Autor Tópico: Canto e Técnica Vocal  (Lido 5588 vezes)

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
Re: Canto e Técnica Vocal
« Resposta #90 em: 04/11/2009, 11:50 »
Citação
É interessante, por isso disse que tenho de estudar um bocado ainda porque, pra mim também foi novo. =P Porque assisto vídeos da Cecilia e fico =O, porém, dá pra notar diferença entre ela e uma soprano, vou colocar aqui pra você ver:

E dá mesmo, eu fiz essa relação aqui um dia. Peguei o básicão pra comparar: uma contralto (por acaso, Ewa!), uma mezzo (Cecilia) e uma soprano (não lembro o nome, só sei que é uma loira linda). Dá pra sentir MUITO a diferença. Não sei se é porque eu (e vc) já estamos acostumadas com esse tipo de música, mas é bem "visível" mesmo. Agora, uma soprano dramática e uma mezzo eu já acho mais difícil de diferenciar, principalmente porque algumas vezes uma soprano canta ária de mezzo e vice-versa.

Sobre esses videos, eu sempre tenho a impressão que a maior inspiração da Cecilia é um pássaro ou um pato, sei lá. Eu acho lindo, mas que é engraçado o jeito que ela canta isso é... :P A Diana canta essa ária muito bem também, mas eu não sei se é porque eu sou baba-ovo da Cecilia, mas eu prefiro o timbre mais pesado da Bartoli. Eu percebi a pronunciação que você disse - acho até que teria ficado mais bonito se a a Cecilia tivesse cantado esse "a" mais aberto mesmo. Agora, essa versão da Anna Moffo ficou linda. Gostei mais do que da Diana, não sei exatamente porque. Por fim, essa Tatjana me parece ter a voz mais leve dessas que você me mostrou. Típica soprano-lírica, né, muito brilho. Senti mesmo as coloraturas menos firmes.

Citação
As pessoas tendem a dividir "técnica pra canto popular" e "técnica pra canto lírico", dizem que os princípios são os mesmos, a pessoa que adapta à sua maneira, no canto popular. Agora, num sei tão bem, mas eu sito muita diferença nos dois. xD Quando estou com voz projetada para canto lírico, meu grave é um lá2 no máximo (estourando!), hahaha - depende da vogal, ainda. Agora, em voz 100% de peito, com volume, chego num mi2, e com menos, no dó2 (acabei de fazer aqui pra ver como vai o volume xD), mas não canto isso no lírico de jeito nenhum, hauahua. Assim, eu me considerava contralto por causa da extensão, porque alcançava esses graves e chegava com dificuldade no ré4, por exemplo. Quando comecei a fazer aulas de canto, minha voz estendeu demais para os agudos! Agudos assim, que nunca pensei que existissem. =P

Acho que existe muita diferença em relação a técnica. Me falaram uma vez que quem canta lírico canta popular sem problemas, mas eu acho isso falso. A pessoa acaba ficando com "manias" que são muito difíceis de tirar, como o próprio vibrato. Cantar bossa nova, por exemplo, com vibrato demais fica terrível, né. O mesmo pro formato da boca, impostação, coisas assim.
All things are lawful for me, but not all things are expedient.
All things are lawful for me, but I will not be brought under the power of anything.

Desligado .NaninHa.

• Flooder
  • *
    • MSN Messenger - naninhafcss@gmail.com
    • Ver Perfil
    • http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=8261802323704941242
    • Email
« Resposta #91 em: 05/11/2009, 15:36 »
Meninas, mil perguntas e assuntos, só respondam se quiserem, hahaha, e desculpem a enxeção de saco com a minha leiguice. :unsure:

O que é colocatura? Eu chuto que é tipo aquela \'\'brincadeira" com as vogais, quando fica repetindo a palavra "alleluja", cantando as vogais de jeitos diferentes, ou não? Confesso que não gosto muito, acho meio irrante, questão de gosto mesmo.

E a mania de algumas cantoras líricas olharem pra cima? Sempre tive curiosidade de saber o porquê. :yay:
E também aquela "tremida" com a boca. Tipo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=n8g6Tqqc6DQ, dá pra ver bem no "ó" dela. Essas coisas são parte da técnica ou são vícios?

