#
12 Stones- o cantor Paul McCoy aparece em Bring Me To Life, canção ganhadora do Grammy de Melhor Performance de Hard Rock. Artistas da Wind Up Records que lançaram o segundo disco Potter\'s Field em agosto de 2004.
50 Cent (nome real: Curtis Jackson) - interrompeu o discurso da vitória do Evanescence no Grammy 2004 ao andar e posar no palco enquanto eles recebiam o prêmio Melhor Artista Novo. Amy Lee chama a atitude de 50 Cent de "momento Zoolander". Não é membro do Evanescence. Deve ser notado que Amy Lee e Ben Moody tocaram "Pimp"em seu show Reality Radio na Z100. Tocaram juntos em um show após o MTV Video Music Awards em Morrison, Colorado.
A
After Midnight - DVD não-autorizado agendado para lançamento no outono de 2004. Correm rumores que o DVD contém entrevistas desatualizadas com Amy e Ben.
Aguilera, Christina - Artista multiplatinada e prazer culposo de Amy Lee. Amy não aprecia sua imagem mas de vez em quando canta junto com Stripped para aquecer a voz antes de shows.
Alone - faixa q segundo rumores (falsos) teria sido gravada para a trilha sonora de Resident Evil 2. Segundo eles, a trilha sonora teria faixas de Avril Lavigne, Dido e Evanescence, e uma destas duas últimas seria o single principal do filme. A trilha sonora real contém faixas de Lacuna Coil, Killswitch Engage e The Used.
Anything For You - pouco se sabe sobre esta música, exceto que se trata da música mais rápida da banda em termos de andamento (N do T: mede-se isto em bpm ou batidas por minuto). Gravada durante sessões demo em 2001-2002.
Anywhere - Ben Moody tem o crédito de compor esta música para Origin. É a faixa 8 de Origin. Muitos EvBoarders acreditam que é uma ótima canção de matrimônio. David Hodges gravou backing vocals. Em uma entrevista pro EvBoard, Ben considerou esta uma das menos favoritas que ele já escreveu. A estória da versão cinema de Romeu e Julieta, com Leonardo DiCaprio e Claire Danes, é comumente considerada a inspiração desta música. Existe um outtake de David Hodges cantando o refrão horrivelmente. Se você tem sorte o bastante de possuir uma cópia original de Origin, o outtake de Anywhere não está no fim do CD, mas no começo. O único jeito de acessar o bônus é apertar Rewind durante a introdução de 30 segundos do CD.
Anywhere But Home - título do DVD oficial do Evanescence, contendo filmagem do show no Zenith de Paris em 25 de maio de 2004 (a moderadora Jux estava lá).
Aparições - Evanescence apareceu em vários programas de TV e filmes. Esta lista registra a maioria:
Bring Me to Life-2003 WWE No Way Out, Without A Trace (CBS), CSI:Miami (CBS), Tru Calling trailers (FOX), Mitsubishi commercial, Triple Crown Horse Racing, filme Demolidor (Daredevil)
My Immortal-reclames de Friends anunciando o final da série, WWE Tribute to Fallen Superstars 2003, Daredevil, Smallville (WB)
Going Under-NBA Basketball (ABC), Chinese mens gymnastics montage (NBC), The Grid (TNT), LAX (NBC), Enter the Matrix video game.
Hello-All My Children (ABC)
Taking Over Me-Making the Band (MTV)
Imaginary-The Village trailer
Everybody\'s Fool-The Tonight Show with Jay Leno (NBC)
Whisper-The Tonight Show with Jay Leno (NBC)
Broken-The Punisher
Ascension of the Spirit - primeira música instrumental gravada pelo Evanescence. Faixa 6 do EP Whisper/Sound Asleep lançado em 1999.
Awards (prêmios) - Evanescence é uma banda muito premiada. Uma lista quase completa dos prêmios ganhos pela banda até esta data pode ser vista em
http://www.evboard.com/showthread.php?t=6368Away From Me - faixa 10 de Origin. David Hodges toca piano e faz backing vocals nesta música. Quem toca baixo é Will Boyd, em sua segunda aparição numa gravação do Evanescence sem ser membro full time (a primeira foi Solitude).
B
Balsamo, Terry - guitarrista e substituto de Ben Moody. Membro full time do Evanescence desde dezembro de 2003. Antes foi membro do Cold e do Limp Bizkit. Creditado com composições em Year Of The Spider do Cold.
Before The Dawn - pouco se sabe sobre esta música. Foi gravada nas sessões demo de 2001-2002.
Big Dismal- colaborou com Amy Lee em Missing You, faixa 6 do seu disco de estréia Believe.
Big Wig Enterprises - gravadora predominantemente de bandas punk, e do Evanescence antes de assinarem com a Wind Up Records.
Bleed (tb conhecida como I Must Be Dreaming) - gravada durante as sessões demo de 2001-2002.
Boyd Esquire III, William James - baixista do Evanescence. Virou membro full time em junho de 2003. Escreveu parte de October e de So Close. Passou por bandas punk de Little Rock como The Visitors e Lucky Father Brown. Também é campeão em abrir garrafas de cerveja.
Breathe - uma das duas colaborações entre Amy Lee e David Hodges, é na verdade uma canção inspiracional muito conhecida. Gravada em 2000 para o CD The Summit Church\'s Summit Worship, atualmente fora de catálogo.
Breathe No More - canção creditada a Amy Lee. Balada de piano originalmente gravada (mas descartada) para Fallen. Lançada na trilha sonora do filme Elektra (faixa

em 11 de janeiro de 2005.
Bring Me To Life - Amy Lee inspirou-se para compor esta música quando sentada em um restaurante, alguém se aproximou e perguntou "você está feliz com sua vida?" Foi o segundo single da trilha sonora de Demolidor e o primeiro de Fallen. Foi número 1 nos EUA na semana de 13 de junho de 2003, deposta uma semana depois por Miss Independent de Kelly Clarkson. Tem participação de Paul McCoy do 12 Stones na gravação (ao vivo, John LeCompt canta sua parte).
