Gente, eu procurei, procurei e não encontrei nenhum tópico sobre Ayreon! Como pode?! ;P
[align=center]

[/align]
Bom... eu também estou descobrindo a banda por agora..mas eu me apaixonei.. principalmente... por um album deles.. "The Human Equation". É um cd duplo que relata em 20 músicas uma história que foge de tudo que a gente espera no mundo do rock.. adeus cavaleiros medievais, deuses nordicos, vampiros, etc. Eles mergulharam na essência humana.. na realidade... eu achei esse artigo bem interessante:
"ÓPERA ROCK! Quem ouve falar desta “variação” musical não tem como não lembrar de Jon Anderson e The Who, com seus respectivos, antológicos e maravilhosos álbuns, Olias of SunHillow e Tommy, dois ícones da rock ophera. Desde então, as rock opheras vêm se tornando algo chato e monótono, tipicamente de metal melódico, com histórias medievais, futuristas e alienígenas.
Porém, o multi-instrumentista Arjen Lucassen, e ex-guitarrista da banda Vengeance, resolveu “inovar” na concepção das óperas rock. Chega de planetas distantes, naves espaciais, castelos, bárbaros, druidas e cavaleiros!!! É isso que promete Lucasen com seu projeto solo Ayreon, lançando The Human Equation, a sexta ópera rock do Ayreon (um dos vários projetos solos de Lucassen), que chega ao Brasil através da Hellion Records.
Arjen deve ter cansado de imaginar mundos e batalhas medievais, espaciais, extraterrestres e futuristas, como acontecia com os cinco álbuns anteriores do Ayreon.
Em The Human Equation, Lucassen traz um disco conceitual, contando a história de um homem que sofre um acidente de carro, sendo levado em coma para o hospital. No hospital, o médico não entende porque o homem não consegue sair do coma, pois não há nada de errado com ele. E, enquanto isso, a história se desenrola paralelamente em dois universos distintos. Na sala do hospital, onde sua esposa e seu melhor amigo aguardam melhoras em seu quadro clínico; e na mente do homem acidentado, quando ele enfrenta as emoções e sentimentos de sua vida: Razão, Amor, Medo, Orgulho, Paixão, Agonia e Raiva, cada uma delas representada por um cantor, dentre eles, Eric Clayton, Heather Findlay, Devon Graves e Devin Townsend. A esposa é representada por Marcela Bovio, enquanto que o protagonista é ninguém menos que James LaBrie, e seu melhor amigo é o próprio Lucassen.
O protagonista é levado pelos Sentimentos a momentos marcantes de sua vida: sua infância difícil; os constantes desentendimentos com seu pai, que o vê como um derrotado; suas aspirações artísticas contra as ambições do mundo dos negócios de seu pai; sua vida escolar; a descoberta do amor... No decorrer das faixas, descobrimos que a morte de sua mãe é o grande trauma do protagonista, e a vida do protagonista e os motivos do acidente vão sendo esclarecidos até o momento final do disco...
Aliás, The Human Equation é um disco duplo com mais de 100 minutos de música rock, eletrônica, progressiva, sinfônica, clássica, folk, psicodélica e metal da melhor qualidade. Com um excepcional projeto gráfico, o fã tem duas possibilidades de levar o álbum, comprando apenas o CD duplo, ou comprando o Box The Human Equation, contendo o disco duplo e um DVD Bonus, que contém conteúdos interessantes sobre a concepção do disco; do projeto Ayreon; o processo de gravação do álbum; além de um teaser e um clipe da canção “Day 11: Love”.
Se os antigos fãs das óperas rock estavam cansados de tanta falta de criatividade dos músicos para criar histórias realmente interessantes e envolventes, The Human Equation veio para ficar, pois tem boa história, ótima música e excepcional projeto gráfico. Como diria o próprio Lucassen, na faixa “Inside The Human Equation”, no DVD, “eles [os críticos] devem estar acreditando que eu cresci, estou mais responsável, pois dei um tempo para as histórias medievais, extraterrestres e futuristas...” Mal sabem o que a última faixa de The Human Equation reserva para eles... uma voz sintetizada avisa: “The Human Equation program aborted! Have a nice day!”... Sacana, mas nota 10!"
Bom... Eu vou procurar mais sobre a banda pra colocar aqui.. por agora eu só indico esse álbum que é de dar calafrios na espinha ^^