E (tô acabando, juro) qual a diferença entre horizontal/vertical e entre cantar de peito ou de cabeça?

Sempre achei que cantar lírico fosse como cantar mais fechado e popular mais aberto. Procede falar assim?

Achei tão interessante ver lírico em português, que diferente, nunca tinha visto! :happy:

Eu não costumo gostar de ópera (acho chato/irritante x.x), mas tem uns videos que eu gostei. Adorei "Pie Jesu - Charllote Church", muito bonito. Gostei também dos videos da Anne Sofie von Otter (Carmem). Procurei tradução e não achei, vocês tem? Não sei nada de francês. ;x

Mas o que eu gosto/gostei mesmo é de Celtic Woman (já tinha ouvido) e do video de Memory. Isso é belting? Esse tipo de canto eu acho lindo (é mais \'\'aberto"). *-*

Estranhei a voz da Simone (mais aguda do que o normal?), mas adorei a música.

Os videos que eu citei foram os que eu salvei pra ver mais vezes. :lol:

PS: Devo confundir quando canto liríco é ópera ou não, mas enfim.

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #92 em: 06/11/2009, 14:02 »
Vou ver se consigo responder algumas coisas, tá? O que vc nãp entender depois a Rose te explica ou eu tento explicar melhor.

Citação
E também aquela "tremida" com a boca.

Geralmente é vício mesmo. Em algumas notas mais agudas, eu acho que ajuda no vibrato, mas até onde eu aprendi isso não é correto fazer.

Citação
E (tô acabando, juro) qual a diferença entre horizontal/vertical e entre cantar de peito ou de cabeça?

Horizontal e vertical, pelo que eu entendi, é em relação a abertura da boca e ao formato dela na hora de cantar. Eu entendi seu raciocínio em relação ao canto popular e lírico - a impressão que passa é essa mesma. Mas não é bem assim. No canto lírico, por exemplo, não dá pra fechar a boca demais, por uma questão de dicção, colocação de voz, projeção, etc. Eu não canto lirico, mas até onde eu sei a boca é mais arredondada (como de bocejo). A diferença entre voz de peito e de cabeça é em relaçao a ressonância da voz. Naturalmente a voz mais aguda "vai pra cabeça", e a voz mais grave pro peito. Imagina agora uma pessoa cantar essas notas que naturalmente "váo pra cabeça" em voz de peito. Bem complexo, deixa a Rose te eplicar essa! hahaha

Citação
Achei tão interessante ver lírico em português, que diferente, nunca tinha visto!

Exatamente porque o português é uma lingua mais "aberta" é que fica mais dificil de cantar. Eu acho mais dificil cantar portugues em qualquer tipo de música... :yay:

Citação
Adorei "Pie Jesu - Charllote Church", muito bonito.

Essa versão não é tão ópera assim, né. É bonito de qualquer jeito, aliás.

»deixei a da coloratura pra Rose responder. Não sei explicar, mas sei identificar numa música. É como se fossem várias notinhas (semitons, por exemplo) cantados rapidamente, como um "melisma" - só que na musica erudita... bem, deixa a Rose mesmo!
All things are lawful for me, but I will not be brought under the power of anything.

Desligado .NaninHa.

• Flooder
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #93 em: 07/11/2009, 15:28 »
Não expliquei bem, mas entendi o que é colocatura. ;D

Eu nunca entendi essa de ir pra cabeça ou de ir pro peito. o.õ

Ah, por isso que coloquei ali embaixo que não sei diferenciar tão bem o que é ópera e o que é apenas canto lírico.

Vi em algum lugar que ópera e canto lírico era a mesa coisa, desconfiei... Oo

Tipo, Carmen é ópera, os dois videos da Charlotte são canto lírico sem ser ópera. Acho que é isso, né?

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #94 em: 08/11/2009, 16:12 »
Na verdade, a técnica que a Charlotte usa é um pouco diferente - dá pra perceber o uso menos frequentes de vibrato, por exemplo. É bem parecido com o tipo de canto de quem tá aprendendo (um exemplo prático: Simone Simons no primeiro álbum do Epica). Canto lírico é o termo geral, aliás. Ópera é a peça teatral com canto lírico. Quer dizer, eu posso cantar lírico uma música qualquer - mas ópera só se for uma peça mesmo (acho que é isso mesmo! nunca tinha parado pra pensar nisso hahaha).