Amy Lee fala sobre BMTL no MTV.com:"Basicamente, passamos pela vida todos os dias, fazendo quase a mesma coisa, os mesmos movimentos, e nada nos abala quase nunca, aí um dia acontece algo que te acorda e te faz perceber que a vida é mais que sentir nada, sentir-se anestesiado (numb). é como se você nunca tivesse sentido nada antes, e percebe que existe todo este universo de sentimento e significado, que você nunca tinha percebido até então. É como sentir \'Uau, estive dormindo este tempo todo\'".
O videoclip foi dirigido por Philip Stolzl e filmado na Romênia em janeiro de 2003. Ele apresenta um pesadelo de Amy Lee onde ela cai de um edifício aparentemente interminável. Paul McCoy tenta salvá-la mas no fim ela escorrega e cai.
Existem quatro versões:
*Fallen
*Bliss Mix no single BMTL (sem os vocais rapcore de Paul McCoy). A canção seria originalmente sem eles, mas a gravadora Wind Up achou melhor colocar vocais masculinos na versão para a trilha sonora de Demolidor. Esta versão deu certo.
*2 demos (uma tem um solo cintilante de Ben Moody).
Lançamento Comercial: 22 de abril de 2003.
Broken - colaboração entre Seether e Amy Lee. Amy Lee co-produziu o arranjo de cordas com Double G. Broken foi composta anos antes de Shaun Morgan conhecer Amy Lee. Quando Seether estava gravando Disclaimer em 2002, a banda queria a colaboração de Amy Lee antes que o mundo conhecesse Evanescence. A gravadora não gostou muito da idéia até dois anos depois, quando a trilha sonora do filme Justiceiro foi compilada.
O videoclip foi filmado numa área abandonada do Deserto de Lancaster na Califórnia, em março de 2004. O diretor foi Nigel Dick, conhecido por seu vídeo "Hero", ganhador do MTV Video Music Award. A área era um laboratório químico que explodiu duas vezes, e não foi retocada para a filmagem. Foi o segundo single da trilha sonora de Justiceiro (o primeiro foi Step Up do Drowning Pool) e o primeiro do remixado Disclaimer II do Seether.
Lançamento Comercial: 20 de julho de 2004
C
Catherine - gravada mas não lançada para o público. Uma das pouquíssimas colaborações entre Amy Lee, Ben Moody e David Hodges. Originalmente planejada para estar em Origin, tocada algumas poucas vezes em Little Rock, esta música nunca viu a luz do dia.
Chapen, Chad - de acordo com Ben Moody em entrevista de 1998, ele co-produziu o que acabou sendo o primeiro EP do Evanescence.
Childish Intentions - meu Deus, esta banda sux!! Com toda honestidade, este foi um dos primeiros nomes que a banda adotou antes de olhar num dicionário. Nunca gravaram nada sob este nome nem sob o outro, Stricken.
The Chronicles of Narnia: The Lion, The Witch & The Wardrobe - a cantora Amy Lee compôs uma música para a trilha sonora para o filme, produzido pela Disney Studios e inspirado num livro de C.S. Lewis, mas ela acabou não sendo aproveitada. Amy postou no EvBoard o seguinte:
"Eu queria que todos soubessem que NÃO HAVERÁ nenhuma música minha em as Crônicas de Narnia. Triste. Eu escrevi uma música para o filme, que eu amo muito, mas foi rejeitada porque era \'muito dark\' e \'muito épica.\' Meus queridos, se eu não posso escrever músicas dark, épicas, eu não vivo. Eu pensei nisso por um tempo, e então finalmente decidi que eu simplesmente não irei comprometer minha arte por nada. É muito triste, todavia, porque eu acho que o filme será incrível. É muito bom- Eu só não quero que vocês assistam e se sintam desapontados porque vocês achavam que nossa música estaria lá." Uma parte da música composta para o filme pode ser ouvida na abertura de "Good Enough".
Cold - antiga banda do atual guitarrista do Evanescence Terry Balsamo. Amy Lee desculpou-se formalmente para a banda e seus fãs no forum do Cold e no EvBoard após comentar sobre a saída de Scotter Ward e o futuro da banda. Cold, Revis, Cauterize, Finger Eleven e Evanescence fizeram juntos a Nintendo Fusion Tour.
Cologne, Live In - um show de onde saíram versões ao vivo presentes nos singles de My Immortal e Everybody\'s Fool. Pode ser facilmente encontrado para download na Web.
Covers - canções originais de outros artistas, presentes no repertório da banda. Uma lista de covers executadas pelo Evanescence:
Blue Oyster Cult-Don\'t Fear the Reaper
Live-The Dolphin\'s Cry
Nirvana-Heart Shaped Box
Metallica-One e Enter Sandman
A Perfect Circle-Orestes
Stone Temple Pilots-Sex Type Thing
The Offspring-Self Esteem
Korn-Thoughtless
Smashing Pumpkins-Zero
Soundgarden-Fourth of July
Garbage-Only Happy When it Rains
Soul Embraced-My Tourniquet (sim, esta também conta)
D
Demise - veja Eternal
DiCosmo, Francisco - tocou baixo em Fallen.
Dolphin\'s Cry, The - cover da canção do Live, do disco The Distance to Here. Tocada num show em Little Rock em 3 de fevereiro de 2001. Existe um videoclip de um minuto e meio onde aparece uma parte da música. Este clip é importante porque é o primeiro registro histórico da banda a mostrar um show com David Hodges.
E
End Has Come, The - faixa escrita por Ben Moody na trilha sonora de Justiceiro. Moody toca guitarra, Lance Garvin (ex- Living Sacrifice) toca bateria e Jason Miller (vocalista do Godhead) e Jason "Gong"Jones ( vocalista do Drowning Pool) cantam.
Equipamento - Evanescence usa vários tipos de instrumentos e afins ao vivo.
