Achar que eles são "fáceis" e sem profundidade simplesmente porque venderam muito é muito pseudo-intelectual pra mim.
*levanta plaquinha de aplausos*
Acho que quem julga livros como vazios por simplesmente serem best-sellers, são tristes :]. A Menina que Roubava Livros é um best-seller, e é um dos meus favoritos. Mesmo para o Apanhador no Campo de Centeio, quer livro mais fácil de se ler do que esse? E eu, particularmente, o acho fantástico.
Claro, bom de que gosta, mas detesto livros complicados de mais. Por favor, eu leio para me entreter, na maioria das vezes, não para ser mais um problema. Meu maior problema em ler livros pro vestibular é porque em 95% eles são extremamente mortificantes de se ler x.x, mas enfim.
Para mim um livro tem que ter, acima de tudo: personagens bem construidos, uma boa história e bons dialogos. Detesto livros onde o autor perde páginas descrevendo um ambiente e só tem duas linhas de diálogo. Gosto de diálogos, gosto mesmo.
E com sinceridade, não gosto de livros com linguagem muito "culta", vamos colocar assim. Gosto de livros com uma linguagem acessivel, mas não burra. Por exemplo, adoro a linguagem do Holden em O Apanhador, assim como a do Ed em O Mensageiro. Na verdade, não é bem um "gosto/não gosto", é mais como um preferir.
Detesto livros do Paulo Coelho simplesmente por achá-lo um péssimo narrador, ele me deixa pensando na cor do meu sofá e não no livro. Por isso acho que a narrativa tem que ser MUITO envolvente, por isso, adoro aqueles livros em que parece que o autor tá falando contigo.
Mas enfim, coloco meu carimbinho no post da Katherine.