Autor Tópico: [MINHA OPINIÃO] A Tv e o brasileiro  (Lido 836 vezes)

Desligado Roland

• Já é de casa
  • *
  • Lá em Pato Branco
    • Ver Perfil
    • Email
[MINHA OPINIÃO] A Tv e o brasileiro
« em: 31/08/2009, 16:15 »
Oi gente,

Vim aqui para postar algo diferente do normal, sobre um tema que eu estava discutindo esses dias e em muito me interessa: a televisão brasileira.

Estava eu zapeando a minha tv quando cheguei a tão polêmica Rede Globo. Passava a propaganda de uma nova novela que eu não me lembro o nome e, para ser bem sincero, não faço a mínima questão de lembrar. O que realmente me incomodou foi o enredo insosso de sempre. Um casal que um grupinho de vilões tem que separar, os pobretões engraçados das periferias cariocas, o local onde todo mundo se encontra (geralmente um restaurante ou hotel) quando finalmente me perguntei: estaria a televisão brasileira ultrapassada?.

Em contrapartida, acho que a televisão brasileira faz ótimos trabalhos atualmente. A emissora Record continua firme com seu seriado "A lei e o Crime", mostrando o tráfico nas favelas de forma muito mais real do que grande parte dos trabalhos da Globo. Esta, por sua vez, fez excelentes trabalhos em 2009, a saber, os seriados "Maysa – quando fala o coração" e o mais recente "Som e Fúria", uma memorável mini-série sobre o cotidiano de duas companhias de teatro. Com certeza, uma das melhores performances de Andrea Beltrão. Dando um show de interpretação, em meio a risadas e choros, ela realmente mostrou o seu talento, algo que confesso nunca ter visto em suas sofríveis atuações no seriado "A Grande Familia".

Machado de Assis, Nelson Rodrigues, Clarice Lispector, Raul Seixas, Cássia Eller, Tarsila do Amaral, Fernanda Montenegro. Nomes fortes o bastante para provar que nunca faltou habilidade artística ao povo brasileiro. Mas onde estão esses nomes fortes atualmente? Enquanto a Rede Globo lança a 291569346ª novela com o mesmo enredo, países do mundo inteiro estão a todo vapor. Só para citar, os seriados estadunidenses “Criminal Minds” – muito interessante, ao explorar ao máximo todo o psicológico de bandidos –  e o já clássico pós-moderno CSI, com suas várias vertentes, mostrando o cotidiano de vários policiais que, enquanto investigam os mais variados crimes, dividem entre si seus sonhos, frustrações e problemas. Indo para o velho mundo, tem-se a série britânica Rocket Man – uma boa mistura de drama, humor e romance – e Septième Ciel, um seriado onde predomina a comédia romântica e que, por mais trivial que seja, consegue ser mais divertido e inovador do que grande parte da atual televisão brasileira.

Em conversa com amigos meus, um deles me disse que não é exatamente a televisão brasileira que está ultrapassada, mas sim o seu povo. Oras, nesse ponto sou obrigado a concordar com ele. Jesus que me perdoe, mas aqui é necessário cita-lo: “Deem a Cezar o que é de Cezar”. Embora Ele não tenha dito isso nesse contexto, é uma frase que define bem o que o meu amigo quis dizer.

Em entrevista, o ator brasileiro Thiago Lacerda disse que “a televisão brasileira está cada vez mais opressora e ditadora”. Se ele, que já foi protagonista de pelos menos umas três novelas da Rede Globo, diz isso, quem seriamos nós, simples mortais, para discordar? É claro que grandes mudanças levam tempo, mas, a grande questão é QUANDO? Quando a televisão brasileira aberta vai fazer algo decente? Quando ela terá real liberdade artística? QUANDO?.

Reflitam.

