Olha que interessante, intolerância à lactose é uma coisa que eu tenho há séculos e agora descubro que é o "mal dos cantores". Ainda há esperança pra mim! Digo, deve ser um sinal. hahaha
Só pra avisar, a primeira parte desse post será só pra explicar o que a dear Rose pediu, então quem não tá afim de anatomia/fisiologia/medicina/tédiosemlimite, pule essa parte 
Olha, quanto ao refluxo e ao leite, falando seriamente agora, a influência provavelmente deve ser por alteração de pressão. O que permite que a gente respire, basicamente, é a diferença de pressão atmosféria, a intratorácica e a "intrapulmonar" (o nome certo é intralveolar, mas detalhes). Quando uma pessoa respira usando muito o diafragma, como os cantores, os pulmões se expandem mais porque têm mais espaço para se expandir, já que o diafragma baixando, ele aumenta o espaço disponível para a expansão pulmonar. Quanto mais ar entra nos pulmões, mais a pressão intrapleural abaixa (parece que devia aumentar, certo? mas existe toda uma explicação do porquê ela abaixa mais, que eu resolvi subtrair daqui). E a pressão intrapleural é a que determina a intratorácica.
O esôfago, como faz parte da região torácica do corpo, tem pressões referentes à intrapleural. E ambos o esôfago e estômago estão intimamente relacionados com o diafragma,
vejam.
Assim, quando o diafragma baixa muito, ele empura o estômago pra baixo, aumentando a pressão intragástrica, e ao mesmo tempo ele diminui a pressão intrapleural.
E, uma coisa a se considerar, é que o fim do estômago, onde ele se junta com o duodeno, é controlado por uma espécie de válvula, o piloro, que só abre quando estímulos hormonais o mandam abrir. Então, a comida chega no estômago, o piloro tá fechado e a pressão gástrica aumenta. Logo, o que acontece? A comida quer escapar pra um lugar de menor pressão, o esôfago.

Deu pra entender? Espero que sim, fofuras. E desculpa ter dado muito uma de "amo fisiologia e anatomia, bjsmeliguem".
Isso, deixa eu dizer, é uma conclusão ao qual eu cheguei. Não sou pneumologista, nem gastroenterologista, não estudei clínica médica e não tenho noção de muita coisa. Mas pareceu fazer sentido. Quanto ao leite, ele é uma substância que fermenta muito, produzindo gases. De repente o organismo realmente desenvolve essa intolerância ao leite como defesa.
A intolerância à lactose é, na verdade, a falta de enzimas pra digeri-la e quebrá-la em sacarídeos mais simples. Esse processo,
se eu não me engano produz gases por "fermentação", o que, de repente, aumenta a pressão gástrica ainda mais. Então, de repente, a não digestão do leite seja uma forma de defesa do organismo pra tentar restaurar, ou chegar o mais próximo possível, a homeostasia. Mas essa parte aqui é realmente um chute muito, muito grande, viu, galere? Não levem em muita consideração.
Agora sim, fim do tédio sem limite.
Wowwww, Mioneeee, queridaaaa!! *___* Que massa! Você cantaaaa! Tralalalalaaaa, hahha *momento besta off* Poxa, tua voz é bonita, heim? O.o Como você pode ter tanta certeza que não nasceu pra isso, hã? =P Pode não ser sua prioridade, mas bah, música como hobby é até clichê. xD
Nhoow, obrigada, sua fofa! Mas não é pra tanto, e não é falsa modéstia! Acho que a parte boring do post é um enorme ponto em favor da medicina. Mas música como hobby, clichê ou não, é uma delícia. XD Cara, também, o que dá outro ponto em favor da medicina!
Mas, o “semitonar” muitas vezes também está ligado ao fato da falta de técnica ou domínio do instrumento não temperado
Sendo assim, para mim, só o tempo pra definir seu caso, Ana Gualda. =P Se você perceber que canta muitas vezes paralelo com o som em TOM, já é um bom caminho para saber que seu problema é técnico, não crônico. ^^
Hm, então vai ser uma onda parar de semitonar. Enquanto canto, por vários momentos não consigo distinguir minha voz da música, o que significa que tô exatamente no mesmo tom, mas vários momentos dá pra perceber a proximidade mas não igualdade de tons, o que significa, então, que semitono o tempo todo. Blergh. Obrigada por esclarescer, Rositta.
Aliás, obrigada por todo o post XD Fiz o exercício e percebi a diferença entre um tipo de voz e a outra. Mas pareceu meio complicado determinar qual usar. Digo, tentava cantar em voz de peito mas saía de cabeça e grrr. Raiva u__u
Quanto à literatura de anatomia, se tu for comprar um livro recomendo o Moore - Anatomia Voltada Para Clínica. É o mais didático dos livros de anato, e ele é bom! Mas acho meio desperdício, porque não é como se tu fosse querer estudar a anatomia inteira, então parece um livro comprado sem propósito. Sendo assim, se tu me passar via e-mail teu endereço, te mando um dvd com meu melhor material de anatomia (válido pra ti também, Persé!). Consistiria no .pdf do Moore, só que em espanhol, em três atlas de anatomia (dois de desenho e um de fotografia de dissecação) e um vídeo de dissecação que ajudaria muito a entender como tudo funciona. No worries.
Mas se a necessidade não for tanta, há sempre o
http://www.auladeanatomia.com 
E Rosetty, querida, amei muito a sua voz! Muito mesmo, mesmo. E tô super feliz que tu encontrou pra fazer na tua vida algo que tu realmente ama. Porque, baby, you're damn good at that!
Feliz Natal pra todo mundo \o/
E minha whistle chegou!!! *dança a hula eternamente*