Citação de: \"Naninha\"
Estranhei a voz da Simone (mais aguda do que o normal?), mas adorei a música.

Ela nunca cantou muito grave na verdade. Mas essa música tá realmente mais aguda que o normal, principalmente no refrão. Diz a Rose que ela canta um Láb4, o que é relativamente alto pra uma mezzo-soprano como ela (aliás, a nota não foi tão bem executada assim, mas a música em si é muito bela). :D

Desligado .NaninHa.

• Flooder
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #95 em: 08/11/2009, 16:26 »
Mas será que ela tá forçando a voz?

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #96 em: 08/11/2009, 16:42 »
Tá sim, o pescoço tá todo tensionado. Ela com certeza atinge a nota em estúdio, mas ao vivo ficou bem difícil né. Precisa de treino ainda (e quem não precisa, né?).

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #97 em: 08/11/2009, 20:51 »
Citação de: \"Perséfone\"
Agora, essa versão da Anna Moffo ficou linda. Gostei mais do que da Diana, não sei exatamente porque. Por fim, essa Tatjana me parece ter a voz mais leve dessas que você me mostrou. Típica soprano-lírica, né, muito brilho. Senti mesmo as coloraturas menos firmes.

Também gostei mais da Anna. =P A Tatjana me parece mais lírico-ligeiro que lírico, típico lírico seria a Damrau, com aquele vibrato e lalala. Mas num sei, num conheço a Tatjana. =P

Citação de: \"Perséfone\"
Acho que existe muita diferença em relação a técnica. Me falaram uma vez que quem canta lírico canta popular sem problemas, mas eu acho isso falso. A pessoa acaba ficando com "manias" que são muito difíceis de tirar, como o próprio vibrato. Cantar bossa nova, por exemplo, com vibrato demais fica terrível, né. O mesmo pro formato da boca, impostação, coisas assim.

Também acho falso. Assim, talvez cante sem problemas partindo do princípio de que não forçará a voz, as vogais estarão claras, etc. agora, verificando empostação e vibrato, muda muito.

A Sabah, uma cantora daqui (mas paraense =P), faz canto lírico há anos, e quando enveredou por este caminho do canto popular (porque o marido é especializado nisso e tal - Ney  Couteiro), ela diz ter sofrido um pouco pra se adaptar. No início, todos questionavam se ela fazia canto lírico, ela achava péssimo - percebeu que muito se dava pela forma de cantar lírico a MPB; ela mesma se adaptou, e, se você a ver cantando lírico, não imagina uma voz tão timbrada nos graves no canto popular. Eu amo a voz dela:

Canto popular:
http://www.youtube.com/watch?v=PrNKugS5L3s

Agora, dá pra ver que ela tem estudo. =P Num força a voz, nem nada.

Citação de: \".NaninHa.\"
O que é colocatura? Eu chuto que é tipo aquela \'\'brincadeira" com as vogais, quando fica repetindo a palavra "alleluja", cantando as vogais de jeitos diferentes, ou não? Confesso que não gosto muito, acho meio irrante, questão de gosto mesmo.

Coloratura "surgiu" ali pelo período barroco, em que instrumentos de sopros e cordas (violinos, violas, etc.) faziam notas rápidas acompanhadas pelos baixos contínuos (baixo, cravo e até cello). Essas notas rápidas já eram a evolução do virtuosismo, como a dinâmica era algo natural aos músicos, não especificavam coisas como crescendo e diminuindo, piano e forte, etc. nas partituras e, não havia aquela interpretação densa que vemos propriamente a partir do romantismo, o virtuosismo partia da técnica dominativa do instrumento. Daí, compositores, consideraram que poderiam fazer isso no canto (CHATOS! ¬¬), haha. E compuseram músicas com notas rápidas dignas de instrumentos como flautas, violinos, etc. só que, óbvio que no canto elas são muito mais difíceis, pois não exige somente agilidade, mas todo um aparato de precisão técnica; projeção, empostação, vogais e principalmente, respiração e sustentação. Pra você ter uma idéia; cantores deste período, tem-se relatos de que eles vocalizavam por anos antes de partir para o canto propriamente dito, coisa de 8 a 10 anos, por exemplo. Daí, tem-se uma idéia do quão fácil é fazer coloratura, haha.