Ben usava guitarras Jackson. John LeCompt usa guitarras ESP. Terry usa guitarras Ibanez. John e Ben usam amplificadores Line 6 enquanto Terry usa amplificadores MESA Boogie. Percebe-se pedais Wah em quase todas as músicas de Fallen. (N do T: Rocky Gray usa, em ABH, bateria Tama e pratos Sabian. Amy Lee usa um teclado-controlador com teclas de madeira, muito provavelmente o mesmo Kurzweil SP88 que usou em Live In Cologne, montado dentro da caixa de um piano de cauda Baldwin. a banda revela em seu
website oficial que grava seus discos usando o software
Pro Tools, e usa o mesmo software para reproduzir backing vocals, orquestra e teclados em suas apresentações ao vivo, como fica evidente em Anywhere But Home - mais informações com a moderadora Jux, que assistiu ao concerto)
Eternal - a última faixa de Origin e uma das mais longas que o Evanescence já escreveu. Uma colaboração entre Ben Moody e David Hodges. Na fase de pré-produção, eram duas faixas. A primeira era uma Eternal de cinco minutos e os últimos dois minutos eram conhecidos como Demise. As duas ensanduichavam Listen To The Rain na ordem original de Origin.
Evanescence - 1. desaparição, dissipação, como um vapor. 2. o nome escolhido por Amy e Ben depois de olharem em um dicionário e acharem a definição de "evanescence". 3. nome do EP oficialmente lançado em 1998, contendo versões antigas de Where Will You Go, Imaginary e Understanding, além da primeira música escrita para a banda, Solitude. Foram prensadas cem cópias deste EP, todas vendidas após um show. 4. nome de um álbum pouco conhecido da banda Scorn (muito confundido com trabalhos do Evanescence). Entre os trabalhos da Scorn: Silver Rain Fell, Exodus, Night Tide e Falling.
EvBoard - forum americano oficial do Evanescence e a fonte deste texto.
http://www.evboard.com em julho de 2003, tinha 3500 membros, hoje (26/04/2004) tem mais de 14 mil.
Even In Death - faixa 7 de Origin. Amy Lee diz que ela fala sobre amar alguém tanto a ponto de querer trazer esta pessoa de volta da morte. Primeira das cinco faixas pré-Fallen a tocar no rádio (as outras foram Lies, Understanding, Give Unto Me e uma versão demo de Whisper). Única faixa pré-Fallen que foi tocada ao vivo em rádio.
Everybody\'s Fool - foi inspirada na fascinação de Carrie Lee, irmã caçula de Amy, por estrelas pop como Britney Spears e Christina Aguilera. Carrie, então com oito anos, começou a se vestir no estilo delas e isto enfureceu Amy. É a faixa 3 e o quarto single de Fallen.
O videoclip, dirigido por Philip Stolzl, apresenta a vida de uma superstar glamurosa (interpretada por Amy Lee) muito infeliz com a maneira que a mídia a apresenta. Ela vende produtos Lies (mentiras): perfume, pizza, boneca, refrigerante. No fim do clip ela expressa profundo arrependimento de ter se vendido para Lies. Foi filmado em Los Angeles em abril de 2004.
Existem quatro versães da música:
*Fallen
*Instrumental no single comercial de Everybody\'s Fool
* 2 versões demo.
Lançamento Comercial: 31 de maio de 2004
Exodus - uma das primeiras gravações do Evanescence. Lançado no EP Evanescence de dezembro de 1998. Deve ser notado que Amy Lee tocou piano nesta gravação. David Hodges só se juntou à banda em 2000.
F
Fake - disco não-autorizado de procedência duvidosa, em português brasileiro, "piratão". Exemplos: Not For Your Ears, Le Nouveau Gothique, Ultra Rare Trax vols, 1, 2 & 3, etc. etc.
Fall Into You - Primeira colaboração vocal entre Amy Lee e David Hodges. Gravada em 2000 para Musical Demonstrations Pt. 1 atualmente fora de catálogo.
Fallen - Amy Lee disse "Todos nós caímos, mas ao mesmo tempo não nos quebramos. Isto nos diz que vamos nos levantar de novo. ( We\'ve all fallen, but at the same time we\'re not broken. There is the hint that we are going to get up again )" Esta é uma das razíes por trás do nome Fallen. Ben Moody em entrevista disse que Fallen foi feito para mostrar às pessoas que elas não estão sozinhas quando sentem dor ou solidão. Vendeu mais de 12 milhões de cópias mundialmente, 5 milhões e meio só nos EUA. Debutou em sétimo lugar na parada da Billboard e ainda não caiu abaixo do 39o lugar. Ficou no Top 10 por 43 semanas não-consecutivas. Lançado em 4 de março de 2003. Foi relançado em janeiro de 2004 com a versão Banda de My Immortal. Indicado para o Grammy de Melhor álbum de 2004.
Farther Away (menos conhecida como Further Away) - gravada como demo em 2001-2002, mais tarde colocada como lado B no single de Bring Me To Life. Tocada ao vivo regularmente durante toda a turnê de Fallen, que durou um ano e meio.
Field Of Innocence - Faixa 6 de Origin. O coral feminino é composto de Suvi Petrajajvri,Sara Moore, Catherine Harris e Samantha Strong.
De acordo com o EvBoarder MutantQuasar, o cantochão em latim repetido por toda a canção ?:
Iesu, Rex admirabilis
et triumphator nobilis,
dulcedo ineffabilis,
totus desiderabilis.
(Ó Jesus, Rei admirável, nobre conquistador, de doçura inefável, em quem todas as alegrias são encontradas.)
Fight The Power - Projeto aparentemente armado entre Ben Moody e um rapper não-identificado que apareceria na trilha sonora de Resident Evil 2.
Fitzhugh, Bruce - vocalista do Living Sacrifice que fez os vocais masculinos em Lies do Origin.
Forever Gone, Forever You - John LeCompt escreveu esta música, originalmente chamada de Dó Sustenido (a afinação de guitarra nela usada). Deveria estar em Fallen mas não foi usada. Uma interpretação livre da música revela o vício secreto de John por waffles Eggo.
Forgive Me - faixa 4 do EP Whisper/Sound Asleep.
Fortman, Dave - conhecido por ter produzido Fallen. Também produziu álbuns para 12 Stones, Atomship, Boysetsfire, Superjoint Ritual e Ugly Kid Joe.
Fourth Of July - Originalmente gravada pelo Soundgarden para o clássico do grunge Superunknown, lançado em março de 1991, foi revivida como cover do Evanescence nos shows de inverno em 2003/04.
