Eu achei as atuações brilhantes, mas as que eu mais gostei foram da empregada e do cara-malvado. Eles deram um show. o.o\'
AMEI esta cena também! o/ *-* (depois de tudo o que houve, para mim foi a melhor parte relacionada à vingança para com o capitão =P) O corte do lábio do capitão foi muito bem feito e a parte em que ele costura os pontos é agoniante mas ao mesmo tempo, ótima para nós espectadores. xD
tem muitas cenas violentas e chocantes, inclusive.
Verdade. A parte que a empregada corta o rosto do cara me deu MUITA agonia.
Idem. O.o A cena em que ele mata o filho do camponês na frente do pai à pauladas também; além de sentir agonia fiquei revoltada! ¬¬
Já a parte em que noticiam a morte da mãe foi chocante pela frieza com que deram a notícia - não sabendo o que aquilo representava para Ofélia naquele momento; fim de todas as esperanças dela devido já ter sido reprovada na prova do Homem Pálido - para mim foi um dos momentos mais dramáticos do filme.
Interessante é o quanto o diretor quis focar que o que a Ofélia via, o Fauno e tudo o mais derivado desse lado fantasioso do filme, era real. =D Não se tratava de visões dela ou de um problema esquizofrênico mas de uma realidade que cabia somente à ela ver - na parte em que ela está conversando com o Fauno segurando o irmãozinho no colo, somente ela vê o Fauno, o capitão não - alguns levaram em conta que se tratava de uma imaginação dela, somente. Em contrapartida, notamos que o giz, o capitão viu. =]
Esse é o ponto mais genial do filme, na minha opinião. Tudo pode ter sido uma forma que a Ofélia encontrou de fugir daquela realidade que vivia ou então o filme é mesmo de fantasia e tudo aquilo era "real".
Para mim também é o ponto genial do filme. *-*
Tudo é deixado de forma dúbia pelo diretor muito sutilmente e propositalmente, não tem como você tomar o filme somente pelo lado real ou somente pelo lado fantástico; de acordo com as cenas, pela lógica, não tem como você separar um do outro. o/
Que giz o capitão viu, Rose? o.o
Lembra quando o Fauno diz sobre a última prova para Ofélia? Depois dele já ter pego Mercedes e trancado a garota no quarto com um vigia na porta? O Fauno entrega um giz à ela. Logo ela consegue sair do quarto (se tratando da mesma forma de quanto ela saiu da casa do Homem Pálido) e quando entra no escritório do capitão para pegar seu irmão, ela deixa o giz em cima da mesa; o capitão vê o giz e o destrói.
Juntamente com essa parte, a cena da Andrágora também prova que as coisas pelas quais Ofélia está passando, não são somente surreais; quando ela coloca a Andrágora debaixo da cama, o médico simultaneamente entra no quarto e comprova de imediato a melhora dela. Quando o capitão descobre a Andrágora, ele a vê, juntamente com sua mãe que a joga no fogo e de imediato novamente, logo após a morte da Andrágora, a mãe começa a ter hemorragia e morre no parto.
Ou seja; como tudo isso seria imaginação de Ofélia se a mãe e o capitão conseguiram ver a Andrágora? E como seria imaginação também, quando ela consegue sair do quarto sendo que estava trancada e a porta vigiada? (somente com o giz do Fauno possibilitou isso) Aqui, nestas duas cenas, o diretor prova o lado espetacular do filme; não tem como alegar que as coisas que aconteceram à Ofélia, eram de todo imaginárias somente e nem alegar o oposto disso também. =D Enfim, neste filme prevalesce uma ambiguidade absoluta; AMEI isso nele *-*, com certeza, repentindo; é o ponto genial do filme MESMO Phantom!! o/ *-*
Nha, me deu vontade de ver ele de novo! xD