Como nos períodos que se seguem, os compositores também amavam judiar dos cantores (Mozart! xD), a coloratura permaneceu por um bom tempo, mesmo que no romantismo ela não seja necessariamente tão usada, ela ainda aparece, ainda que um pouco tímida e contida; varia do gosto do compositor. Digo que gosto de coloraturas, porque admiro a pessoa que faz com precisão; virtuose. Mas, que não é lááá minha técnica predileta, mas ainda assim adoro. Coloraturas são difíceis sim, e variam da voz; há vozes que soam naturalmente fáceis em coloratura, daí classifica-se "soprano lírico-coloratura", por exemplo (caso da própria Diana Damrau), porém, eu amo músicas que exigem todo aquele aparato de conhecimento associado a sentimento, dignos de Schubert, Benjamin Britten, Duparc, etc. Gosto de todos os períodos, mas não dá pra ouvir só barroco/clássico sem sentir vontade de partir para o pós-romantismo em que a visão relacionada ao canto, mudou tanto. o/

E a mania de algumas cantoras líricas olharem pra cima? Sempre tive curiosidade de saber o porquê. :yay:
E também aquela "tremida" com a boca. Tipo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=n8g6Tqqc6DQ, dá pra ver bem no "ó" dela. Essas coisas são parte da técnica ou são vícios?

HAUHAUAHUAHUA xD

Num é que é mania, Nani, é que no canto lírico não há aquela interação com o público como no canto popular (salvo músicas que narram histórias e outras coisinhas, claro). No canto erudito, você praticamente veste um personagem e só se despe dele quando a música acaba (palmas) ou até a ópera, dependendo do caso. Quanto cantei "V\'adoro" tive que imaginar um César na minha frente e ficar olhando só pra ele - e olha que nem interpretei como queria, ainda. E gente, desculpa dar exemplos partindo de "mim" o tempo todo, é que uso isso até pra me auto-avaliar e reavaliar a peça/tradução, hauhaua. Mais um xD:

Por exemplo: na música que estou fazendo, uma canzonetta, é uma personagem adolescente apaixonada por um rapaz, que está tendo crises devido a tal paixonite; na dúvida se confessa ou não seu amor ao moço, "será que ele vai rir de mim?", "quanto o vejo me derreto toda e sonho com seus beijos", lala. Tipo, eu, tenho de personificar uma adolescente inocente (por volta dos 15 anos - naquele período era inocente, viu? xD - Stefano Donaudi, compositor) e sonhadora. Se eu visto este personagem, concorda que o público é um mero "público" na minha apresentação? Que posso olhar pra ele, mas não necessariamente, que ele esteja ali? Ou ele faz parte da minha peça (música)? Posso personificar a tal adolescente, olhar para alguém como que "imaginando ele", mas por puro teatro, enfim. Tu tinhas que ter visto meu colega cantando "Cobra Grande", de Waldemar Henrique pra ver a interpretação dele; parecia que a cobra tava ali na sala pra pegar agente de fato, haha. Logo, varia da música, do personagem a que se propõe a fazer; o cantor também é um compositor, ele pode dar uma nova visão a uma peça que é cantada a 500 anos devido a sua interpretação. E, isso tá mais ligado a árias e músicas que tratam de um personagem, em canção/canzonettas, você basicamente não interpreta corporalmente falando, tanto quanto numa ária, mas a idéia é a mesma, enfim.

E, não é certo tremer os beice! A Charlotte não é exemplo pra se tirar, ela prende as vogais no queixo. Crianças com tanta musicalidade como ela, são basicamente exploradas quando algum empresário descobre, daí, pra se cantar músicas pelo instinto como as que ela canta, o professor (ou seilá o que) acaba introduzindo "meios" de se fazer tais notas, técnicas para se conseguir um vibrato, etc. Isso é terrível. Sei o quanto é difícil tirar algo que se aprendeu a fazer errado ou, alguma mania que adquiriu - passo por isso sempre. Mas, Charlotte, tem voz linda, porém, não é canto-lírico, Nani, como bem disse a Persé. =*

