Autor Tópico: Shisha  (Lido 3225 vezes)

Desligado ~Leandro

• Camila *.*
  • Já é de casa
  • *
    • MSN Messenger - leandro.lc2007@yahoo.com.br
    • Ver Perfil
    • Email
Shisha
« em: 27/01/2008, 19:04 »
Arguile, Shisha ou Narguilé, Uma Baforada de História

Uma das tradições mais antigas da Turquia é o narguilé (hookah ou shisha, como é conhecido no Egito), que homens e mulheres têm imenso prazer em fumar.  O narguilé iniciou toda uma nova cultura que durou por muitos e muitos anos.  Até hoje o narguilé oferece divertimento a uma diferente casta de fumantes.

O utensílio original veio da Índia, primitivo e feito com a casca do coco.  Sua popularidade se estendeu até o Irã e, de lá, para o resto do mundo Árabe.  Foi na Turquia que esta forma diferente de fumar completou sua revolução e não mudou seu estilo pelos últimos cem anos.

O narguilé se tornou um ritual muito importante nas lojas de café, fazendo sucesso na Turquia, por volta dos tempos de Murat IV (1623-1640).  O prazer que os fumantes obtinham através desse simples mas belo aparato era incrível.

Regras foram criadas até mesmo para acender o cachimbo, e se um fumante profissional visse qualquer pessoa fazendo isto de forma incorreta, logo faria a repreensão:  "Faça um favor ao sagrado narguilé e a você mesmo, e apague os carvões soprando-os."  

O narguilé consiste de 4 peças:
* AGIZLIK (bocal)
* LÜLE (topo do narguilé)
* MARPUÇ (o cano)
* GÖVDE (corpo do cachimbo, que é preenchido com água)

Todas as peças eram produzidas por artesãos.  O jarro de vidro onde colocamos a água, geralmente era decorado com motivos florais.  Alguns feitos em prata e outros em cristal. Os bocais de âmbar, não continham germes.

Nem todos os tabacos eram qualificados para o uso no narguilé e apenas o escuro, importado do Irã, encontrava preferência entre os usuários do narguilé.  Este tabaco era lavado muitas vezes antes do uso e era extremamente forte.  Só se usava carvão feito de carvalho sobre esse tabaco.  Alguns fumantes profissionais usavam certas frutas como cerejas ou uvas no seu "goude", apenas para apreciar o movimento que elas criavam na água.  Outras pessoas apreciavam adicionar suco, romãs, ou óleo de rosas para dar sabor a sua água.

Os fumantes de narguilé detestavam que alguém acendesse cigarro no fogo do seu narguilé, pois sentiam que isso atrapalhava o ritmo do queimar do carvão.  Era visto com grande desdém tal ato e quase ninguém ousava transgredir as regras.

O nargile foi tão popular e na moda com as mulheres de elite do século XIX e início do século XX , que se tornou "in", ser fotografada com um narguilé.  Se a mulher quisesse ser uma anfitriã das melhores, deveria ter um narguilé preparado, pois essa atividade tinha um lugar de honra nos chás de tarde e encontros intelectuais.

Como a maioria das coisas do passado, com a disponibilidade dos cigarros, o narguilé entrou em declínio.  Mas inda hoje é possível encontrar um tipo especial de fumante que só encontra prazer fumando narguilé.

fonte: Turkish Daily News 3/3/1997

Os árabes fumavam a shisha acreditando que a água "purificaria" sua fumaça, e por isso ela não seria tão prejudicial. É um ritual bastante comum nas arábias o uso do narguilé.
Aqui na minha cidade passou a ser muito comum fumar shisha, principalmente entre os jovens de 16, 17 anos. Eu e meus amigos compramos uma, e fumamos com frequência. Não é algo pesado e tão prejudicial a saúde, embora há quem afirme que uma sessão de 20 minutos fumando shisha equivale a fumar 20 cigarros. Agora estão tentando proibir o uso da shisha para menores, mas dificilmente conseguirão. Ela é muito vendida em shoppings e bastante consumida em bares e casas de shisha.
Alguém aqui já fumou shisha ou já ouviu falar?
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por ~Leandro »
"Quando te vejo não saio do tom. Mas meu desejo já se repara. Me dá um beijo com tudo de bom e acende a noite na Guanabara..."
Pra Camila, minha eterna Rainha.

Desligado ~Leandro

• Camila *.*
  • Já é de casa
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
Re: Shisha
« Resposta #1 em: 05/12/2009, 10:48 »
Nossa depois de dois anos alguém postou haha
Eu fumo bastante. Menta é o melhor. Ah, e adoro o de côco, é muito bom. Outro que eu gosto bastante também é o laranja.
« Última edição: 05/12/2009, 10:48 por ~Leandro »
"Quando te vejo não saio do tom. Mas meu desejo já se repara. Me dá um beijo com tudo de bom e acende a noite na Guanabara..."

Desligado Saint Killer

• Unforgettables
  • *
    • MSN Messenger - mila.aulait@hotmail.com
    • Ver Perfil
« Resposta #2 em: 07/12/2009, 10:41 »
Sou bem radical quando o assunto é "fumar" pra mim é tudo a mesma coisa.
Destesto....

Desligado ~Leandro

• Camila *.*
  • Já é de casa
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
« Resposta #3 em: 09/12/2009, 18:47 »
Não tenho certeza, mas acho que não. Há muitos alertas sobre o uso exagerado do Narguile, mas acredito que há certo exagero, principalmente porque o pessoal que fuma geralmente tem entre 16 e 20 anos. Eu fumo há uns 3 anos já, e acho que nunca me fez mal. No máximo uma dor de cabeça momentânea quando fumo por muito tempo e bebo ao mesmo tempo. Vai de cada um também de não tornar isto um vício.

Citação
Sou bem radical quando o assunto é "fumar" pra mim é tudo a mesma coisa.
Destesto....

A vantagem do Narguile é que ele não torna a pessoa dependente como o cigarro e também não deixa aquele mau hálito horrível. Além do mais não é algo que se vá fumar em qualquer lugar (como cigarros), geralmente fumamos só em festas ou na casa de alguém, até porque dá uma fumaça terrível (mas que não é aguniante como a dos cigarros).
« Última edição: 09/12/2009, 18:50 por ~Leandro »

Desligado Thief

• Quase lá
  • *
  • Caught in a Bad Romance
    • Ver Perfil
« Resposta #4 em: 10/01/2011, 00:27 »
Não vejo vantagem nenhuma nisso.
Não tenho certeza, mas acho que não. Há muitos alertas sobre o uso exagerado do Narguile, mas acredito que há certo exagero, principalmente porque o pessoal que fuma geralmente tem entre 16 e 20 anos. Eu fumo há uns 3 anos já, e acho que nunca me fez mal. No máximo uma dor de cabeça momentânea quando fumo por muito tempo e bebo ao mesmo tempo. Vai de cada um também de não tornar isto um vício.

Como se a cirrose ou o câncer de pulmão aparecessem de um dia pra noite...
« Última edição: 20/02/2011, 00:09 por Thief »
Nunca vi algo tão lindo...