Freese, Josh - Tocou bateria em Fallen. Membro full time de A Perfect Circle e The Vandals. Baterista de estúdio com currículo invejável, tocou em discos de Clay Aiken, Anastacia, Tracy Bonham, Meredith Brooks, The Calling, Kelly Clarkson, Chris Cornell, Good Charlotte, Indigo Girls, Infectious Grooves, Avril Lavigne, O-Town, The Offspring, Puddle of Mudd, Seether, Suicidal Tendencies, 3 Doors Down, Ween, Rob Zombie e inumeráveis trilhas sonoras.
G
Give Unto Me - creditada como a terceira música escrita na história da banda, foi escrita por Amy Lee. Era originalmente uma instrumental de piano, lançada no EP Whisper/Sound Asleep em 1998. Amy tocou o piano da gravação.
Going Under - faixa 1 de Fallen. Amy Lee escreveu a música baseada em um relacionamento amoroso física e emocionalmente desgastante. Foi a última música a ser composta para Fallen e seria o primeiro single se Bring Me To Life não tivesse entrado na trilha sonora de Demolidor. Tornou-se o segundo single.
O videoclip foi dirigido por Philip Stolzl e filmado em Berlim, Alemanha e Los Angeles em maio de 2003. Mostra a banda tocando numa assunção de show onde eles são a atração principal, Amy nadando e cantando embaixo d\'água, e Ben sendo insistentemente questionado pela mídia (os questionamentos constantes da imprensa sobre a filiação religiosa da banda naquela época inspiraram esta parte do vídeo) Os zumbis foram inspirados em Evil Dead, um dos filmes favoritos de Ben.
Lançamento Comercial: 9 de setembro de 2003
Goodnight - faixa rara escrita e tocada para uma instituição de caridade de Little Rock.
Gray, Rocky - atual baterista do Evanescence. Ex-guitarrista solo do Soul Embraced e do Killsystem. Trabalhou com John LeCompt quando LeCompt era o vocalista do Killsystem. Também trabalhou com John LeCompt quando LeCompt gravou vocais em Seems Like Forever para o disco Immune do Soul Embraced. Escreveu a versão original de (My)Tourniquet para o Soul Embraced e rearranjou a canção para o Evanescence.
H
Haunted - Desenvolvida durante as sessões demo em 2001-2002 e lançada mais tarde como faixa 5 de Fallen. A história de Ben Moody sobre Haunted é um post no EvBoard e foi traduzida pela diNi do MACS:
"Uma pequena garota entre 8 e 9 anos em um vestido branco está andando pelas ruas
da vizinhança balançando uma bola vermelha. Enquanto ela se aproxima de uma casa
obviamente deserta com um aspecto sinistro, sua atenção desvia da bola para a
casa. Sem prestar atenção aos seus movimentos, a bola bate no meio-fio e
ricocheteia na frente da casa. Conforme ela persegue a bola adquire movimentos
não naturais e vai em direção a grande porta frontal. A pequena garota pára por um
momento, olha para a casa que agora parece estar encarando-a, e cuidadosamente
entra na casa a procura de sua pequena bola vermelha. Conforme ela lentamente
entra no átrio, ela observa a bagunça decadente do que um dia foi obviamente uma
bela mansão. Ela fica hipnotizada pelo requintado detalhe de cada centímetro do
corrimão da aparentemente interminável escada em sua frente. De repente seus
pensamentos são interrompidos por uma horripilante confusão. Ela se vira para
correr até a porta da frente, mas encontra apenas uma parede vazia onde a porta
estava; Assustada ela desce correndo para a primeira entrada que vê, tentando
desesperadamente encontrar uma saída, mas a cada virada o mundo atrás dela muda
de vontade para a vontade da casa, assim até encontrar um caminho de volta para
o atrio que ela estava se torna impossível. Aterrorizada, a pequena garotinha se
encolhe em um canto, abaixa sua cabeça em suas mãos e começa a chorar.
10 anos depois....
A pequena garota acorda em pânico, agora uma jovem mulher... suja, assustada.
Ela está agora vestida com calças pretas, botas de trabalho. Sua pele está
pálida e suja. O sol não ilumina sua carne a uma década. Ela acorda para
procurar sua refeição, localizada numa bandeja de prata suja atrás dela, somente
o suficiente pra manter-se viva, assim como todas as manhãs. Colocada lá por uma
figura que ela apenas pode ver de passagem, por um canto, atravessando uma
porta... Uma figura que se tornou seu único amigo e seu único ódio. Toda a sua
existência se tornou nada mais que perseguir e destruir essa sombra que a mantém
ali. Conforme ela o persegue continuamente dia após dia, ela se perde na
dicotomia do seu ser. Essa coisa q a mantém ali, essa pessoa que repetidamente
viola sua mente e a observa dormir, se tornou seu único amigo. Se não fosse essa
pessoa que restou, que ela deixaria de existir. Ela vive apenas para matá-lo.
Mas vive somente GRAÇAS a ele. Todos os dias a casa muda ao seu redor, assim
todos os dias ela acorda em um lugar desconhecido. A única coisa constante... é
ele. Ela escuta o coração dele batendo, ela sente seu cheiro, ela pode apenas
imaginar encontrá-lo, mas ele também é a única coisa que ela sabe do amor. "
Heart Shaped Box - Clássica canção da era grunge gravada originalmente pelo Nirvana em In Utero em 1993, cover do Evanescence ao vivo no começo de 2003 e numa performance acústica disponível no single de Going Under. Esta performance acústica foi gravada na WXDX, rádio alternativa de Pittsburgh, Pennsylvania, que ainda toca esta versão ocasionalmente.
Hello - composta durante as sessões demo de 2001-2002, lançada mais tarde como faixa 9 de Fallen. A canção mais pessoal já escrita por Amy Lee, foi escrita para Bonnie Lee, sua irmã falecida em 1987 com três anos de idade (Amy tinha 6 anos na época) de uma doença não revelada. É a única música de Fallen que nunca foi tocada pela banda ao vivo até hoje. A conhecida cantora brasileira Sandy, irmã do Junior e fa de Evanescence, adicionou-a a seu repertório.