Eita, isso sempre é complicado de entender, ainda estou em processo, idem. xD

Eu sei a diferença porque sinto, no canto, quanto minha voz soa no peito e quanto tá na cabeça. Mas, não é porque tá na cabeça que deixa de soar no peito, tipo; tem como você ter um desgaste vocal enorme e correr risco de calos vocais (e até perder sua voz) mesmo cantando lírico, que, de acordo com o que dizem muitos, não utiliza de "garganta", quase que mentirinha que não usa a "garganta". =P

A voz do peito geralmente é a nossa voz natural, a da fala (e, porque "geralmente"; porque tem gente que conversa empostado na cabeça naturalmente, tenho uma colega e professora aqui que são assim - magina a dificuldade que essa colega minha tá tendo pra sentir essa tal "voz de peito"...), que você usa pra conversar no seu dia-a-dia (e, muita gente também fala errado; diz que aprender a cantar, também é aprender a falar), é ar, mas nota-se nitidamente a adução das pregas vocais, mais que na voz de cabeça. A voz de cabeça, "praticamente", é uma voz que utiliza muito mais de ar (e controle do mesmo) do que da fisiologia do seu organismo, como também de empostação no fundo do palato mole (há controversas). Ambas exigem ressonância de peito, a diferença está que ao cantar, você sente uma mais embaixo (o peito "treme", haha) e a outra você sente na cabeça (na testa, no palato-mole, no ouvido, no nariz), daí a diferenciação. Ambas precisam de ar e empostação, ambas se utilizam da fisiologia/anatomina, ambas baseiam-se na respiração diafragmática, ambas saem pela boca, e ambas não estragam a garganta. O canto é algo maravilhoso, Nani, ainda tenho muito o que aprender; se lhe disser que sou intrusa num departamento de medicina da PUC (desde semana retrasada xD - amigos, são tudo! Haha), onde há cadáveres e peças pra se estudar anatomia/fisiologia, não repara; é porque tenho muito o que aprender sobre, viu. Logo, não tome isso aí dito acima como verdade absoluta.

Sempre achei que cantar lírico fosse como cantar mais fechado e popular mais aberto. Procede falar assim?

Basicamente, a grosso-modo, sim. Persé disse bem. o/

Gostei também dos videos da Anne Sofie von Otter (Carmem). Procurei tradução e não achei, vocês tem? Não sei nada de francês. ;x

Sou aprendiz de francês, haha (mas, três meses de aula, calma! xD).

Não tenho a tradução específica, Nani (aaa, é da Habanera ou Gympy Song?

Habanera:
http://www.youtube.com/watch?v=JK0G3cfwY3c

Gypsy Song:
http://www.youtube.com/watch?v=M72DzFwlkDg )

Mas sei um pouco da personagem: é praticamente, uma prostituta, que brinca com o amor dos homens - um, em específico, o personagem principal. Carmen é então, mulher que valoriza amores e paixões, mas não se apega a eles, tem uma vida de festas e danças, livre de conceitos morais. Me diz qual é a que você mais gostou que posso dar uma fuçada e achar a tradução (ou até falar com meu professor, enfim =D).

Mas o que eu gosto/gostei mesmo é de Celtic Woman (já tinha ouvido) e do video de Memory. Isso é belting? Esse tipo de canto eu acho lindo (é mais \'\'aberto"). *-*

Memory com a Elaine Paige é belting, as meninas do Celtic, tem uma que é belting sim (a esposa do regente/pianista - ela canta a música tema do filme LOTR, May It Be, da Enya), quanto as outras, elas mesclam entre técnicas do canto lírico, belting e algo meio próprio da cultura, acho.

Citação de: \".Naninha.\"
PS: Devo confundir quando canto liríco é ópera ou não, mas enfim.

É resumidamente o que a Persé disse mesmo: ópera é a cena cantada (peça, dramatização, etc.) e canto lírico, é a técnica do canto (que também é utilizado em ópera).

Tem também a diferença de musical pra ópera, que não se dá pelo canto lírico x belting, mas pela dramatização (enredo). POTO (Phantom Of The Opera) é uma ópera contemporânea de acordo com estudiosos, e não musical - pois musical, as músicas são independentes, e em ópera, basicamente, não. Por exemplo: o famoso dueto de POTO, All I Ask Of You, tem "Cristine" no meio da música, se você ouvisse essa música assim, do nada, entenderia seu contexto real sem olhar somente pelo fator romântico da peça? Tipo, porque "Cristine"? Quem é ela, o que faz, em que contexto a música está inserida? Agora, se ouvir Memory, ela sim, tem uma letra linda e uma gata desprezada a canta, mas dá pra você entender o que diz a música e ela não depende de um contexto narrativo tanto quanto All I Ask Of You.

