Ou seja: o que me irrita sobre Legião, é todo o alarde que as pessoas fazem em cima de uma banda digamos por sinal, comum e até não-original (sim, nunca vi lá-grande-coisa nesta banda, mas isso não me fez desgostar, agora, falta de originalidade somado à alarde sensacionalista pode me fazer desgostar por completo =S).
só lamento. podes ficar irritada, então. quem é fã de Legião Urbana, mesmo, normalmente não fala muito sobre a banda. espera as pessoas perguntarem. mas quando criticam a banda, tem trocentos argumentos para defender... e defende! ninguém quer impor nada, tampouco estabelecer a razão. gosto é gosto, e cada um tem o seu. mas falar que Legião não tinha originalidade é o mesmo que dizer que Picasso também não o tinha, visto que usava pincéis, tintas e cores semelhantes aos seus antecessores. de certo que, também, teve influências dos mesmos.
Renato Russo não não pode ser considerado um inovador, mas sim, um aglutinador. um catalizador que pegava toda a "substância" exacerbada, não somente pela sociedade em que viveu mas também das antecessoras, e transformava em algo belo (arte), além de útil (conhecimento).
segundo o próprio: "_Sei que as vezes uso palavras repetidas, mas quais são as palavras que nunca são ditas?" ("Quase Sem Querer" - Legião Urbana - Renato Russo)
Quem conhece a biografia da banda, e de seus integrantes, sabe que eles tiveram várias fontes de influência, nunca omitidas. Interessante é que essas influências não se mostram em fases ou albuns distintos. oque pode mostrar, de certa forma, que Legião nunca teve, claramente, a intenção de copiar alguém. tampouco de ser original.
quanto a voz do Renato, bom... eu acho perfeita. um poderoso grave com um bom alcance nas agudas. e oque não alcançava na técnica, alcançava na força (oque eu mais admiro em cantores/as). isso rendeu algumas apresentações não muito felizes, bem como, algumas desafinadas legais. mas com a vida que levava, é bem provável que oque fazia era um esforço imenso.
não entendi muito, mas se o tal de brianb acha que Rentato não lia muito deve tentar investigar um pouco mais a biografia do cara. tá completamente errado!
bom, como o assunto meio que escapuliu da rota, vou colocar que acho que a Amy vai ser uma das cantoras que terá um bom tempo no mundo da música, mas não acredito que seja jamais esquecida.
vou dar uma olhada no tópico da Legião agora, e quem quiser discutir, estaremos por lá. indiferente de opiniões e gostos, acredito que Legião pode render um bom papo. muito proveitoso, inclusive. tenho até uma sugestão pra ti, RoseblesseD, mas só te digo depois de um post por lá! falous!!!