Hodges, David - ex-tecladista e pianista do Evanescence. Entrou em 2000 e saiu em dezembro de 2002, quatro meses antes do lançamento de Fallen. Responsável pela maioria dos arranjos de cordas de Fallen. Colaborou com Amy Lee em Breathe e Fall Into You. Atualmente tocando na banda Trading Yesterday, que lançou o disco The Beauty and The Tragedy em junho de 2004. Hodges atualmente está namorando a ganhadora do programa American Idol, Kelly Clarkson. Há rumores de que Hodges co-escreveu três canções no álbum novo de Clarkson, cujo lançamento está previsto para 30 de novembro de 2004.
the honest thief - Abusador de poder. Apareceu na revista Playboy. Um dos usuários mais feras do EvBoard (N do T: é o nick do Will Boyd)
I
Imaginary - uma música presente em toda a história de gravações do Evanescence. Originalmente lançada no EP Evanescence de 1998, a canção evoluiu por seis versões diferentes.
*A original é a faixa 3 do EP Evanescence.
*a aparição seguinte foi em Origin, faixa 3
*versão acústica pirateada de uma festa da banda em 13 de janeiro de 2003
*faixa 7 de Fallen
*2 versões demo
Amy Lee compôs a música, aparentemente a respeito de seu antigo quarto. Ela é interpretada como o achado de um lugar de escape dos problemas pessoais e do mundo exterior.
Ela foi lançada como single na Espanha e atingiu o 17o lugar nas paradas locais. O videoclip foi tirado do show Live In Cologne (veja Cologne, Live In)
J
Juanita\'s Restaurant - restaurante/clube mexicano que hospedou a "Fallen Party" em 13 de janeiro de 2003. Lá a banda tocou um set acústico que teve Imaginary e terminou com uma cover excelente de Orestes da banda A Perfect Circle.
Jones, Jason - empresariou, desenvolveu e co-produziu o trabalho inicial da banda por dois anos. Co-produziu os dois primeiros EPs, recebeu crédito no primeiro e não no segundo. Dono do estádio e do equipamento onde ambos foram gravados. Sugeriu o nome "Origin". Amigo de longa data de Ben Moody, apresentou Ben a David Hodges. Atualmente é Manager de Produção e Relações Públicas para a Hap Hazard Music.
K
Kidz Bop Kidz, The - lançaram 7 compilações de crianças cantando músicas antigas e modernas. Bring Me To Life foi gravada em KBK4 e mais recentemente My Immortal foi gravada em KBK6.
Killsystem - a banda de John LeCompt e Rocky Gray lançou um álbum homônimo em 2002. Chad Moore (vocalista do Soul Embraced) era baixista e Lance Garvin era o baterista.
KLEC FM - primeira estação de rádio em Little Rock, e nos EUA, a tocar Evanescence. Em maio de 2004, virou uma rádio "flashback".
LLacuna Coil - banda italiana formada em 1996 e liderada por Cristina Scabbia e Andrea Ferro. Comparações com Evanescence são constantes. Seu primeiro EP foi lançado em 1998. Comalies é o álbum mais recente. A nova versão Ozzfest do álbum traz um segundo CD com audioclips de rádio e versões acústicas de músicas do LC. Há rumores de que a srta. Scabbia é membro do EvBoard. Mais informações em
http://www.emptyspiral.netLast Song I\'m Wasting On You, The - música mencionada por Amy numa entrevista. Recusou-se a dizer a quem ela é dedicada, se ela estará no próximo disco, ou se algum dia ela será usada.
LeCompt, John - guitarrista do Evanescence desde 2002. Compôs Forever Gone, Forever You e Taking Over Me. Canta a parte de Paul McCoy em Bring Me To Life em shows. Foi vocalista e guitarrista do Mindrage entre 1998 e 2001. Foi vocalista e guitarrista do Killsystem em 2002. Vocalista convidado em Feels Like Forever do Soul Embraced no começo de 2003. Colaborou com seu irmão Jimmy no projeto Burnt Offerings. Fizeram juntos a canção Free But Hollow. Eleito por EvBoarders como o homem mais sexy da história do Evanescence.
LeCompt, Jimmy - veja John LeCompt.
Lee, Amy Lynn - co-fundadora e cantora do Evanescence. Nasceu em 13 de dezembro de 1981 na Califórnia. mudou-se para West Palm Beach, Flórida, depois para Rockford, Illinois, e finalmente para Little Rock, Arkansas. Responsável por várias das letras contundentes do Evanescence.
Colaborou com vários projetos, p. ex. Underworld com Maynard James Keenan, vocalista do Tool e do A Perfect Circle (arquivado); Broken (trilha sonora de Justiceiro) com Seether (onde co-produziu o arranjo de cordas); Missing You do Big Dismal; e Breathe e Fall Into You com David Hodges.
John Lee, seu pai, é um DJ conhecido por seu programa The River em Little Rock.
Amy provê a imagem da banda e dá a grande maioria das entrevistas. Ben Moody descobriu sua voz num acampamento de verão em 1994 quando, sentada ao piano, ela tocava e cantava I\'d Do Anything For Love do Meat Loaf. Depos disto, o resto é história. Atualmente ela é uma das vozes mais populares e requisitadas do mundo da música. Há rumores de que ela é uma ótima dançarina quando se veste de gorila.
Lies - 1. uma das músicas-marca-registrada do Evanescence. Faixa 9 de Origin. Bruce Fitzhugh do Living Sacrifice fez os vocais masculinos e Stephanie Pierce fez os backing vocals femininos na introdução da versão Origin. Mais tarde regravada com vocais de Amy Lee e David Hodges. 2. a marca dos produtos (pizza, refrigerante, boneca e perfume) no videoclip de Everybody\'s Fool.
Linkin Park - banda multiplatinada com quem Evanescence é frequentemente comparada em termos de sonoridade, especialmente por causa do primeiro single Bring Me To Life.
Listen To The Rain - Gravada para, mas não incluída em Origin. Composta por Amy Lee e cantada por seu coral de high school quando ela era formanda (e presidente do coral).
Little Rock, Arkansas - cidade-berço do Evanescence e local de uma cena hardcore agitada, onde havia bandas como Mindrage e Killsystem e, hoje, bandas como Dean Heathen e Between The Second. (N. do T. também é a cidade-berço do ex-presidente americano Bill Clinton)
Living Sacrifice - Rocky Gray entrou para a banda no verão de 1998 como guitarrista, de acordo com o website da banda. Ela gravou com ele os discos The Hammering Process (lançado em 2000) e Conceived In Fire (lançado em 2002).
