Eu concordo em parte com a Amy.
Nos Estados Unidos, quando você ganha um reallity show deste tipo, você tem chances no mercado. Mas você tem que estar disposto a cantar o que a gravadora quer, não o que você gosta. O que não acontece quando se começa independentemente uma banda.
Já no Brasil, eu lhe faço uma pergunta: me cite 5 cantores que venceram Ídolos, os Jovens Talentos do Raul Gil, entre tantos outros, e que são conhecidos, famosos e que cantam alguma música que preste? Pode haver um ou dois, mas 5 é difícil.
É isto que eu quero dizer: quando alguém ganha em um concurso como esse, tem a impressão de ter portas abertas no mundo da música, quando acontece o contrário. As gravadoras impõe o estilo ao artista, que quando não atinge sucesso com aquele tipo de música fica marcado no mundo da música. Você já viu algum desses que ganhou e que ficou famoso por um mês e sumiu voltar depois com um sucesso maior, ou até mesmo menor, mas sucesso?
Sinceramente o sucesso proporcionado pelos reallity shows (aqui no Brasil) não duram nada e acabam com a carreira do artista. Já no exterior a coisa funciona um pouco melhor. Kelly Clarkson e Carrie Underwood (isso?) são exemplos. Adoro as músicas da Kelly Clarkson, e acho que ela conseguiu atingir a fama duradoura. Porém são casos raros. Nunca generalize. Nunca.
Com todo respeito aos que discordam, e aos que amam reallity shows (que pra mim não passam de circos montados pra chamar telespectadores), essa é minha opinião.
;*