Não sei nem por que a comparação, se a verdade é absoluta pra você o problema é unicamente seu - agora, se alguém quiser que você aceite as verdades absolutas dos outros, algo deixou de estar certo.
Não foi comparação, você generalizou ao dizer "essa coisa de verdades absolutas é tosquíssima" e seilá, se você gosta de ser tosca (sem ofensas, mas porque todos tem sua verdade absoluta oras! =D), se tal termo lhe faz/cai bem, ok. Só quis mostrar que você aplicou o "tosco" a si mesma nesta afirmação.
Não citei preferências nem importância. Dizer "tal livro é ruim" simplesmente porque meu gosto quer assim é um risco, que nem falar "tal música é ruim" pelo mesmo motivo e sim, tem-se várias interpretações disso, uma delas pode ser o legado histórico, óbvio - mas eu nem me referi tanto a isso. E por que? Não se sabe se "tal livro" (ou autor) influenciou algo que você ama, e, indiretamente, você pode amar o tal "livro ruim" sem saber e mesmo negando tal fato.
Claro que tem como dizer que Dostoiévski e Shakespeare são ruins. o_O Eu posso ter como conceito de boa literatura algo que eles não usam.
Eu disse "NÃO TEM COMO (=x) falar que os livros de autores como eles são ruins no caráter a que eles se propõem escrever" - acho que não falei de conceito pessoal, você pode não gostar do caráter deles, logo, não gostará d\'outros que se disporem a escrever sob o mesmo
tema (não é regra, mas é 90%).
Não creio que para um livro ser bom, tenha que ser complexo ou se utilizar de linguagem complexa, mas vale ressaltar que, um livro para ser bom, precisa apenas ser lido, compreendido e "deixar sua marca", não necessariamente, que necessite de que você goste dele. Pelo menos eu, penso assim. =)
Porque "ruim" e "não gostei" são duas coisas muito diferentes.
Falar que não gostou é algo totalmente cabível. Falar que é ruim com a justificativa de que não gostou, é um risco (embora o "bom" seja bem mais aceito porque é exposto com paixão), pelo menos, IMHO. =P
Se algo se torna necessário a você (mesmo que ignore), como dizer que é ruim? Exemplo: "matemática é ruim para mim porque eu odeio", tente viver sem ela ou me prove que ela não te influencia, ou que não faz parte de você ou que não dá significado a algo que adora. Notou parte do
risco a que me referi acima? Creio que no ramo das artes, isso se torna ainda mais complexo ou amplo (graças! *-*).
Particularmente também não sou fâ de José de Alencar, e não sou fâ de autores que se utilizam da mesma narrativa ou algo semelhante porém, por incrível que pareça, não consigo dizer que não gosto dos livros dele e muito menos, que são ruins. Eu tenho grande dificuldade em dizer que algo é de fato ruim (mesmo que
para mim, e isso só está se agravando O.O), então me perdoem se não entendo muito bem este "é ruim porque não gosto".