Autor Tópico: Teoria Musical & Solfejos  (Lido 644 vezes)

Desligado Águi Sims

• Quase lá
  • *
    • MSN Messenger - silenteyes-@hotmail.com
    • Ver Perfil
    • http://br.youtube.com/user/aguisims
    • Email
Teoria Musical & Solfejos
« em: 06/04/2008, 16:17 »
[align=center]TEORIA MUSICAL & SOLFEJOS[/align]

"Há, nos dias de hoje, uma certa resistência por parte dos estudantes de música ao estudo do Solfejo. Não percebem eles, contudo, que só conseguirão ser bons músicos se souberem bem solfejar. O Solfejo é a base da cultura musical.

Eis a questão por que a maioria dos alunos não são felizes nos exames de solfejo, embora possam brilhar em Teoria Musical.

Pensam os autores que o estudo separado das duas disciplinas é a causa principal do pouco interesse pelo solfejo e, conseqüentemente, das dificuldades que encontram nos exames."

[align=right]Belmira Cardoso e Mário Mascarenhas[/align]

Aqui podemos discutir e tirar dúvidas sobre a Teoria Musical e os (queridos pra uns e odiados por muitos) Solfejos!
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Águi Sims »

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #1 em: 08/04/2008, 00:48 »
Que legal Agui, tópicos sobre música ruleiam! o/

...

Solfejo sempre foi uma das minhas provas prediletas na escola! xD (porque era a única prova para a qual eu não precisaria estudar xD; solfejo a primeira vista, hehe - é surpresa, nem adiantaria estudar, por um lado =D)

Digo que, solfejo é ruim para quem tem afinação ruim e falta ouvido e também, logicamente, estudo de intervalos e isso, para quem não tem, é extremamente difícil em provas de ditado melódico também.

Particularmente, HOJE que eu venho me preocupando por gravar tal intervalo e estudar de fato essas matérias; eu sempre tive algo de "místico" quanto a isso, uma facilidade que, ao meu ver, me trouxe um pouco de ociosidade também - o que é péssimo para o meu desenvolvimento. Não sei explicar porque solfejo ou ditado melódico sempre foi fácil para mim (em relação aos outros, óbvio - e daí, o "místico"), mas diria que, por estudo e dedicação é que não foi e isso, que eu pretendo mudar MUITO deste ano em diante.

Agora, solfejo no geral, é prática. =D E quem é bom em solfejo, é bom em ditado; regrinha básica. xD

Enfim, uma dica para se solfejar bem é guardar intervalos de músicas famosas; nunca me esqueci da 4ªJ do Hino Nacional, haha =D, ou da 8ªJ em Somewhere Over The Rainbow *-* (e bah, 8ªJ é fácil de qualquer jeito) e até, a 2ªm de Roda Viva. o/ Aquele toque inicial de Carruagem de Fogo (que toca antes de se iniciar a melodia), é 5ªj - outro que nunca me fugiu à mente. xD

Quanto a teoria, atualmente, tenho me preocupado em estudar as Escalas Modais e a técnica Dodecafônica. Se souberem de sites legais sobre, coloquem aqui. ^^
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por RoseblesseD »

...somewhere...

Desligado Águi Sims

• Quase lá
  • *
    • MSN Messenger - silenteyes-@hotmail.com
    • Ver Perfil
    • http://br.youtube.com/user/aguisims
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #2 em: 08/04/2008, 19:51 »
Sites sobre isso eu não me alembro.
Mas tenho um livro completo sobre teoria e harmonia.
Posso procurar pra você. :D
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Águi Sims »