O site Ultimate-Guitar.com recentemente conduziu uma entrevista com o guitarrista do AEROSMITH, Joe Perry. Um trecho segue abaixo:
Ultimate-guitar: O Aerosmith tem sido uma das poucas bandas que emergiram nos anos 70 e não somente prossegue na ativa como está no topo de sua carreira. Qual é a sensação depois desses anos todos?
Joe Perry: "No momento, eu me sinto um filho da puta cansado [risadas], acabei de ficar três meses na estrada nos EUA e no Canadá. Eu sei que a razão disto é que tivemos que cancelar muitos shows durante a primavera por causa do problema de garganta de Steven [Tyler], daí tivemos que fazer isso para acabar com a turnê antes do outono. Agora que acabamos de fazer a turnê, podemos no ano que vem nos concentrar para fazer um novo álbum e possivelmente uma turnê mundial. O que estamos querendo é tocar em lugares em que faz tempos que não tocamos e em lugares em que jamais tocamos. Faz oito anos que não tocamos na Europa e não sei quantos anos que não vamos à Austrália, são essas as coisas que eu quero fazer e sei que o resto da banda sente o mesmo que eu, nós queremos tocar no resto do mundo! Nós tocamos muito nos EUA por razões diferentes, mas está na hora de tocar em outras partes do mundo. Nós somos uma banda internacional e já tocamos lá fora, mas está na hora de tocar onde nós não tocamos por muito tempo".
Ultimate-guitar: Seu último álbum, “Hookin’ On Bobo” foi o primeiro em muito tempo em que vocês todos se juntaram no estúdio e gravaram um álbum desse jeito. Como o aspecto da gravação mudou para vocês no passar dos anos?
Joe Perry: "O jeito que as pessoas gravam discos ou podem gravar disco hoje nos computadores, mudou muito a forma de gravar CDs. Antes você tocava como uma banda, fazia um bom ‘take’ e era isso. Quando gravamos nossos dois primeiros discos, eu acho que era em uma fita de 16 faixas, e mesmo podendo fazer um ‘overdub’, nós precisávamos confiar na boa performance da banda. Com o passar do tempo é só você colocar as músicas pedaço por pedaço, A banda nem precisa estar junta no mesmo estúdio para fazer um álbum, e então aumentaram as possibilidades, e fazer o "Hookin’ On Bobo” nos uniu para fazermos o que nós fazemos de melhor, que é tocar juntos como uma banda. No próximo álbum nós possivelmente incorporaremos o melhor dos dois mundos".
Ultimate-guitar: A banda variou muito entre diferentes estilos de música. Como você acha que seu som evoluiu dos primeiros dias até agora?
Joe Perry: "Novamente digo, há muitas escolhas diferentes hoje em dia. Era de costume ficar desesperado tentando conseguir um tipo de distorção e certo tipo de som. Agora você tem muitas opções, foram re-lançados amplificadores e guitarras, não precisamos mais comprar uma guitarra dos anos 50 para fazer certo tipo de som. Você consegue um som decente só colocando o plug no computador. Não é o que eu costumo fazer, mas funciona. Quando eu escrevo as letras, componho as faixas básicas e mesmo quando toco ao vivo, eu tendo a escolher um som mais claro".
Ultimate-guitar: Falando sobre sons de guitarra... existe algum álbum ou álbuns do Aerosmith que você fica mais feliz em ouvir ou onde você sente que tenha tocado melhor?
Joe Perry: "Voltando ao tempo em que fiz meus primeiros discos, eu sei que eu estava tentando imaginar o que era um álbum de estúdio. Quando era criança, eu imaginava que quando eu entrasse em um estúdio seria fácil conseguir certo tipo de som. Mas chegando lá, vemos que o que há é basicamente um microfone captando a música que você está fazendo. Eu não mudaria em nada essas músicas, porque este tipo de ingenuidade dá o sentimento que elas devem ter. De certa forma eu gostaria de tocar que nem antes, mas é algo difícil. Então eu acho que na minha própria ignorância eu acabei fazendo esses sons de guitarra que são considerados clássicos agora. Agora eu acho que consigo exatamente escolher qual som é apropriado para certa música. E isso é sempre uma arte. Mais uma vez é o que seus ouvidos ouvem quando você entra no estúdio, tenta e consegue gravar, é um grande experimento".
* Fonte *