Que legal Agui, tópicos sobre música ruleiam! o/
...
Solfejo sempre foi uma das minhas provas prediletas na escola! xD (porque era a única prova para a qual eu não precisaria estudar xD; solfejo a primeira vista, hehe - é surpresa, nem adiantaria estudar, por um lado =D)
Digo que, solfejo é ruim para quem tem afinação ruim e falta ouvido e também, logicamente, estudo de intervalos e isso, para quem não tem, é extremamente difícil em provas de ditado melódico também.
Particularmente, HOJE que eu venho me preocupando por gravar tal intervalo e estudar de fato essas matérias; eu sempre tive algo de "místico" quanto a isso, uma facilidade que, ao meu ver, me trouxe um pouco de ociosidade também - o que é péssimo para o meu desenvolvimento. Não sei explicar porque solfejo ou ditado melódico sempre foi fácil para mim (em relação aos outros, óbvio - e daí, o "místico"), mas diria que, por estudo e dedicação é que não foi e isso, que eu pretendo mudar MUITO deste ano em diante.
Agora, solfejo no geral, é prática. =D E quem é bom em solfejo, é bom em ditado; regrinha básica. xD
Enfim, uma dica para se solfejar bem é guardar intervalos de músicas famosas; nunca me esqueci da 4ªJ do Hino Nacional, haha =D, ou da 8ªJ em Somewhere Over The Rainbow *-* (e bah, 8ªJ é fácil de qualquer jeito) e até, a 2ªm de Roda Viva. o/ Aquele toque inicial de Carruagem de Fogo (que toca antes de se iniciar a melodia), é 5ªj - outro que nunca me fugiu à mente. xD
Quanto a teoria, atualmente, tenho me preocupado em estudar as Escalas Modais e a técnica Dodecafônica. Se souberem de sites legais sobre, coloquem aqui. ^^