Autor Tópico: Fronteiras do Universo.  (Lido 2655 vezes)

Desligado Witching

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
Fronteiras do Universo.
« em: 28/01/2007, 15:40 »
Uma breve explicação antes:

Considerado, pela crítica especializada, como um dos melhores livros juvenis já escritos, essa trilogia recebeu diversos prêmios, como a Medalha Carnegie e o Britsh Book Award.
Essa obra representa, em termos conceituais, uma ruptura violenta na orientação moral e religiosa que C.S.Lewis estabeleceu, dentro da literatura britânica.
Uma história com muita ação, magia, personagens críveis e complexos, que vão evoluindo ao longo das experiências, fazem desse livro um sério candidato às telas de cinema.
Trilogia escrita pelo autor Philip Pullman.

Primeiro livro:

A BÚSSOLA DOURADA

Num mundo similar ao nosso, onde as pessoas nascem acompanhadas por seres chamados Daemons, com os quais possuem uma ligação íntima, Lyra, uma garota de 11 anos, que mora na Universidade britânica de Jordan, seu Daemon Pantalaimon descobrem uma trama mortal que a leva às terras geladas do Norte, para salvar as crianças que estão sendo submetidas a experiências cruéis.

Para guiá-la, ela conta com um aparelho de poderes relativamente desconhecidos: o Aletômetrro – o leitor da verdade.

Bruxas boas escassamente vestidas, religiosos perversos, crianças mal comportadas que são heroínas. A Igreja e a religião são duramente atacadas nesse livro. Pullman inverte todos os padrões de C.S.Lewis.

A FACA SUTIL

Um antigo relicário, uma faca que corta espíritos e passagens entre mundos está guardada na cidade de Cittàgazze, onde apenas espectros e crianças são livres para perambular. Lyra encontra com Will, um garoto que acabara de assassinar um homem, em nosso mundo.

É o menor livro da trilogia, embora seja ainda mais surpreendente que o anterior.

A LUNETA ÂMBAR

Ciência, religião, mundos alternantes, anjos rebeldes, bruxas, padres, espectros e toda sorte de criaturas estão envolvidos numa guerra que pode desmantelar toda a criação, movida por lorde Asriel contra deus. Lyra e Will atravessam os reinos dos vivos e dos mortos para tentar salvar o universo.

A despeito de ser o maior e mais complexo dos livros da trilogia, tem de ser lido num fôlego só.

FILME:

Fronteiras do Universo: A Bússola Dourada

(His Dark Materials: The Golden Compass, 2007)

Gênero: Aventura
Duração: -
Origem: EUA
Estréia - EUA: 07 de Dezembro de 2007
Estúdio: New Line Cinema
Direção: Chris Weitz
Roteiro: Tom Stoppard, Chris Weitz
Produção: Bill Carraro, Deborah Forte

Baseado no primeiro livro de uma trilogia escrita por Philip Pulman, "Fronteiras do Universo: A Bússola Dourada" é uma marcante aventura fantástica que tem seu desenrolar num mundo paralelo onde as almas das pessoas se manifestam como pequenos animais, ursos falantes travam batalhas e as crianças desaparecem misteriosamente. A protagonista da história é a jovem de 12 anos chamada Lyra, uma garota aventureira que parte numa viagem para encontrar e salvar o seu melhor amigo, Roger, e termina numa estimulante jornada para salvar, não somente o seu próprio mundo mágico, como também o nosso. No elenco de "A Bússola Dourada", está Nicole Kidman (ganhadora do Oscar pelo seu papel em "As Horas", que interpretará a primeira vilã de sua carreira, Sra. Coulter, uma socialite incrivelmente glamourosa e perigosa; Daniel Craig também contracenará com Kidman, vivendo um impiedoso aventureiro e erudito que possui um passado misterioso. A protagonista, por sua vez, é Dakota Blue Richards, uma estreante que participou de um teste na Inglaterra. A garotinha foi escolhida dentre 10.000 jovens entre 10 a 13 anos. Na equipe de atores, também encontram-se outras personalidades conhecidas como Eva Green, a eterna Isabelle de "Os Sonhadores" e par romântico do James Bond em "007 - Cassino Royale" e Sam Elliot, que já atuou em produções como "Hulk", "Fomos Heróis" e "Obrigado Por Fumar". O filme foi roteirizado por Chris Weitz, que teve acesso à trilogia de Pulman em 2000, quando estava realizando o longa "Era Uma Vez Um Rapaz". Weitz disse que se surpreendeu com a imaginação de Pulman e logo sentiu-se atraído pela adaptação. "Fronteiras do Universo: A Bússola Sagrada" é um filme que mistura fantasia com realidade que promete agradar o público em geral.

