Eu já vejo o oposto. Acho que eles ficaram muito foi na segurança quando se trata do TOD. Tudo bem que nunca ouvi o álbum inteiro, mas ouvi Lithium, CMWYS e Snow White Queen* e alguma outra saibaqual. E eu, particularmente, percebo um padrão na melodia e harmonia das músicas. Parece mais que eles permaneceram na zona de segurança desse rock mais simples, eu diria (grr, não gosto de classificar como New Metal ou whatever), ou esse "toque de gravadora", como tu mesmo disse. As melodias do Fallen foram melhor trabalhadas, na minha opinião. Se teve algo de diferente no TOD, eu diria que a Amy parece ter se aventurado mais no piano ao longo das músicas (qeu não tenham o piano como principal instrumento), porque os riffs de guitarra são muito parecidas.
Mas, de novo, acho muito difícil comparar Evanescence pré-TOD e TOD. Não é a mesma banda, só restou a Amy (ok, no começo do TOD ainda tinha o Rocky e o John, mas não tinha mais o Ben, que teve mais influência que o Rocky e o John juntos). E acho que a voz dela me faz ter dificuldade em separar o Fallen do TOD, ambos álbuns com "toque de gravadora". Agora a diferença com o pré-Fallen é bem grandinha, viu.
E também é bem fácil perceber como a preferência por um álbum vai do que ele representou. Digo, eu prefiro o Origin, talvez por causa da época que eu ouvia - embora eu ache que tenha mais a ver com a musicalidade mesmo -, o Aslan prefere o Fallen, tu o TOD. Tem um padrão aqui. =p
*OK, fui ouvir e percebi que era uma das quatro que eu conhecia do álbum. E não consegui perceber som de cigarrinha. Aliás, achei os riffs muito parecidos com alguma do Fallen que não consigo apontar o dedo pra qual, mas a sonoridade é bem familiar.