Definitivamente a Língua Portuguesa vem sendo assassinada cada vez mais e de formas mais cruéis (chegam a doer, às vezes...).
Eu não posso falar muito, sou meio suspeita, na realidade. Tenho a péssima (eu talvez nem tão péssima) mania de escrever tudo muito absolutamente correto (mesmo no Orkut e no msn, onde as pessoas muitas vezes abreviam palavras).
Eu vejo todo santo dia erros básicos que pessoas cultas cometem até com certa freqüência, como:
- xegar (chegar)
- quizer (quiser) - muita gente comete esse
- concerteza (com certeza)
- derrepente (de repente)
- encima (em cima)
Entre outros milhares.
Na faculdade, as pessoas vêm me pedir para revisar os textos a fim de garantirem o português correto. Isso quando não é o próprio professor quem escreve errado. =/
Há também coisas piores do que os mencionados acima.
Coisas terríveis mesmo, como:
- açacíno (assassino)
- crianssa (criança)
Entre outros.
A única coisa que posso fazer, por enquanto, é lamentar. Caramba, as pessoas saem da escola semi-analfabetas! O uso dos acentos, então, nem comento. É uma confusão com crase que não tem tamanho. Embora eu até perdoe a crase. Algumas pessoas consideram item difícil da nossa língua.
O que vem realmente matando o português é o maldito "internetês" ou "miguxês" (como diz a Ártemis! ^^). Para vocês terem noção, certa vez estava lendo uns trabalhos da escola da minha prima (14 anos) e peguei um que consistia na criação de uma revista. Deveria ter várias páginas, ilustrações e, principalmente, artigos. Matéria: português.
Eis que minha prima escreveu tudo sem pontuação, sem acento e em um espetacular "internetês". Quando li (digo, traduzi) a revista, perguntei a ela que nota a professora lhe havia dado. Sinceramente, eu esperava profundamente por um zero. Mas que nada! Ganhou um super DEZ com um "Parabéns!" escrito de brinde ao lado. Trágico? Muito! Contei à minha tia. Hoje minha prima estuda em outra escola, graças a Deus!