POSTER:

MINHAS CONSIDERAÇÕES:

Na MINHA opinião essa é a melhor trilogia já escrita, e dúvida que alguma a supere, é muito mais complexa que Harry Potter (o povo adora comparar) e menos maçante que O senhor dos anéis.
Comprei a trilogia no começo de 2006, e li os três livros o ano passado em um mês, e agora comecei a ler a Bússula Dourada de novo, e está sendo maravilhoso, Lyra é a melhor protagonista que eu conheci, ela é realmente o grande charme da trilogia, e não os coadjuvantes, e a melhor criação do Philip Pullman com certeza são os Daemons, que são as almas das pessoas em forma de animal, isso foi genial.
E no final do ano teremos o filme, e tem tudo para ser foda, por quê?
1-É a mesma distribuidora do Senhor dos anéis
2- E tem Nicole Kidman interpretando a vilã mais foda do mundo literário.

E aí alguém conhece essa maravilhosa trilogia?
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Witching »
bitch you come in my house you gonna eat my food the way i fucking make it.

Desligado Kate

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
    • Fugacidade Transitiva
(Sem assunto)
« Resposta #1 em: 28/01/2007, 15:51 »
Nunca li, mas já me apaixonei!!! *-*
Vou tentar comprar! Qual é a faixa do preço, mais ou menos?

E cara, é a Nicole Kidman!!!!
*adora a Nic*
*sentiu a intimidade?*

Quantas páginas aproximadamente têm os livros?
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Kate »

Desligado Witching

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #2 em: 28/01/2007, 18:45 »
Então Kate os livros são um pouco carinhos, acho por não ser uma série muito conhecida, mas quando lançarem o filme, creio que o preço irá abaixar.
Número de páginas:

A bússula dourada - 420
A faca sutil - 372
A luneta ambar - 576

Entra nesse site, lá os preços são mais baratos, e foi onde comprei os três livros: www.fnac.com.br.

Para quem quiser ver, aqui vai uma foto da Nicole Kidman e seu Daemon, ainda não é a arte final, pois o macaco é dourado, mas ficou foda.

http://www.nicolekidmanunited.invisionz ... topic=6422

FOTOS DO FILME:

http://kino-express.ru/stills/golden_compass

*que medo da Nicole*

http://www.bridgetothestars.net/movie/images/stills/

SITE OFICIAL:

http://www.goldencompassmovie.com/

da para escolher a linguagem em português, mas português de Portugal, o que é legal, pois da para ver as fotos dos personagens e ler sobre eles, alpem de brincar com o aletômetro, muito foda.

Desligado Kate

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
    • Fugacidade Transitiva
(Sem assunto)
« Resposta #3 em: 28/01/2007, 19:06 »
Fucei lá, tá entre 40 e 50 reais. Susse, até... tenho que economizar! XD~ Mas tudo bem, tem livro que eu quero que custa pra mais de R$60,00... então...

Parece mesmo muito legal.
Vou ver se consigo um na biblioteca, antes.

Diz aqui que o Philip Pullman também escreveu um livro chamado A BORBOLETA TATUADA. Não é da seqüência, é?

Desligado Witching

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #4 em: 28/01/2007, 19:11 »
Citação
Diz aqui que o Philip Pullman também escreveu um livro chamado A BORBOLETA TATUADA. Não é da seqüência, é?

Não, é um livro de mistério, não tem nada a ver com o universo das Fronteiras do Universo.

Desligado Aslan

• What's this, what's this?
  • Moderação
  • *
    • MSN Messenger - lucassoliguetti@hotmail.com
    • Yahoo Instant Messenger - lucassoliguetti@yahoo.com.br
    • Ver Perfil
    • http://soliguettiblog.blogspot.com/
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #5 em: 28/01/2007, 19:18 »
Caramba... Deve ser legal a história, vou procurar me informar.

