloencia) é dada como a cor do mal, a cor que atrais as criaturas.
E sim no final um sentido mais forte que o medo foi capaz de quebrar isso, infelizmente a liberdade não foi respeitada nem mesmo por esse sentimento, pois mesmo saindo da vila, ou desse estado de isolamento forçado, a pessoa continuou cega para o mundo, voltando para seu mundinho que ela achava que era perfeito.
E é isso realmente que acontece nos dias de hoje, o que aconteceu nos dias de ontem e que sempre vai acontecer, as pessoas vào continuar cegas para os problemas, para o real medo, e vão se isolar em seus mundinhos para tentar fugir de tudo.

E, o telespectador preguiçoso realmente odiou esse filme mas, porque não entendeu; devido ao pré-conceito que tem de A Vila antes de assistir. O filme é tão filosófico quanto a própria ação de assisti-lo. Quando comecei a assistir A Vila eu pensei que seria um filme de terror. E, com o decorrer do filme percebí que, se fosse um filme de terror, era um filme MUITO mal feito. Mas, ao mesmo tempo, queria ver no que tudo aquilo ia dar. Ao chegar no final, eu tive um tremenda e ao mesmo tempo, maravilhosa surpresa por se tratar de um filme expetacularmente filosófico e inteligente!! Eu digo que essa "quebra" que sofremos ao assistir A Vila é tão "quebra de tabú", de preconceito, quanto o próprio filme!

E por essa "quebra" que a maioria das pessoas odiaram A Vila pois, não gostaram de serem iludibriadas. Preferiam um filminho de terror comum em que, não se questionassem sobre as coisas ou até mesmo, não se preocupassem em tentar entender o filme.

O marketing também foi errado com esse filme, vendendo como um filme de monstros e de terror, o que o filme não é.

Não são os filmes de Shyamalan que são ruins, os telespectadores que são preguiçosos.

Concordo plenamente.

Eles sempre trazem um tema comum (pertencente ao senso comum); assombração (O sexto sentido), história de herói (Corpo Fechado), Et\'s (Sinais), tabús (A Vila) e agora, A Dama na Água (conto de fada) e, faz um filme com uma mensagem ótima sem fugir à realidade. É simplesmente FANTÁSTICO!! O.o

Ele usa lementos simples em filmes muito complexos, fazendo com que cada filme tenha sua singularidade, sim ele é FANTASTICO.

Eu quero ver A Dama na água e, tendo certeza de que este, será outro filme odiado porque, as pessoas vão assistí-lo pensando ser parecido com os outros 4 filmes dele! XD Huahuahauhuahau!

Basta voce procurar na internet críticas ao filme que você vai ver como essa sua afirmaçào é verdadeira.

Outra coisinha: ele também foi diretor de Stuart Litle.

Na verdade ele foi roteirista do filme O pequeno Stuart Little.

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #11 em: 18/10/2006, 10:24 »
Ah, e esses seres que você disse que dormiram no cinema é algo bem estranho, pois se dormiram com O sexto sentido, imagina com A vila ou A dama na água, ehehe.

Eu também achei bastante engraçado! =P É que tem pessoas que vão ao cinema somente pelo quesito "passear" e acabam por dormir mesmo ¬¬

Não foi desse destino que eu quis dizer, e sim do destino do protagonista, que teve que se "descobrir" como pessoa e por consequencia como super-herói, para poder aceitar tudo aquilo que o Sr. Vidro lhe dizia, Bruce sabia que não era normal a sua sobrevivencia, mas não queria aceitar as loucuras do Sr. Vidro, que por sua vez fez o papel certinho de manipulador, fazendo com que Bruce se descobrisse como super-herói e por consequencia como pessoa, enfrentando seus medos (ex.: agua, ou cena em que seu filho pega uma arma e o ameaça...) e aceitando seu destino. Percebe que há uma inversão aqui? O sr. Vidro fez ele se descobrir como herói, e por consequencia se descobrir como pessoa, mas houve a inversão também, ele se descobrindo como pessoa e aceitando seu lado de herói.

Sim!! *__*

Agora te entendí! =P Desculpe o lapso no post passado. Acho que tu quis resumir bastante e eu acabei por interpretar errado. xD

Não acho que precise de uma sequencia, mas se for feita, com certeza será uma OP.

Eu também não acho que precise mas, ele disse isso e, entrevistas. Com certeza ele deve ter algum plano na cabeça... penso que justamente por se tratar de uma história de super heróis ele deseja fazer uma continuação para não fugir ao padrão desse tipo de filmes e com certeza, terá outra história interessante. Por isso que eu estou ansiosa por isso. o/

Eu acredito que tenha sido pano de fundo sim, ele usou os Et`s como uma metafora, mas ele podia ter usado qualquer outro "monstro" ou situação que daria na mesma, a mensagem do filme é a FÉ, não importa no que você acredita basta você ter FÉ naquilo em que você acredita.