Fonte

Sei que há muitas pessoas inteligentes aqui no IE - e sinto falta de muitas que pararam de postar. Estava sem nada pra fazer esses dias e resolvi falar sobre isso. O que vocês acham?
Me fez casa
Eu sou morada
Lugar de Deus
Que não está lá fora
Mas sim mora dentro de mim

Abri a porta e Ele entrou em casa.
Estou em obras.
Essa morada um dia será perfeição!

Desligado Katherine

• Unforgettables
  • *
    • MSN Messenger - minashermie@hotmail.com
    • Ver Perfil
    • Email
Re: [MINHA OPINIÃO] A Tv e o brasileiro
« Resposta #1 em: 31/08/2009, 17:07 »
Não creio que haja um problema ligado 100% aos brasileiros. Seriado americano também é 99,9% coisa repetida. Não agüento mais seriado de um super-cara levemente misógino/anti-social que tem habilidades incríveis em solucionar mistérios - oi, isso tá tão inovador quanto absorvente com abas. O próprio CSI rendeu dois spin-offs - que são iguais ao original! Inclusive com os mesmos tipos de personagens. O que são as sitcoms, pelo amor de deus? Tira três exceções e o resto é tudo igual, ou é cópia de Friends ou é cópia de Seinfeld. Ou, pior, os dois. É meio fácil dizer que é coisa do Brasil e coisa do brasileiro - nunca vi povo pra se autodepreciar injustamente.

Honestamente, quem liga a TV na Globo às 9h da noite (pensando bem, em qualquer horário) definitivamente não quer algo inovador e interessante. Assim como a literatura atual é muito voltada para um determinado assunto - e provavelmente sempre foi. Eu não duvido nada que todos os livros fossem iguais na época do Machado, assim como os filmes atuais são muito parecidos. Dez anos atrás também saíam 500 filmes iguais, fora uns 10 realmente inovadores.
obvious troll is obvious.

Desligado Roland

• Já é de casa
  • *
  • Lá em Pato Branco
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #2 em: 31/08/2009, 21:27 »
Citação
É meio fácil dizer que é coisa do Brasil e coisa do brasileiro - nunca vi povo pra se autodepreciar injustamente.

Olha, eu já vi muita gente falar mal do Brasil mas ser típico exemplo de brasileiro. Acho que há muita coisa que realmente merece ser dita, pois é a mais pura verdade. - Mas este não é o assunto do tópico.

Citação
Honestamente, quem liga a TV na Globo às 9h da noite (pensando bem, em qualquer horário) definitivamente não quer algo inovador e interessante.[/i]

Verdade. Mas eu QUERIA QUERER, saca?

Me fez casa
Eu sou morada
Lugar de Deus
Que não está lá fora

Estou em obras.

Desligado Katherine

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #3 em: 31/08/2009, 22:46 »
Há coisa que é verdade - mas é simplesmente idiota dizer NOSSA COMO O BRASIL É UM PAÍS RACISTA quando 100% dos outros países também o são. É disso que eu estou falando.

Eu também adoraria que a maioria dos filmes no cinema não fosse uma rola fedida, mas que é que vou fazer? Acho que nem 10% da população mundial liga pra isso. Nós simplesmente não somos o público-alvo.

Eu também adoraria de todo coração não ver a mesma propaganda de Prison Break 700x no FX. Até porque acho Prison Break uma merda. Mas é um seriado de sucesso no Brasil, logo, faz sentido que a propaganda passe 700x.

Desligado Solomon

• Tá indo bem
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #4 em: 01/09/2009, 11:01 »
Seriados inovadores infelizmente não fazem muito sucesso. E a questão do público alvo também não ajuda.
A tv brasileira pelo menos não corta o seriado se ele não for um sucesso. Diferente da americana, que se bobear, corta depois do piloto.

Aquela série \'A Grande Família\', inúmeros episódios já passaram e até hoje eu nunca ri de nenhum. Também nunca ouvi ninguém (de nenhuma faixa etária, classe social, whatever) dizer que gosta daquilo. Diferente do \'Zorra Total\' que supostamente ninguém gosta, mas muita gente sabe os bordões.