Pena que é totalmente contraditório aos ensinamentos que Lewis procura passar nas Crônicas de Nárnia, que são tão bonitos... Atacar as religiões é atacar o fino laço de moralidade que ainda existe entre os humanos.
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Aslan »
Aslan

~§~

Desligado Witching

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #6 em: 29/01/2007, 14:37 »
Citação
Atacar as religiões é atacar o fino laço de moralidade que ainda existe entre os humanos.

Realmente ele ataca a igreja, mas é de um jeito muito bem explorado e argumentado, eu por exemplo adoro a obra do Lewis, e gostei do jeito que a religião entrou ali, mas do mesmo modo que gostei do modo que o Philip atacou a igreja, ou seja, basta entrar no clima, ninguém vai ficar mais ou menos religioso por causa disso, vai da cabeça de cada um.

Desligado Aslan

• Moderação
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #7 em: 29/01/2007, 19:23 »
Citação de: \"Witching\"
Citação
Atacar as religiões é atacar o fino laço de moralidade que ainda existe entre os humanos.

Realmente ele ataca a igreja, mas é de um jeito muito bem explorado e argumentado, eu por exemplo adoro a obra do Lewis, e gostei do jeito que a religião entrou ali, mas do mesmo modo que gostei do modo que o Philip atacou a igreja, ou seja, basta entrar no clima, ninguém vai ficar mais ou menos religioso por causa disso, vai da cabeça de cada um.

Não, quanto a isso, beleza. Mas acho realmente estranho um conto de fadas atacando (mesmo que elaboradamente) a "ética", digamos assim.
Aslan

~§~

Desligado GuiEssence

• Quase lá
  • *
    • MSN Messenger - guiessence@hotmail.com
    • Ver Perfil
    • http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=7161099518112905922
(Sem assunto)
« Resposta #8 em: 30/01/2007, 02:35 »
Gostei dessa trilogia

Acabei de baixar os livros, amanhã começo a ler

Só uma dúvida

O livro é do C.S. Lewis ou do Philip Pullman???

=D
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por GuiEssence »

Desligado Eduardomsc

• Tá indo bem
  • *
    • MSN Messenger - eduardo_msc@hotmail.com
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #9 em: 30/01/2007, 03:04 »
eh do Pullman,o Lewis nao iria atacar a propria orientação moral que ele passou neh ^^

parece ser mto interessante essa trilogia,vou procurar por aqui,pra ver se axo pelo menos pra alugar,leio rapido mesmo...
« Última edição: 31/12/1969, 21:00 por Eduardomsc »

Desligado Witching

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #10 em: 30/01/2007, 08:24 »
Citação de: \"Aslan\"
Citação

Não, quanto a isso, beleza. Mas acho realmente estranho um conto de fadas atacando (mesmo que elaboradamente) a "ética", digamos assim.

Na realidade ele ataca a Igreja, ou seja ela é a real vilã do livro, mas quem faz a Igreja são as pessoas, então... ele ataca a Igreja inquisidora, a igreja que falseia em nome de Deus, etc, e pra mim isso não é atacar a ética, pois na minha opinião o fino laço de moralidade que ainda existe entre os humanos é o respeito e não a religião, mesmo sendo cristão não me senti ofendido, mesmo as criticas tendo fundamentos.
Mas, vamos esquecer esse papo de religião, e voltar a obra, uma coisa interessante é a questão maniqueista do livro, apesar da luta bem x mal, no final vemos que todos são humanos, ninguém 100% bom e nem 100% mal.

Alguém uma vez me perguntou sobre a questão dos daemons, não entendeu o seu signficado, mas se aqlguém ainda não leu, aqui vai um spoiler:

Ele reprenta aquilo o que a pessoa realmente é, os daemons são as personalidades das pessoas, por exemplo se você está ansioso, mas não está demonstrando isso, o seu daemon está, ele começa a andar de um lado para o outro, fica inquieto, etc, eles são a nossa alma, o que somos por dentro, com certeza a melhor sacada do Philip Pullman.

