Autor Tópico: Canto e Técnica Vocal  (Lido 5588 vezes)

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
Re: Canto e Técnica Vocal
« Resposta #105 em: 13/11/2009, 10:55 »
Citação de: \"Rose\"
Performance solo em palco, é mais raro à mim, Persé, mais nos recitais de canto lírico mesmo, que acontecem semestralmente.

Ultimamente eu tenho cantado só assim. Eu acho muito tenso! Dá uma vergonhinha de todo mundo olhando pra vc e te ouvindo cantar... eu gosto muito de cantar, mas quando é assim eu fico mais receosa. Agora, com banda eu acho bem mais divertido. Fico bem mais solta, a voz fica até melhor. Bom mesmo é quando eu toco rock com os meninos da minha escola: uma vez tocamos Sweet Child o mine, do Guns, e foi um máximo! hahaha

Semana que vem eu vou cantar (solo) e outra música com minha irmã no violão. Vais er bacana! =D

Citação de: \"Rose\"
Já levei uma bronca indireta que me fez refletir um bocado sobre este quesito. Agora, preciso de um palco pra praticar performance de palco e seilá, me acostumar com a idéia de público além do resto; fazer o que?

Como assim bronca indireta?
All things are lawful for me, but not all things are expedient.
All things are lawful for me, but I will not be brought under the power of anything.

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #106 em: 15/11/2009, 22:13 »
É que, no último master-class que participei, tinha uma colega lá, que estava tão, mas TÃO nervosa que não conseguia ter controle sobre si mesma para cantar, ela foi conseguir emitir algo mais tranquilamente sonoro no último dia de aula (coisa de 4 dias depois). Nesse interim, o assunto entrou em questão e a professora falou que, se não tivermos controle sobre essas emoções, a música não seguirá o caminho a que se propõe e nem agente, e meio que deu uma bronca mesmo na garota - mas ela melhorou.

Daí, o "bronca indireta", porque, num lembro de ter ficado tão nervosa quanto ela, mas já fiquei e percebi que meu rendimento caiu deveras, talvez não tão perceptível para leigos.

...somewhere...

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #107 em: 17/11/2009, 17:36 »
Eu fui uma vez numa master-class de canto lírico, achei MUITO TENSO; sério, se eu tivesse algum estudo de canto lírico eu acho que não teria cantado, só se me obrigassem. Esse lance de alguém te avaliando na frente de todo mundo é... terrível. Minha professora cantou pra professora que estava dando o master-class, e ficou muito nervosa tadinha. Acabou desafinando em uns trechos, de puro nervosismo. Muita coragem cantar assim!
All things are lawful for me, but I will not be brought under the power of anything.

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #108 em: 17/11/2009, 23:52 »
Isso é. Considero master-class o melhor aprendizado pra desenvoltura no palco, haha; porque além de se estar cantando pra um monte de gente, se está sendo avaliado e corrigido na frente de todos. =P

Eu pretendo participar de um monte! xD

Aaa, Persé, consegui um vídeo com a Maria Venutti, a professora deste master-class que citei. Neste vídeo ela tá corrigindo um colega meu, que cantou Schubert, é bem curtinho, mas dá pra ver o vozerão dela (que está com 63 anos! O.o):

http://www.youtube.com/watch?v=5nlw5mvb ... re=related

Olha esse pianíssimo! Que raiva. ¬¬

E este é de uma das meninas que apresentou, do RS (cursa licenciatura em canto na faculdade de lá) e participou do master-class com agente:

http://www.youtube.com/watch?v=kgxArGFj ... re=related

Acho a voz linda. =D Não tenho mais vídeos, na próxima eu vou filmar as aulas, tem muita coisa interessante que é bom guardar. ^^

...somewhere...

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #109 em: 18/11/2009, 18:19 »
OLHA O PIANÍSSIMO DESSA MULHER! Foi lindo, Rose! A master-class que eu fui foi de uma soprano spinto, então você consegue imaginar o vozeirão que ela tinha, né? Ela tinha uma projeção que me dava... medo. Muito doido. hahaha  =D

Ah, e essa Jayna? Bela voz! Soprano lírico? Essa música do villa-lobos me lembra muito uma de algum desenho, acho que Anastasia. Não parecia uma master-class, depois a avaliaram?