Ópera, então, pode-se cantar árias dela, mas estas árias só serão realmente compreendidas se inseridas no enredo, você saberá muito melhor do que se trata se assistir a ópera.

E eu amo ópera, ai meu pai. Nani, acho que você pode ter mais contato com isso, porque uma vez lá dentro, tá perdida. xD Agora, convenhamos; ao menos aqui (Goiânia/Brasil), é praticamente impossível tanto contato assim. E ópera pode ter graça num vídeo, mas nem se compara com assistir ao vivo, gente, juro! Vi POTO e Cosi Fan Tutti ao vivo, e mesmo que esta última nem estava tão bem amadurecida (e foi cansativa demais por isso), ainda assim, o show ao vivo tem lá seu ingrediente adicional.

...somewhere...

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #98 em: 08/11/2009, 22:06 »
Bem, vou deixar aqui o link de algumas músicas folclóricas de Waldemar Henrique (porque citei "Cobra Grande" ali em cima né, acho que seria legal pra vocês escutarem):

http://rapidshare.com/files/304296017/1 ... e.mp3.html

http://rapidshare.com/files/304297803/1 ... a.mp3.html

http://rapidshare.com/files/304298892/1 ... _.mp3.html

http://rapidshare.com/files/304299763/1 ... _.mp3.html

E só termino o post dizendo que pra conseguir este CD (donde tirei essas músicas), foi uma dificuldade, viu! xD (porque, infelizmente, a música erudita brasileira não é tão valorizada pelos próprios brasileiros ¬¬ e daí, a dificuldade de achar gravação dessas músicas - e, não é puxando sardinha pro nosso lado mas, como temos músicas bonitas, nem imaginam! Estou caçando "Uyaras" de Alberto Nepomuceno - para côro feminino e solo, se achar, coloco aqui pra verem; lindo demais) Logo, o que estou passando pra vocês é coisa rara, haha. =P

...somewhere...

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #99 em: 09/11/2009, 10:57 »
Citação de: \"Rose\"
E ópera pode ter graça num vídeo, mas nem se compara com assistir ao vivo, gente, juro! Vi POTO e Cosi Fan Tutti ao vivo, e mesmo que esta última nem estava tão bem amadurecida (e foi cansativa demais por isso), ainda assim, o show ao vivo tem lá seu ingrediente adicional.

Totalmente! Eu sempre achei muito bonito, mas nunca tinha ido até uns 4 anos atrás. A primeira vez que eu fui foi pra assistir "O pescador de pérolas", de Bizet. Foi tão perfeito que eu fiquei simplesmente viciada... depois disso, assisti "Falstaff", de Verdi; "A Flauta Mágica", de Mozart; "Pelléas et Melisande", de Debussy; "Aida", de Verdi também.

Pra quem quiser ver algumas árias dessas óperas:

Pescador de pérolas -
http://www.youtube.com/watch?v=aU7OSEVd-a4

Falstaff -
http://www.youtube.com/watch?v=1JZoMc9qxNQ

Pelléas et Melisande (ária especialmente melodiosa) -
http://www.youtube.com/watch?v=lEUjQVueBAo

Aida (uma das óperas mais bem escritas de todos os tempos, acredito)-
http://www.youtube.com/watch?v=bNEu09pVD8E

A Flauta Mágica (uma das árias mais fortes de todas! muito conhecida, aliás)-
http://www.youtube.com/watch?v=C2ODfuMMyss

EDIT:
Ah gente, olha que bonitinho essa moça cantando Think of me:
http://www.youtube.com/watch?v=zOx0luNj ... re=related
Vozeirão!

Desligado .NaninHa.

• Flooder
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #100 em: 10/11/2009, 03:46 »
Ai, que vergonha, agora que vi que errei o nome. Dã, pra mim. Não é colocatura, é coloratura! :lol: (Mas é um nome complicadinho pra quem não conhece, né? Minha lingua enrola um pouco ao falar coloratura, haha).