Lucky Father Brown - a banda de Will Boyd, antes de ele entrar pro Evanescence.
M
Making of Fallen, The - filmado por Amy Lee e Ben Moody, vídeo não lançado (+50 min) de como David, Ben, Amy e Josh Freese gravaram Fallen em Los Angeles. Eles trabalham em várias músicas como Missing, Imaginary, Farther Away, Going Under, Bring Me To Life e Everybody\'s Fool, com Josh Freese tocando todas as baterias.
Malice In Wonderland Dress, The (o vestido de Malícia no País das Maravilhas) - vestido infamous desenhado pr Amy Lee destacando as palavras "I WILL END YOU", "PSYCHO", "RUDE"e "BITCH". A inspiração veio do primeiro show do Evanescence em Nova York, no Webster Hall em 17 de abril de 2003. Amy usou-o pela primeira vez no segundo show da banda no Webster Hall, em 16 de setembro de 2003. Ben Moody descreve o incidente em entrevista para Digital Noise:
DN: Temos aqui um DJ que sempre se refere a Amy como "gostosa" antes de tocar Evanescence. Você acha difícil ganhar respeito para a banda com este tipo de estereótipo insultante?
BM: Yeah. É difícil porque, sabe, a maioria desses caras pensa com a cabeça de baixo e não com seus cérebros, porque só a parte de baixo pensa.
É que nem K-Rock New York, aquele cuzão que nos apresentou no Webster Hall e basicamente disse que, mais tarde, ia tocar oito punhetas para a foto da Amy. Basicamente, você sabe, massa, espero que você se divirta, reze a Deus pra não me encontrar na rua porque isso não só é um desrespeito a Amy, é um desrespeito para mim e toda a banda também. É difícil, mas ao mesmo tempo essse tipo de gente está abaixo de nós. Um bando de micróbios cuzões. É tudo que eles são. Se tudo que te importa numa banda é a gostosura da vocalista, então arruma uma porra de uma vida. Porque temos muito mais a oferecer do que o rosto da Amy, sabe.
O vestido, de acordo com Amy, representa alguém inocente que foi corrompido.
Matthews, Pete - produtor que descobriu Evanescence durante a gravação das demos de 2001-02 e propagandeou as músicas para várias gravadoras, incluindo a Wind Up, que contratou a banda.
McCoy, Paul - veja 12 Stones.
Memphis, Tennessee - Origin foi gravado no Ardent Studios em Memphis, enquanto as demos de 2001-02 foram gravadas em Los Angeles, Califórnia.
Millenium Choir, The - coral que gravou os backing vocals em várias músicas de Fallen p.ex. Whisper.
Mindrage - banda de John LeCompt de 1999 até 2001. Lançou um álbum e um EP neste período.
Missing - gravada durante as sessões demo de 2001-02 e rearranjada para o lado B do single de Bring Me To Life.
De acordo com o website
http://www.exodusevanescence.com , eis a explicação para as camadas de vozes em Missing:
Durante as estrofes, há um loop da voz de Amy sussurrando "can you stop the fire? please... please..." mais "you can\'t stop the fire" no canal esquerdo do estéreo e "can you stand to fight her" no canal direito de áudio.
Faixa-bônus de Anywhere But Home. Lançada internacionalmente como single para rádio.
Moody Jr, Ben - ex-guitarrista e co-fundador do Evanescence. Responsável por descobrir a voz de Amy Lee. Compôs vários dos maiores sucessos da banda, incluindo My Immortal. Seu pai é um fotógrafo de sucesso em Little Rock. Deixou a banda em outubro de 2003 por causa de diferenças criativas. Atualmente trabalhou ou tem trabalhado em vários projetos diferentes. The End Has Come na trilha sonora de Justiceiro, Nobody\'s Home em Under My Skin da Avril Lavigne, o próximo disco de Kelly Clarkson, o próximo disco de The Blank Theory (supostamente trabalhando com Dave Fortman) e um projeto com David Hodges, suspeito de ser a trilha sonora da próxima Paixão de Cristo apresentando artistas da Wind Up. Sua bebida favorita é Dr.Pepper. Planeja lançar disco solo no verão de 2005.
Morning Madhouse at The Edge Interview, The (a entrevista da casa de loucos matutina em The Edge) - Amy falou candidamente sobre suas recentes (pra época) estórias como celebridade. Nesta entrevista ela cantou o clássico Baby Got Back, de Sir Mix A Lot, a capella.
Morgan, Shaun - vocalista/guitarrista do Seether e ex-namorado de Amy Lee.
My Immortal - um dos maiores sucessos da banda. Presente em toda a história de gravações do Evanescence. Foi a quarta canção escrita em sua história. Ben Moody compôs toda a parte original quando tinha 15 anos de idade, sendo sua segunda composição para a banda (Understanding é a primeira). Em versões mais recentes da canção, Amy Lee tem o crédito de ter composto o pós-refrão e a parte de piano. O arranjo de cordas da versão Fallen foi escrito pelo compositor Graeme Revell. Existem sete versões da canção.
* a original é piano/vocal.
* a versão Origin (faixa 4) é similar à versão Fallen, mas sem cordas e com backing vocal (mais alto) de David Hodges.
* a versão Mystery é similar à versão Banda, o arranjo de cordas foi composto por David Campbell, pai de Beck Hanson (conhecido pelo arranjo de cordas em Breaking The Habit do Linkin Park)
*uma versão acústica aparece no DVD single de Bring Me To Life.
* Duas versões Banda foram gravadas para tocar em rádio, em setembro de 2003. Uma com o arranjo de cordas de Campbell e outra sem cordas nas duas primeiras estrofes. Uma delas é a última gravação de Ben Moody com o Evanescence, antes de sua saída um mês depois.
A letra tem diversas interpretações. Ben escreveu uma historinha antes de escrever esta letra. De acordo com ele, ela fala de um espírito ficando com você após sua morte e te assombrando até você desejar que ele vá embora porque ele não te deixa sozinho. Ben dedicou a música, e todo o Fallen, a seu avô. My Immortal foi Número 2 na parada pop americana, logo atrás de Toxic de Britney Spears, e foi Número 1 na parada Hot Adult Contemporary por três semanas.