Falando em Villa-lobos, você sabe algum site que tenha todas as músicas dele? Eu não consigo achar. Tem uma dele que eu adoro, mas não consigo lembrar o nome!

Dia 30 eu vou fazer um pocket show! uhuuul, tô animada!
Todos estão convidados! hahaha

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #110 em: 18/11/2009, 23:54 »
Não, num era o master-class mais não. É que os alunos que participam das aulas, fazem um recital depois. =P Esse aí é o auditório da EMAC - UFG (escola música e artes cênicas). Mas eu não quis participar, porque dava num domingo, de tardezinha, e a semana já tinha sido deveras puxada pra mim.

Acho que ela é soprano lírico sim, voz encorpada, né? o/

Sobre Villa, não conheço site que tenha a íntegra dele nem em partitura, nem em gravações. Olha, vou te passar dois que sempre vou seja pra consultar, seja pra baixar, que considero esplêndidos. =D

http://www.grude.ufmg.br/musica/cancaobrasileira.nsf

Este, deixa no site somente informações sobre o acervo. Mas, este link:

http://www.grude.ufmg.br/musica/cancaob ... enDocument

São várias canções de Villa, tipo, tem o nome do intérprete, da gravadora, etc. Já ajuda, caso queira procurar pra baixar ou comprar, dependendo.

E, este, que é um dos meus favoritos EVER:

http://maisumadofalsario.blogspot.com

Esse blog é simplesmente O enfarto! xD HAUHAU Desça a página e repare bem no nome do povo no cantinho direito =D - são músicas do/com tal compositor/intérprete/lalala. Fora os blogs associados também (tem um só de música brasileira, excelente!). Sobre Villa-Lobos, vou facilitar um pouco, rs:

http://maisumadofalsario.blogspot.com/s ... illa-Lobos

E não é só mp3 de canto, este. Ele é cuidadoso, coloca capa, até libreto, etc. Amo. ^^

Esses sites me são doloridos porque ao mesmo tempo que não tenho toda essa "virtude" pra conseguir arquivar tudo, não tenho tempo nem ouvidos pra tanto. xD

...somewhere...

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #111 em: 19/11/2009, 16:34 »
Lembrei! Eu tava confundindo com a música "Acalanto da Rosa", Claudio Santoro com versos de Vinicius. Nada a ver! hahaha É que falou em música erudita com letra em português e eu confundi tudo... =P  Vale a pena ouvir, de qualquer forma!

Vou salvar todos esses sites aqui! Brigada!

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #112 em: 20/11/2009, 17:25 »
"Acalanto da Rosa" é linda! *-* Eu e um amigo estamos fazendo uma versão em dueto no grupo. =D Você já cantou essa, Persé? E, num fica confiante que, convidando o povo do forum pra ir te ver cantar, isso vai ser totalmente inviável, hahaha. xD

Por agora, minha escola entrou em reforma ¬¬, e daí, ficarei sem aulas até o recital em dezembro (se houver!). Estou praticando vocalises sozinha, tem um que aprendi que é ótimo pra colocar a voz certinha nas vogais, depois coloco aqui, se quiser.

A propósito, dica: melhor site, pra se comprar coisas relacionadas à música, que a Musimed e Irmãos Vitale, não há. =D Lógico que minhas condições não permitem abusar, mas de tempos em tempos compro algo, haha.

...somewhere...

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #113 em: 20/11/2009, 20:42 »
Posta o exercício! Tô precisando de um assim! hahaha

E eu nunca cantei Acalanto da Rosa, tá doida? Não tenho preparo pra tudo isso. Quem sabe se eu tentasse uma versão "popular"... ainda não tinha pensado nisso. Mas ficaria horrível eu cantando todas aquelas notas em voz de cabeça, eu teria que me esforçar pra colocar no peito. Iria ficar parecendo que eu tô miando, sei lá. Uff.

Eu não tenho costume de comprar coisas pela internet =/
Mas quem sabe esse site não me anima...