Adorei as explicações de vocês, deu pra tirar minha dúvidas bem. É um assunto deveras interessante, apesar de eu ser uma mera curiosa, hahaha.

Eu adoro POTO, (vi uma referência na página passada ou retrassada e passei boiando, agora sei que é The Phantom Of The Opera! =D) deve ser lindo assistir ao vivo. *-*

A que eu gostei mais de Carmen foi Habanera. Mas se não for incomodar seria legal ver as duas traduções, mas de preferência Habanera mesmo.

Nem sei se aqui em Fortaleza tem ópera nos teatros, acredito que não. ;~ POTO nem deve ter passado por aqui.

Legal, vou dar uma olhada no material que vocês postaram quando tiver mais tempo. :D

Perse, Think Of Me nesse caso é de POTO? Adoro essa música.

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #101 em: 10/11/2009, 15:26 »
hahaha Relaxa! Eu também lia errado!

O chato daqui é que eu não tenho pessoas a quem recorrer quando eu quero saber de técnica de canto lírico, porque minha professora é formada em canto popular. Ela até sabe alguma coisinha, mas é diferente. Eu morro de vontade de fazer canto lírico, sério! Tem dias que eu penso seriamente eu sair procurando uma outra escola de música (apesar de eu adorar a minha!), um conservatório, algo assim. O meu medo é eu descobrir que eu não sirvo pra isso hahaha Eu tenho um probleminha de afinação, canto erudito ajuda essa percepção, né?

Citação de: \"Naninha\"
Perse, Think Of Me nesse caso é de POTO? Adoro essa música.

É sim. Uma das mais belas de POTO! =)

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #102 em: 10/11/2009, 23:37 »
Escrevi colocatura aí também, Nani, relaxa! xD

Persé, e eu que quero fazer canto popular? HAHA

...somewhere...

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #103 em: 11/11/2009, 17:11 »
Vamos trocar de lugar por um mês! Você vai ter que se acostumar com muito público e interações ao vivo... pode ser? :P

Falando nisso, você tem costume de cantar ao vivo? Eu faço algumas apresentações por ano desde que eu comecei a cantar (o que tem uns 4 anos). Gosto demais, mas ainda sou meio tímida. Difícil controlar o diafragma ao vivo! hahaha

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #104 em: 13/11/2009, 01:15 »
Boa idéia! xD Agente trocar de lugar cada mês, haha. E de aulas, e de tudo. Tô dentro! =P

Menina, eu só canto ao vivo. O.o Assim, nos casórios, é sempre ao vivo. Apresentação pra noivas, idem. No coral da orquestra sinfônica, idêntico. Recitais de canto lírico, igualmente. Um novo grupo/quarteto vocal que eu e amigos estamos montando (pensando até em fazer música atonal/moderna/iupi!), semelhantemente. xD

Ao vivo a música parece ser "viva", num sei explicar, é coisa de louco varrido (músico xD). Sou muito mais música ao vivo, logo, acabo que só tenho trabalhado assim. Agora, nisso, tudo pode acontecer; talvez, daí aquele gostinho a mais em ver pessoalmente um show, uma apresentação, um recital, etc. Meu, se sair "u óó", péssimo, porém, se sair "u arrasowww!!" xD foi de verdade, via aparelhagem não tão boa (que não disfarça erros) ou não; é mérito.

Performance solo em palco, é mais raro à mim, Persé, mais nos recitais de canto lírico mesmo, que acontecem semestralmente. Nestes, sinto um peso master em mim além do público; de todo o histórico das aulas, tudo o que foi estudado para o tal recital. Essa tensão parece dificultar um pouquinho as coisas, provida pelo próprio fator da responsabilidade, que acarreta compromisso e "ponto x" a ser alcançado. Parece que errar é inadmissível. Daí, isso me complica e posso ficar nervosa e não ter absoluto controle sobre as minhas competências. Porém, tenho trabalhado mais essa questão do nervosismo, que tem poder de destruir-nos mesmo. =P

Já levei uma bronca indireta que me fez refletir um bocado sobre este quesito. Agora, preciso de um palco pra praticar performance de palco e seilá, me acostumar com a idéia de público além do resto; fazer o que?

...somewhere...