Isso!!

Por isso que eu digo que "não foi tão pano de fundo assim". Realmente Et\'s ele utilizou como metáfora mas, porque não uns monstrinhos comuns? Porque "Et\'s" são um assunto discutido pelos adultos. Mostros são algo presente na infância, Et\'s perduram mesmo para PHD\'s. ^^ E sim, lógico que o ponto principal deste filme foi discutir a fé, eu simplesmente acho incrível tudo isso e a forma como Shyamalan sempre aborda seus temas. *__*

Sim o filme fala disso, mas talvez ele não queria deixar essa mensagem de que mesmo que você não acredite eles existem, pois em nenhum momento houve resistencia de nenhum dos personagens com relação a existencia dos et`s, mesmo o personagem do Mel Gibson, que até mesmo antes de ir na casa do personagem do Shyamalan já estava meio "balançado" com essa história de et`s.

Com certeza eu concordo com você!! ^^

O que quis dizer é mais relacionado ao telespectador mesmo. Nós que somos fâs de Shyamalan sabemos o quanto ele testa o telespectador em TODOS os seus filmes. Não quis dizer com relação aos personagens, quis dizer com relação ao telespectador mesmo. E claro, a mensagem principal é a fé. o/

Que estranho eu concordo com tudo o que voce disse, na verdade voce disse o mesmo que quis dizer, só que com mais produndidade na explicação.

Sim, basicamente dizemos a mesma coisa de formas diferentes! O.o

E sim no final um sentido mais forte que o medo foi capaz de quebrar isso, infelizmente a liberdade não foi respeitada nem mesmo por esse sentimento, pois mesmo saindo da vila, ou desse estado de isolamento forçado, a pessoa continuou cega para o mundo, voltando para seu mundinho que ela achava que era perfeito.
E é isso realmente que acontece nos dias de hoje, o que aconteceu nos dias de ontem e que sempre vai acontecer, as pessoas vào continuar cegas para os problemas, para o real medo, e vão se isolar em seus mundinhos para tentar fugir de tudo.

Por isso que A Vila é meu filme predileto de Shyamalan!! *__*

O marketing também foi errado com esse filme, vendendo como um filme de monstros e de terror, o que o filme não é.

Claro! Mas para quem tem a "mente aberta" isso foi até mesmo bom para testar se realmente é mente aberta ou não! xD

No bom sentido, eu acho que todo este marketing mal feito contribuiu para aprofundar mais ainda a mensagem do próprio filme que é sobre algo muito mais forte do que o simples senso comum e até mesmo, preconceitos. É uma quebra, como eu havia dito; quebra de tabus. Quando você assiste o filme a primeira vez, tendo seguido-se pelo marketing (filme de terror/monstros), você tem que aceitar a "decepção" de não ser "aquele filme" que você esperava que fosse e, realmente, tem que estar aberto a "novos horizontes". xD

Eu basicamente, AMEI isso que aconteceu comigo ao assistir A Vila mas, não é todo mundo que gosta dessa sensação de "quebra". =/

Basta voce procurar na internet críticas ao filme que você vai ver como essa sua afirmaçào é verdadeira.

Huhu! Eu já ví Witching. Infelismente ainda não ví o filme e ele já saiu dos cartazes.

Na verdade ele foi roteirista do filme O pequeno Stuart Little.

Sim, eu me confundi. ^^

Besos!
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por RoseblesseD »

...somewhere...

Desligado Katherine

• Unforgettables
  • *
    • MSN Messenger - minashermie@hotmail.com
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #12 em: 18/10/2006, 12:52 »
Sixth Sense: eu nunca, jamais sonharia com aquele final. As interpretações são boas e não tomei como um "filme adolescente"; é bonito, e está longe de ser terror. Um bom filme, mas nada extraordinário.

Signs: é legal, gosto das interpretações e tudo. Mas tem alguns erros no roteiro que a mensagem não justifica tamanha desatenção: ETs com imensa tecnologia não são nem capazes de estudarem o que tem no planeta de nocivo para eles? E se a simples atmosfera lhes fosse letal? Isso foi meio ridículo e deviam ter pensado melhor. Eu entendi a mensagem, entendi o filme e acho prepotente essa história de "não gostou porque não entendeu" ou "poucos vão compreender".

The Village: bons atores, boa fotografia, efeitos bons. Mas surpreendente, isso? Mensagem oculta? Pra mim, a mensagem estava piscando em letras garrafais e vermelhas e todo o suspense foi absolutamente forçado. Já tinha pensado nos monstros serem de mentira depois de uns 20min de filme, e aqueles sustos e gritos e agonias e sangues e bichos mortos me pareceram apenas detalhes para encher lingüiça. Também não achei uma grande surpresa ser uma época diferente da que as pessoas achavam que era: se os monstros eram falsos e o que os mais velhos diziam era mentira, por que não arriscar que a época era outra? Além disso, achei uma crítica fraca, mal-explorada. De novo, isso de "poucos entenderam" é subestimar a capacidade alheia, e não se pode esperar muito com aquelas milhares de propagandas dizendo "não conte o final do filme". Sim, não conte, ou nossa bilheteria decairá em 80%.