O videoclip foi dirigido por David Mouldy e filmado em Barcelona, Espanha. Sua temática é sobre solidão e solitude. A filmagem aconteceu duas semanas antes de Ben deixar a banda.
Lançamento Comercial: 8 de dezembro de 2003.
Esta canção foi indicada para o Grammy 2004 de Melhor Performance Vocal Pop por um Duo ou Grupo.
My Last Breath - originalmente gravada durante as sessões demo de 2001-2002, foi rearranjada e é a faixa 10 de Fallen.
Mystery - nome do EP promocional lançado em janeiro de 2003 antes do lançamento de Fallen em março. Contém a versão de My Immortal prevista para estar em Fallen antes da decisão da Wind Up pelo lançamento como foi feito.
N
Nightwish - banda formada por Tarja Turunen, Tuomas Holopainen e Erno Vuorinen em 1996. Muito comparada e citada em listas de bandas com sonoridade similar à do Evanescence. Seu último lançamento foi Once, no começo de 2004.
A formação atual é composta por Tarja Turunen (vocal), Tuomas Holopainen (teclado) Erno "Emppu" Vuorinen (guitarra), Jukka Nevalainen (bateria/percussão) e Marco Hietala (baixo/vocal).
Não-Evanescence - Para ninguém ter nenhuma dúvida, eis uma listinha de músicas suspeitas de serem do Evanescence que não são.
Restless - Within Temptation
Stars - Lacuna Coil
Silver Rain Fell - Scorn
Night Tide - Scorn
Dreamspace - Scorn
Angels fall first - Nightwish
Automata -Scorn
Days Past - Scorn
Falling - Scorn
Gatekeeper - Within Temptation
Light trap - Scorn
Not gonna get us - t.A.t.U
Slumber - Scorn
Wish you were here - Rednex / Blackmore\'s Night
Within Temptation (referring to Restless by Within Temptation)
Not For Your Ears - Compilação não-oficial e fake de músicas do Evanescence. Coleção das demos de 2001-2002 e a música-que-não-deve-ser-chamada. Conhecida por outros nomes p.ex. Ultra Rare Trax vols 1-2-3.
O
October - Uma das primeiras músicas gravadas pela banda. Amy Lee, Ben Moody e Will Boyd são creditados por compor. Gravada em 1997-98. Não lançada formalmente.
Official Evanescence Board, The - forum não-moderado que a Wind Up fez para o website oficial da banda. Deu pau em maio de 2003 depois que vários idiotas floodaram lá com perguntas insistentes sobre a filiação religiosa da banda.
Only Human, Only God - faixa produzida por David Hodges e Ben Moody para a trilha sonora de Paixão de Cristo. Aparentemente, o projeto nunca verá a luz do dia, mesmo depois do lançamento de duas trilhas sonoras do filme.
Origin - álbum lançado em 4 de novembro de 2000 em Little Rock. Muitos Origins diferentes existem, mas há apenas uma tracklist verdadeira.
1) Origin
2) Whisper
3) Imaginary
4) My Immortal
5) Where Will You Go
6) Field of Innocence
7) Even in Death
8 ) Anywhere
9) Lies
10) Away From Me
11) Eternal
e apenas 2500 cópias foram prensadas. Esgotou-se em 2 de fevereiro de 2003. A primeira faixa do álbum são velhos clips de filmagem. Cópias reais e piratas são encontradas no EBay por 300 dólares ou mais. Amy Lee não considera este um álbum, e sim uma coletânea de demos "maquiada" para ser apresentada a gravadoras grandes.
Orestes - faixa do disco Mer De Noms do A Perfect Circle, gravado em 2000. Rearranjada como cover acústica do Evanescence. Há rumores que a versão impressionou Maynard James Keenan.
P
Performances - Evanescence fez vários shows grandes desde 2003, entre eles: Rock in Rio Lisboa, Rock Am Ring 2003 e 2004, Hard Rock Live, Tonight Show with Jay Leno (duas vezes), The Late Show with David Letterman, Pepsi Smash, the American Music Awards, the Muchmusic Video Music Awards, The Billboard Music Awards(duas vezes) e Live in Cologne.
Pierce, Stephanie- fez os backing vocals femininos em Lies.
Pinch Harmonic - truque de guitarra, som famoso usado em Bring Me To Life por Ben Moody. Aperfeiçoado por um de seus ídolos, Zakk Wylde (N do T: ele toca com Ozzy Osbourne e apareceu no filme Rock Star com Mark Wahlberg)
Princess Corpse Dress, The (o vestido da princesa cadáver) - Amy Lee desenhou o vestido que ela usou na entrega do Grammy, e H. Naoto, conhecido estilista japonês, executou o projeto. A vestimenta preta e pink inclui também twigs dipped in metal (N do T: Ptah Hotep desconhece feminine fashion). A vitória nunca teve um visual tão style
Punisher Soundtrack, The(trilha sonora do filme Justiceiro) - lançada em 23 de março de 2004. Contém 19 faixas incluindo The End Has Come de Ben Moody e a regravação de Broken do Seether com participação da cantora Amy Lee do Evanescence. Vendeu mais de 270 mil cópias.
SSeether - veja Broken
Self Esteem - música do Offspring originalmente gravada pro disco Smash de 1994 e tocada pelo Evanescence em um show de revéillon no clube Nitelife Rocks em Little Rock.
Sex Type Thing - música do Stone Temple Pilots originalmente gravada pro disco Core de 1992 e tocada pelo Evanescence em um show de revéillon no clube Nitelife Rocks em Little Rock.
Snow White - 1. nick de Amy Lee no EvBoard. 2. nick no Fórum IEssence da Marina La Torraca, cantora de heavy metal, sósia da Amy Lee, e eleita a mais gata do Fórum em 2004. 3. Branca de Neve, dos sete anões, do clássico desenho de Walt Disney.
Spears, Britney - Artista multiplatinada e rival musical/ideológica de Amy Lee. Veja Everybody\'s Fool.