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #114 em: 20/11/2009, 22:15 »
Acalanto num é aquela "dorme a estrela no céu, dorme a rosa em seu jardim, orme a lua no mar, dorme o amor dentro de mim..."? Bah, pra mim você canta de boa. =P A letra é linda, idem. ^^

Olha essa gringa cantando:

http://www.youtube.com/watch?v=RTFTPII3 ... ded#at=119

xD Assim, a voz é linda, mas, lembra quando dissemos que português é "U ÓH!"? xD

O vocalise é até aparentemente simples, querida. Assim, ele mantém a mesma nota, apenas falando as "sílabas", como se fosse uma procissão, as "sílabas" são:

"água-éva-êta-ivo-óleo-ôvo-uva" (a acentuação é mais pra você sentir como deve falar as vogais mesmo)

Isso assim, é difícil de falar com voz empostada. Num pode sentir muita diferença no formato da boca ao falar todas elas, mas deve-se ouvir claramente todas as vogais. E daí, você vai subindo de meio em meio tom, até o que acha que consegue e depois, desce de meio em meio tom de novo ao ponto de partida, que pode ser um lá2 ou si2. A velocidade é você quem comanda (o apoio), quanto mais lento e ligado, mais domínio você está tendo.

...somewhere...

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #115 em: 20/11/2009, 22:26 »
Nossa, é mesmo! Ela não faz várias das vogais abertas. Fica mais fechado mesmo. Ficou bonito, mas aquelas vogais... Vou tentar cantar ela em voz "normal". Quem sabe sai alguma coisa! =)

Citação
O vocalise é até aparentemente simples, querida. Assim, ele mantém a mesma nota, apenas falando as "sílabas", como se fosse uma procissão, as "sílabas" são:

"água-éva-êta-ivo-óleo-ôvo-uva" (a acentuação é mais pra você sentir como deve falar as vogais mesmo)

Isso assim, é difícil de falar com voz empostada. Num pode sentir muita diferença no formato da boca ao falar todas elas, mas deve-se ouvir claramente todas as vogais. E daí, você vai subindo de meio em meio tom, até o que acha que consegue e depois, desce de meio em meio tom de novo ao ponto de partida, que pode ser um lá2 ou si2. A velocidade é você quem comanda (o apoio), quanto mais lento e ligado, mais domínio você está tendo.

Eu nunca fiz nenhum exercício com a voz impostada. Isso é bem pouco usado em canto popular, na verdade. Só quando a nota aguda ou grave estão saindo "fracas" e elas são necessárias na música (quer dizer, quando não dá mais pra mudar o tom), ou então pro estilo em que se canta (por exemplo, em alguns rock eu imposto a voz, mas NUNCA em bossa nova ou samba). Eu nem sei se faço certo, só sei que faço! hahaha De qualquer forma vou tentar esse daí no teclado daqui de casa. Ele já tá até empoeirado, não tô tocando nada nele ultimamente (não que eu saiba, mas pra treinar vocalizes mesmo).

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #116 em: 20/11/2009, 22:53 »
Acho que ficar cantando rock o tempo todo com a colocação do canto popular é até perigoso, acho que você acerta em empostar sim, =D.  

Canto popular eu meio que canto, mas mais pela percepção do que por aulas. Daí num tenho tanto o que falar... assim, por último, creio que uma colocação interessante me veio, mas não sei dizer sobre ela xD, é algo que percebi que esse povo que nem Beyoncé utiliza bastante pra cantar as notas mais agudas. =P Quando souber explicar o processo, falo; você já deve até saber qual é,  haha.

Bossa nova ou samba, creio que o que rola é cantar num tom confortável. ^^ Música brasileira (desse estilo) não é pra ficar esguelando ou coisa do tipo. =P Daí, se empostar tira todo o brilho, seilá.

...somewhere...

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #117 em: 22/11/2009, 11:31 »
Citação
Acho que ficar cantando rock o tempo todo com a colocação do canto popular é até perigoso, acho que você acerta em empostar sim, =D.