Falando no Zorra Total, um dia eu vi um quadro bem interessante que era com um ator do Terça Insana. Ele fazia na Tv o mesmo quadro da peça. Só que ao invés de \'Seu Merda\' ele era chamado de \'Banana\'. A quantidade de piadas que se pode fazer com banana é tosca e sem graça. O  quadro na peça é engraçado, só. Na tv ficou uma bosta. Esses humorísticos da nossa TV poderiam ser mais variados, menos repetitivos e mais agressivos (na minha opinião, esse humor passivo é uma bosta.)

Algumas das nossas miniséries são interessantes, mas duram pouco ou se tornam seriados fixos e chatos.
Acredito que timing é essencial.
[align=center][/align]

[align=right]Exit 75; I'm still alive[/align]

Desligado Roland

• Já é de casa
  • *
  • Lá em Pato Branco
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #5 em: 01/09/2009, 14:21 »
Citação
Eu também adoraria que a maioria dos filmes no cinema não fosse uma rola fedida, mas que é que vou fazer? Acho que nem 10% da população mundial liga pra isso. Nós simplesmente não somos o público-alvo.

Infelizmente. =/

Citação
Algumas das nossas miniséries são interessantes, mas duram pouco ou se tornam seriados fixos e chatos.

Infelizmente. =/ - [2]

Citação
Diferente do \'Zorra Total\' que supostamente ninguém gosta, mas muita gente sabe os bordões.

Isso me fez lembrar de uma época em que eu falava um bordão deles - nem lembro qual o_o - por causa de uns amigos meus, aí só depois me contaram que ele veio de lá. =s
Me fez casa
Eu sou morada
Lugar de Deus
Que não está lá fora

Estou em obras.

Desligado Solomon

• Tá indo bem
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #6 em: 01/09/2009, 14:38 »
Citação
Isso me fez lembrar de uma época em que eu falava um bordão deles - nem lembro qual o_o - por causa de uns amigos meus, aí só depois me contaram que ele veio de lá. =s

Isso é um retorno visível. Mas e A Grande Família? -Q

Ahhh seria legal se as pessoas gostassem de humor negro, mas aparentemente enorme parte da população não consegue entende-lo.
[align=center][/align]

Desligado hauntedboy

• Flooder
  • *
    • MSN Messenger - paulo_notanothertr00@hotmail.com
    • Ver Perfil
    • http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=17079287360468830141
« Resposta #7 em: 01/09/2009, 15:43 »
Seria lindo se existisse muito mais humor negro como vemos em desenhos como Family Guy, American Dad, South Park, etc. Claro que eles não são perfeitos, têm suas forçadas, mas, perto de outras coisas são bem melhores. Não que eu não goste de humor tosco (aquele que é tão sem graça que chega a ser engraçado - vemos um pouco disso no CQC).

E eu gostava da Grande Família, achava um humor leve, daqueles que é pra assistir com algum parente mais velho que não exija muito, vc se sente agradável, e até dá risada sem nem perceber de situações bobas, não tem humilhações ou coisas mais negras. Mas parei de ver a um bom tempo também. Talvez meu gosto tenha ficado apimentado um pouco. Graças a internet. :rofl:

Desligado Katherine

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #8 em: 01/09/2009, 19:57 »
Conheço MUITA gente que gosta de A Grande Família. Lembro que eu via quando estreou (não lembro o ano) e gostava. Não fazem filme de coisa que não faz sucesso (com isso não estou dizendo que não fazem filme de coisa RUIM, apenas de coisa que não deu retorno). Esse tipo de humor é meio que nem Chaves - que oi, rio até hoje. Heh.

Agora, acho Zorra Total a coisa mais retardada já feita, assim como Pânico. Meu cérebro é programado pra aceitar muita idiotice - oi eu sou subscriber do broudouglas no youtube, aquele que dublou Fear - mas tem limite, há um ponto em que eu paro de digerir piadas abissalmente burras. Infelizmente, coisas tipo VÔ NUM VÔ (que eu tardei a descobrir de onde raios era essa merda) fazem um puto sucesso, e acho que as pessoas não sairiam falando por aí se não gostassem.