So Close (menos conhecida como The Last Day) - esforço conjunto de composição entre Will Boyd, Matt Outlaw e Ben Moody. Faixa 5 do EP Evanescence. Matt Outlaw foi o baterista desta gravação.
Solitude - creditada como a primeira canção da banda a ser composta. Foi escrita por Amy Lee. Lançada no EP Evanescence de 1998. Will Boyd fez backing vocals, tocou baixo e guitarra na gravação. É a primeira de uma série de baladas no piano compostas por Ben e Amy numa competição amigável de composição.
Soul Embraced - Banda onde tocaram John LeCompt e Rocky Gray. Rocky era o guitarrista solo e John cantava uma música.
Sound Asleep - nome do EP tb conhecido como Whisper. Traz duas versões de Understanding e uma, antiga, de Whisper.
Stolzl, Philip - Diretor de videoclips. Dirigiu, entre outros, Bring Me To Life, Going Under, Everybody\'s Fool, American Pie da Madonna e The World Is Not Enough do Garbage.
Stricken - veja Childish Intentions.
Surrender - pouco se sabe sobre esta música, gravada nas sessões demo de 2001-02.
Swart, Josh - manager de produção e roadie do Evanescence.
Syd - moderadora do EvBoard, DJ e diretora musical da rádio KLAL-FM de Little Rock, uma das primeiras incentivadoras da banda, e baixista da banda Dean Heathen, de Little Rock.
T
Taking Over Me - John LeCompt escreveu esta canção, gravada gravada nas sessões demo de 2001-02 e rearranjada para ser a faixa 8 de Fallen.
Thoughtless - música do Korn gravada no disco Untouchables de 2002 e adicionada ao repertório do Evanescence na primavera de 2004.
ToB (The Other Ben) - Chefão absoluto do EvBoard.
Tourniquet - Gravada originalmente como demo e rearranjada como faixa 6 de Fallen. Rocky Gray escreveu a música, originalmente intitulada My Tourniquet, quando era da banda Soul Embraced, que gravou-a no disco For The Incomplete. Amy grita "I long to die (Quero morrer)", uma fala do filme Romeu e Julieta com DiCaprio e Danes.
Trading Yesterday - banda formada por David Hodges após sua saída do Evanescence. Lançou The Beauty and The Tragedy em junho de 2004. Contratada pela Epic Records no meio de 2004. Deve lançar disco em 2005, produzido por Dave Fortman (produtor de Fallen). Entre outros membros, o baterista Mark Colbert e o baixista Steve McMorran. Colbert, segundo Hodges, foi cogitado para integrar o Evanescence.
Tributos - em junho de 2004, eram quatro : "The String Quartet Tribute to Evanescence", "Tribute to Evanescence", "Gothic Acoustic Tribute to Evanescence"(os 2 últimos pela banda Static Heaven) e "G-Clef Tribute to Evanescence", do saxofonista de jazz Joey "G-Clef" Casavano.
U
Unauthorized (não-autorizado)- memorabília sem o carimbo de aprovação da Wind Up, p. ex. Maximum Evanescence e After Midnight.
Understanding - primeiríssima composição de Ben Moody, segunda da banda. Os samples da música vêm dos filmes My World Dies Screaming, tb conhecido como Terror in the Haunted House (1958) e When a Man Loves A Woman (1994). Ben Moody várias vezes se referiu a ela como "hino gótico gosmento de 7 minutos".
Underworld - Amy Lee é creditada pela trilha sonora do filme (seu nome aparece nos créditos) mas sua voz não aparece na trilha. De acordo com uma reprtagem da KNAC, Amy trabalhou em 4 músicas. "Now I Know", "Down in the Lab", "Death Dealer\'s Descent" e talvez "Falling Through the Sky". Todas elas entraram no disco sem a voz de Amy.
Used, The - banda emocore de Utah. Primeiro disco homônimo lançado em junho de 2002. Vocalista Bert McCracken falou demais depois que o Evanescence não tocou num evento grande de Los Angeles por indisposição de Ben Moody e deu lugar a The Used no show.
Quote:
Originally Posted by an MTV article
"Evan-offense, what is the band called? Sucka-essence," McCracken joked. "Anyways, that shitty band that was supposed to [perform] canceled, so we got their spot and it went beautifully." V
Van Helsing - filme inspirador de uma atmosfera mais dark do Evanescence em seu próximo CD. Leia mais
aqui.Visitors, The - a outra banda pré-Evanescence de Will Boyd.
W
Where Will You Go - Originalmente gravada para o EP Evanescence e rearranjada para ser faixa 5 de Origin. David Hodges faz backing vocals nesta versão.
Williams, Nick - de acordo com o DVD unauthorized After Midnight, Nick Williams foi um dos primeiros bateristas da banda em sua fase inicial.
Wind-Up Records - gravadora do Evanescence. Contratou a banda em 2002 depois de ouvir Origin e outras demos. Gravadora de outras bandas como Seether, 12 Stones e Creed.
Within Temptation - formada em 1996 por Robert Westerholt e Sharon den Adel. Muito comentada como similar ao Evanescence. Último lançamento: Mother Earth em 2002.
Formação: Robert Westerholt (guitar), Sharon den Adel (singer), Jeroen van Veen (bass guitar), Martijn Spierenburg (keyboards), Stephen van Haestregt (drums) and Ruud Jolie (guitar).
Whisper - Gravada originalmente no EP Whisper de 1998. Existem 5 versões:
*Whisper/Sound Asleep EP-Track #1
*Origin-Track #2
*Fallen-Track #11
*2 demo versions.
Uma versão demo contém samples da trilha sonora do Romeu e Julieta DiCaprio/Danes, "O Verona" and "Juliet\'s Requiem"
"Servatis a periculum, servatis a maleficum" - salve-nos do perigo, salve-nos do mal.
Várias fontes classificam a frase como incorreta gramaticalmente, mas Amy Lee mantém que ela é uma mestre-cuca de categoria.
Z
Zero - 1. música do Smashing Pumpkins gravada em 1995 para o CD Mellon Collie and the Infinite Sadness e tocada regularmente pelo Evanescence desde que a banda começou a fazer turnês, começo de 2003. 2. nome do gato de estimação de Amy Lee. Qual o problema? Evanescence não pode ter mascote?
Tópico Original (Inglês).