Exato! Eu sinto isso também, o esforço é maior. O problema é que as vezes eu imposto (ou emposto? sempre li com "i") mais que o necessário, aí fica meio exagerado. Nem ligo! hahaha Diziam que eu cantava igual aquela Vanessa do Emmerson Nogueira, já ouviu? Eu ficava toda metida - mas depois descobri que não tenha nada a ver, era só o estilo de cantar mesmo.

Citação
é algo que percebi que esse povo que nem Beyoncé utiliza bastante pra cantar as notas mais agudas. =P Quando souber explicar o processo, falo; você já deve até saber qual é, haha.

Não é uma nasalização das vogais? Eu sinto isso. Mas, bem, descobre e me conta hahaha

Desligado RoseblesseD

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #118 em: 23/11/2009, 01:57 »
Não conheço a Vanessa do Nelson Rodrigues, mas vou pesquisar. =P (e acho que é impostar mesmo)

É, um pouco nasalizado, mas devido à colocação mais \'aqui\', no \'fundo\' do nariz xD aiaia, ainda explico direito. Sei que uma vez fiz pra cantar rock, e não senti nada arranhando a garganta ou algo semelhante.

Tava revendo o artigo na Wikipedia sobre sopranos, e achei umas coisas muito engraçadas xD, veja:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Soprano_l%C3%ADrico

Citação de: \"Wikipedia.org\"
Nos Estados Unidos

Faz-se o uso da Classificação Soprano Full Lirico (Lyrics full Soprano), para designar as Sopranos Líricos que possuem um melhor registro médio e não apresentam agudos tão expressivos, utilizando-se da baixa emissão nas notas altas e com grande uso de voz de cabeça e falsetes. (Teoricamente seriam Soubrettes de voz mais encorpada e madura).

Exemplos:

* Madonna
    * Jennifer Lopez
    * Geri Halliwell
    * Lauryn Hill
    * Lara Fabian
    * Sarah McLachlan

xD

Assim, a Lara Fabian nem é americana, coitada. Muito menos Geri Halliwell. xD Quanto à Sarah e Jennifer penso que a proximidade da localização o fez colocar aí no meio (estilo semelhante ao praticado nos EUA também). =P

Acho que não dá pra classificar cantoras populares juntamente com Montserrat Caballé, por exemplo (vide lista das sopranos no final da página e esta). Dá pra confundir bastante a cabecinha de algum leigo ou aprendiz ou seilá. Tipo, você ver Maria Callas no "soprano lírico" juntamente com Jennifer Lopez não é nem ético, pra nem uma das duas (fora que até onde eu saiba, Callas foi dramático xD). E há uma diferença gritante entre a classificação do canto na Alemanha x EUA - quem editou a Germânia - abrangeu canto lírico; EUA - canto popular.  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Soubrette

xD

Kathleen Battle e Kylie Minogue nos exemplos... eita, disparate de estilos! =P

A propósito, sobre a Beyoncé, já reparou que ela sempre canta Halo ao vivo meio tom abaixo e, que naquela parte que ela vai no ré 2 (acho), na gravação do cd, ela sempre faz uma oitava acima ao vivo? xD Pra mim ela canta bem, mas não é esse fenômeno todo não - claro, nada tocante à fama e poder. A menina que ganhou o american idols, que contracenou em "Dream Girls" com ela canta muito mais. =P

...somewhere...

Desligado Perséfone

• Unforgettables
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #119 em: 24/11/2009, 17:33 »
Eu morro de raiva toda vez que leio algumas coisas desse tipo! Principalmente porque falta um fundamento básico na classificação de vozes: em canto popular NÃO SE CLASSIFICA VOZES! Não há necessidade nenhuma. hahaha

Eu gosto demais da Beyonce; baixei o "I am...Sasha Fierce" e gostei demais das baladinhas. A B. tem uma voz muito potente, uns agudos muito bonitos, mas ela de fato não é excepcional - por exemplo, os graves dela são bons em estúdio, mas ao vivo não. Os agudos dela ao vivo parecem que nem são exatamente "em voz de cabeça", parece um falsete feminino (?). Mas ela é muito boa naquilo que ela se propoe a fazer - cantar, dançar, interpretar. Além de ser muito simpática. =P

ps.: é Vanessa do Emmerson Nogueira! hahaha