Não vi nada de espetacular nele. Um bom diretor, sim, com roteiros interessantes (embora com furos imensos em certos casos), que tem bons atores. Mas só.
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Katherine »
obvious troll is obvious.

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #13 em: 14/04/2007, 14:57 »
Ha, esquecí de falar que assistí A Dama na água! o/ Já comento sobre. ^^

Citação de: \"Katherine\"
acho prepotente essa história de "não gostou porque não entendeu" ou "poucos vão compreender".

Realmente é prepotência assim como alegar o contrário também o é. =D Mas, eu disse isso justamente porque as pessoas que vieram falar odiei o filme Sinais/A Vila para mim, não captaram, realmente. Alguns até pescaram a mensagem principal mas, ficavam tão presos em alguns erros que, são postos na maioria das vezes propositalmente nos filmes e acabaram por deixar o roteiro chave como segundo plano e o roteiro para mim, sempre é primeiro plano. Talvez por isso, eu ache os filmes dele e a idéia dos mesmos tão bons, mesmo com erros, claro. *-*

Fora que Shyamalan dirige seus filmes à crítica ou aos que o criticam também pois, os mesmos muitas vezes o massacram mas, confessam que ele é corajoso. xD Que nem ocorre com Ed Wood que em vida e até a pouco tempo atrás, foi considerado o pior diretor que já existiu e hoje, é venerado pela própria academia, até. O.o Já assistiram os filmes dele? (complicadíssimo achar para locar; muito antigo) Se não, assistam Ed Wood mesmo; ele era maluco mas, muito original e nunca refilmava as cenas, dizia que a primeira cena filmada que era a melhor porque saía com total espontaneidade. ^^

Citação de: \"Katherine\"
Mensagem oculta? Pra mim, a mensagem estava piscando em letras garrafais e vermelhas e todo o suspense foi absolutamente forçado. Já tinha pensado nos monstros serem de mentira depois de uns 20min de filme, e aqueles sustos e gritos e agonias e sangues e bichos mortos me pareceram apenas detalhes para encher lingüiça.

Verdade, eu tinha falado disso antes: ^^

Citação de: \"Eu\"
Quando comecei a assistir A Vila eu pensei que seria um filme de terror. E, com o decorrer do filme percebí que, se fosse um filme de terror, era um filme MUITO mal feito. Mas, ao mesmo tempo, queria ver no que tudo aquilo ia dar. Ao chegar no final, eu tive um tremenda e ao mesmo tempo, maravilhosa surpresa por se tratar de um filme espetacularmente filosófico e inteligente!!

A mensagem realmente é explícida (exceto o fato de estarem nos dias atuais) mas, o firmamento da estaca nessa mesma mensagem do início ao fim que é a surpresa; ato corajoso, não com relação ao governo =P mas, com relação ao público mesmo - pouca bilheteria, pouca gente que poderia gostar, etc. ^^

...

Tem tanto tempo que assistí A Dama na água mas, comentando a minha cena predileta:

Quando aquele homem é morto pelo bicho graúdo. xD As falas dele fazem pensar SIM que é uma crítica particular de Shyamalan à crítica. Adorei aquilo!! o/

Quanto ao filme, como sempre, adoro a ironia que ele coloca nas falas e como mostra a inocência/indiscrição de alguns personagens; é característico de todos os filmes Shyamalanenses. =D Sinceramente tenho fortes gargalhadas quando assisto os filmes dele justamente por causa disso. ^^ Exemplo; quando o vidente (o rapaz, não o filho =P) começa a falar as coisas que estava vendo e logo depois aquela moça fala "nossa, incrível/impressionante". xD

Adorei este filme como todos os outros. *-* Eu considero os filmes de Shyamalan como filmes alternativos, acho que por isso gosto TANTO.
« Última edição: 15/04/2007, 01:04 por RoseblesseD »

...somewhere...

Desligado Witching

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #14 em: 14/04/2007, 21:52 »
A dama na água é uma fábula belíssima, e mais uma vez Shyamalan constrói personagens riquíssimos, e um roteiro fabuloso.
Todos os personagens faziam parte daquele conto, era como se o conto estivesse acontecendo realmente, e não uma história guiada por ele.
lembram de A história sem fim? É "quase" igual.

E mais uma vez concordo com a Roseblessed.

E sobre A vila, as pessoas tem mania de julgar o filme pelo final, esquecendo que o tem que julgá-lo pelo todo, juntando imagem+som+narrativa, isto é cinema.