Desligado Kate

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
    • Fugacidade Transitiva
(Sem assunto)
« Resposta #11 em: 30/01/2007, 08:27 »
Mas onde temos essa postura moral, ética e religiosa estabelecida por Lewis? Tudo bem, sou leiga nisso, só conheço as Crônicas de Nárnia (que estou terminando, finalmente), e lá não vi nada desse sentido (a menos talvez com o próprio Aslam...).

Não li o spoiler, mas vou ler o livro, com certeza! =]

Desligado Witching

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
(Sem assunto)
« Resposta #12 em: 30/01/2007, 08:58 »
Citação
Mas onde temos essa postura moral, ética e religiosa estabelecida por Lewis? Tudo bem, sou leiga nisso, só conheço as Crônicas de Nárnia (que estou terminando, finalmente), e lá não vi nada desse sentido (a menos talvez com o próprio Aslam...).

Nào sou um grande entendido de As crônicas de Nárnia, mas além do Aslam, e questão da personificação de Jesus, Judas e Adão e Eva, também não vejo muita coisa a mais, talvez o Aslan que é fã (ou fanzoide :P) possa nos ajudar.

E Kate leia sim, é muito bom. E o spoiler não é bem um spoiler, é mais uma explicação, pode ler tranquila.

Desligado Kate

• Quase lá
  • *
    • Ver Perfil
    • Fugacidade Transitiva
(Sem assunto)
« Resposta #13 em: 30/01/2007, 09:05 »
Você não deveria ter dito isso... instigou minha curiosidade, fui lá e li o "spoiler" HAsuahusahsuahsuahs!! xD~ Realmente, grande sacada do autor!

Quanto à Nárnia, aguardemos, então, explicações do nosso amigo Aslan.
Estou imaginando onde possam estar essas personificações. Eu havia sentido algo nesse sentido no livro, mas nunca parei para analizar. E agora você falou.... o.O\' Caraca, descobri a América! (ou apenas Nárnia).

Desligado Aslan

• Moderação
  • *
    • Ver Perfil
    • Email
(Sem assunto)
« Resposta #14 em: 30/01/2007, 21:08 »
Na realidade ele ataca a Igreja, ou seja ela é a real vilã do livro, mas quem faz a Igreja são as pessoas, então... ele ataca a Igreja inquisidora, a igreja que falseia em nome de Deus, etc, e pra mim isso não é atacar a ética, pois na minha opinião o fino laço de moralidade que ainda existe entre os humanos é o respeito e não a religião, mesmo sendo cristão não me senti ofendido, mesmo as criticas tendo fundamentos.

Tá, entendi teu ponto de vista. Apenas estranhei o fato! x)

Nào sou um grande entendido de As crônicas de Nárnia, mas além do Aslam, e questão da personificação de Jesus, Judas e Adão e Eva, também não vejo muita coisa a mais, talvez o Aslan que é fã (ou fanzoide ) possa nos ajudar.

Hahaha! Fanzóide? Então tá!

Bom, como você já disse, Aslam é a personificação de Jesus, mas numa forma figurada. Mas qualquer um percebe que é Jesus Cristo, principalmente no final de A Viagem do Peregrino da Alvorada, onde Lúcia vê Aslam em forma de cordeiro e quando ele diz à garota que ela precisa voltar para o mundo dela, onde ela continuaria mantendo contato com Aslam, mas sobre outra forma (no caso, Jesus).

O próprio Lewis disse que inicialmente não era seu objetivo inserir temáticas cristãs em seu livro, por isso não fica tão evidente, mas acabou ficando um livro alegórico, talvez devido à própria essência de CS Lewis. Alguns chegam até a dizer que As Crônicas de Nárnia são meios subliminares de passar valores pagãos, mas a maioria concorda que a obra seja um meio de, principalmente, evangelização. Alguns críticos apontam que a temática cristã em vários dos livros é tão sutil que dificilmente é identificada por leitores que não estejam familiarizados com elas, embora tal sutileza permita a penetração no público não cristão. Talvez por isso alguns não vejam essa temática cristã tão claramente.

Acho que já falei demais sobre Nárnia num tópico das Fronteiras do Universo, mas, vocês sabem, eu me empolgo! XD~
Mais informações no tópico das Crônicas de Nárnia! ^____^

GuiEssence, onde você baixou o livro? Me passa o link, por favorzinho?!
Aslan

~§~