O primeiro para mim, é tudo. *-* E acho que as explicações nos filmes seguintes são dispensáveis; ele poderia existir independente dos outros - não preciso entender o porquê do Saw entrar nessa vida de killer e etc., etc., etc. Hoje os filmes andam perdendo totalmente a qualidade com relação a roteiro justamente por querer explicar demais e vira uma enrolação tremenda e, fazem isso só pelo lucro mesmo, como dito pelo Witching.
Quando anunciou que iriam lançar sequência para Saw eu tremí todas as minhas bases O.o xD; tenho pavor de continuações, a não ser filmes interligados com finais incompletos como Star Wars/LOTR e até o próprio Matrix (embora, o segundo filme da trilogia foi bem dispensável, poderia existir somente o 1º e o 3º =P) porém, o segundo filme ainda foi bom mas, o terceiro, bem, já falei minha opinião. xD
Se Saw for um tipo de série/filme sequenciado, olha, na minha opinião, precisam urgentemente pensar em um roteiro muitissíssimo bom para limpar o terceiro filme do histórico que para mim, acabou com a dignidade do Saw naquela insistência do "eu não sou killer" (se ele se utiliza da atrocidade para trucidar pessoas - mesmo que através de máquinas/psicologia alheia, o que é então? O_o), o fez parecer um tremendo maluco idiota - assim, killer\'s de certa forma são idiotas porque direcionam sua inteligência (caso tenham =P) para algo maléfico mas, Saw no primeiro filme era O cara, agora, acho que desmerece comentários. ¬¬
Gostei do primeiro filme porque a filosofia de Saw foi mais destacada que todo o resto e, ainda contamos com o adicional final surpreendente para somar pontos positivos. Agora os demais - tirando o 2º com uma leve exceção, não acrescentaram muito a isso, apenas à violência e aumentaram a agonia que sentimos ao ver o filme. Se tornou algo bastante sanguinário e até incoerente. Não gostei mesmo. ¬¬