Desligado Solomon

• Tá indo bem
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #9 em: 02/09/2009, 13:24 »
Citação
Agora, acho Zorra Total a coisa mais retardada já feita, assim como Pânico.

tr00

Surgem coisas como vô num vô, peitinho, ronaldo, -Q

Saudade da época de \'Os Normais\'.
[align=center][/align]

Desligado Roland

• Já é de casa
  • *
  • Lá em Pato Branco
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #10 em: 02/09/2009, 14:28 »
Citação
Isso é um retorno visível. Mas e A Grande Família? -Q

Ah, lembrei qual era! Era o tal do "tô pagando". HAHAHA.

Citação
Surgem coisas como vô num vô, peitinho, ronaldo, -Q

Meus nervos ainda explodem só de ouvir "Ronaldo". --"

Citação
Saudade da época de \'Os Normais\'.

E Sai de Baixo. HAHAHAHA

A grande familia era legal, mas sei lá, hoje ela me passa uma sensação de "mais do mesmo", como se eles apenas usassem as "fórmulas" que deram certo.
Me fez casa
Eu sou morada
Lugar de Deus
Que não está lá fora

Estou em obras.

Desligado Aslan

• What's this, what's this?
  • Moderação
  • *
    • MSN Messenger - lucassoliguetti@hotmail.com
    • Yahoo Instant Messenger - lucassoliguetti@yahoo.com.br
    • Ver Perfil
    • http://soliguettiblog.blogspot.com/
    • Email
« Resposta #11 em: 02/09/2009, 14:33 »
Não acho a TV brasileira tão ruim. Quer dizer, agora eu não sei, faz um tempo que eu não assisto televisão, mas lembro de novelas que eram sim muito boas, como "O Clone", "Senhora do Destino", e que te dão certeza de que vai ter um fim. Adoro os seriados americanos, mas você nunca sabe quando vão cancelar na metade de uma temporada.

O que mais me dá raiva na TV brasileira são aqueles programas de auditório, aquilo já está completamente obsoleto... Mas o pior é que as mesmas pessoas que reclamam da falta de opção aos domingos são as que estão lá assistindo o Domingão do Faustão... >_<

Ultimamente tenho acompanhado um pouco essa polêmica da Record e, mesmo não assistindo, fico um tanto quanto enojado dessa emissora. Falam que o jornalismo é de qualidade - quando dedicam um telejornal praticamente inteiro pra atacar os concorrentes e defender o bispo da igreja Universal, dizem que as novelas têm o que é mais novo em tecnologia para efeitos especias - quem assistiu alguma vez algum episódio de "Os Mutantes" sabe como aquilo é tosco, mas o pior é quando dizem que são originais - A Fazenda = Big Brother.

Eu acho muito válido o fato de as mini-séries brasileiras serem boas, e de as redes de TV comprarem bons filmes e desenhos para exibição, também. Alguns países não tem absolutamente NADA \'assistível\'.
Aslan

~§~

Desligado Katherine

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #12 em: 02/09/2009, 15:50 »
Citação
Adoro os seriados americanos, mas você nunca sabe quando vão cancelar na metade de uma temporada.

Bem. Mais ou menos. Eu adoraria que cancelassem The New Adventures of Old Christine e tal.

Desligado Witching

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #13 em: 02/09/2009, 16:17 »
É só não assistir.
bitch you come in my house you gonna eat my food the way i fucking make it.

Desligado Aslan

• Moderação
  • *
    • MSN Messenger - lucassoliguetti@hotmail.com
    • Yahoo Instant Messenger - lucassoliguetti@yahoo.com.br
    • Ver Perfil
    • http://soliguettiblog.blogspot.com/
    • Email
« Resposta #14 em: 02/09/2009, 16:27 »